CFD e Gestar II : compreensões sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática a partir de um estudo comparado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candray Menjívar, Jeser Caleb
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/57494
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouski
id UFPR_5feda757ae66d35f55b1e20a129c49d3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/57494
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaRolkouski, Emerson, 1975-Candray Menjívar, Jeser Caleb2024-09-27T19:47:29Z2024-09-27T19:47:29Z2018https://hdl.handle.net/1884/57494Orientador: Prof. Dr. Emerson RolkouskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 16/02/2018Inclui referências: p. 157-160Resumo: Matemática e formação continuada de professores em larga escala embasam os programas: Curso de Formación Docente CFD de El Salvador e Programa da Gestão da Aprendizagem Escolar GESTAR II do Brasil. Para tal objetivo fiz uma pesquisa de cunho qualitativo considerando os documentos dos programas e as entrevistas com um dos seus atores em cada país. As metodologias que me inspiraram neste estudo foram a Educação Comparada e a História Oral. Acredito que a escolha dessas opções metodológicas podem oferecer olhar desde outra perspectiva as ações governamentais na formulação das políticas públicas de formação continuada de professores em matemática. Fiz em primeiro lugar uma discussão, em linhas gerais, das metodologias nas quais me inspirei, ou seja, a Educação Comparada e a História Oral e como elas se entrelaçam para a criação do meu próprio caminho. Depois dessa discussão metodológica, apresento os dados do contexto histórico, econômico, social, político e educativo dos países onde estão inseridos os programas de formação em foco, a dizer, o Brasil e El Salvador. Na sequência descrevo os dois programas de formação continuada tanto nas suas linhas gerais e mais especificamente do curso de matemática que é a parte prioritária desse estudo. A seguir, decidi apresentar as duas entrevistas feitas com os principais atores dos cursos, estas trazem aportes importantes para a compreensão dos programas; tais entrevistas foram abordadas por meio da História Oral. Depois desse diálogo com os atores dos GESTAR II e o CFD apresento os referencias teóricos que sustentam as discussões sobre cursos que ajudaram a responder a pergunta de pesquisa e outras torno à temática de estudo. Espero como este estudo fazer um aporte para quem se interessa na compreensão, na análises qualitativa e no desenvolvimento das políticas públicas de formação continuada de professores em geral e em matemática. Palavras-chave: Educação Matemática, Políticas públicas de Formação Continuada de docentes, História Oral, Educação Comparada.Resumen: Este trabajo tiene como objetivo conocer las comprensiones de Educación Matemática y de políticas públicas de formación continua de profesores a larga escala que se encuentran en los programas Curso de Formación Docente CFD de El Salvador y el Programa da Gestão da Aprendizagem Escolar GESTAR II de Brasil. Para alcanzar este objetivo hice una investigación cualitativa considerando los documentos de los programas y las entrevistas con sus autores en cada país. Las metodologías que inspiraron el presente estudio fueron la Educación Comparada y la Historia Oral. Creo que el uso de estas opciones metodológicas pueden ofrecer observar desde otra perspectiva las acciones gubernamentales en la formulación de políticas públicas de formación continuada de profesores en general y en matemática en específico. Realizo en primer lugar una descripción, en líneas generales, de las metodologías en las cuales me inspiré, o sea, la Educación Comparada y la Historia Oral e como estas se entrelazan para la creación de mi propio camino. Luego de esa discusión metodológica, presento los datos del contexto histórico, social, económico, político y educativo de los países donde se desarrollan los programas de formación en estudio. Después, realizo una descripción en general de los dos programas de formación para luego hacer un abordaje más profundo con respecto a los cursos de matemática que son el principal interés en esta investigación. A continuación presento las dos entrevistas realizadas con los principales autores de los cursos, estas traen aportes importantes para la comprensión de los programas; tales entrevistas fueron abordadas por medio de la Historia Oral. Después presento los referenciales teóricos que sustentan las discusiones con el fin de responder la pregunta de investigación y otras en torno a la temática de estudio. Espero con este trabajo hacer un aporte para quien se interesa en el desarrollo y el análisis cualitativo de las políticas públicas de formación continuada de profesores en general y de matemática.1 recurso online : PDF.application/pdfMatemática - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoEducação comparadaHistoria oralMatemáticaCFD e Gestar II : compreensões sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática a partir de um estudo comparadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JESER CALEB CANDRAY MENJIVAR.pdfapplication/pdf4219437https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57494/1/R%20-%20D%20-%20JESER%20CALEB%20CANDRAY%20MENJIVAR.pdfa1cb4d8929c35b12d926292417a9d176MD51open access1884/574942024-09-27 16:47:30.016open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/57494Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-09-27T19:47:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv CFD e Gestar II : compreensões sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática a partir de um estudo comparado
title CFD e Gestar II : compreensões sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática a partir de um estudo comparado
spellingShingle CFD e Gestar II : compreensões sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática a partir de um estudo comparado
Candray Menjívar, Jeser Caleb
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Educação comparada
Historia oral
Matemática
title_short CFD e Gestar II : compreensões sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática a partir de um estudo comparado
title_full CFD e Gestar II : compreensões sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática a partir de um estudo comparado
title_fullStr CFD e Gestar II : compreensões sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática a partir de um estudo comparado
title_full_unstemmed CFD e Gestar II : compreensões sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática a partir de um estudo comparado
title_sort CFD e Gestar II : compreensões sobre a formação continuada de professores que ensinam matemática a partir de um estudo comparado
author Candray Menjívar, Jeser Caleb
author_facet Candray Menjívar, Jeser Caleb
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rolkouski, Emerson, 1975-
dc.contributor.author.fl_str_mv Candray Menjívar, Jeser Caleb
contributor_str_mv Rolkouski, Emerson, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Educação comparada
Historia oral
Matemática
topic Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Educação comparada
Historia oral
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouski
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-27T19:47:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-09-27T19:47:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/57494
url https://hdl.handle.net/1884/57494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/57494/1/R%20-%20D%20-%20JESER%20CALEB%20CANDRAY%20MENJIVAR.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a1cb4d8929c35b12d926292417a9d176
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898661588893696