Dupla Descontinuidade Contínua na Formação Inicial de Professores de Matemática: compreensões dos Professores de Matemática em Serviço nas Escolas da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Márcio Urel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Macedo, Ediel Pereira, Silva, Luciano Duarte, Gonçalves, William Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12532
Resumo: Neste trabalho objetivamos compreender a maneira como a Formação Matemática (Matemática Acadêmica x Matemática Escolar) foi abordada no curso de licenciatura em Matemática da UNEMAT de Barra do Bugres/MT, na perspectiva de professores de Matemática em serviço atuantes nas escolas da Educação Básica. Realizamos uma pesquisa qualitativa, visando delinear interpretações em relação aos conhecimentos matemáticos que efetivamente foram fundamentais para a atuação profissional na Educação Básica dos 46 professores de Matemática em serviço nas escolas da Educação Básica, egressos do referido curso de Licenciatura em Matemática. Para analisar os dados, utilizamos alguns procedimentos da Análise de Conteúdo na perspectiva elucidada por Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de Categorias de Análise que representam a síntese das significações. Concluímos afirmando que a “Dupla Descontinuidade”, na perspectiva apresentada por Félix Klein em 1909 perdura até o presente momento no referido curso de formação inicial de professores de Matemática, ou seja, temos uma “Dupla Descontinuidade Contínua”, pois constatamos que ainda existe uma priorização dos conteúdos da Matemática Acadêmica de uma maneira desarticulada dos conteúdos da Matemática Escolar na formação inicial dos futuros professores de Matemática.
id UFGD-9_a2a8f065383b1ad6fc9b9d077e4f28c9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12532
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Dupla Descontinuidade Contínua na Formação Inicial de Professores de Matemática: compreensões dos Professores de Matemática em Serviço nas Escolas da Educação BásicaLicenciatura em Matemática. Dupla Descontinuidade. Professores de Matemática em Serviço.Formação de Professores de MatemáticaNeste trabalho objetivamos compreender a maneira como a Formação Matemática (Matemática Acadêmica x Matemática Escolar) foi abordada no curso de licenciatura em Matemática da UNEMAT de Barra do Bugres/MT, na perspectiva de professores de Matemática em serviço atuantes nas escolas da Educação Básica. Realizamos uma pesquisa qualitativa, visando delinear interpretações em relação aos conhecimentos matemáticos que efetivamente foram fundamentais para a atuação profissional na Educação Básica dos 46 professores de Matemática em serviço nas escolas da Educação Básica, egressos do referido curso de Licenciatura em Matemática. Para analisar os dados, utilizamos alguns procedimentos da Análise de Conteúdo na perspectiva elucidada por Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de Categorias de Análise que representam a síntese das significações. Concluímos afirmando que a “Dupla Descontinuidade”, na perspectiva apresentada por Félix Klein em 1909 perdura até o presente momento no referido curso de formação inicial de professores de Matemática, ou seja, temos uma “Dupla Descontinuidade Contínua”, pois constatamos que ainda existe uma priorização dos conteúdos da Matemática Acadêmica de uma maneira desarticulada dos conteúdos da Matemática Escolar na formação inicial dos futuros professores de Matemática.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1253210.30612/tangram.v5i3.12532TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2022); 189 - 2242595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12532/8943Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Márcio UrelMacedo, Ediel PereiraSilva, Luciano DuarteGonçalves, William Vieira2023-03-20T12:16:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12532Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2023-03-20T12:16:20Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Dupla Descontinuidade Contínua na Formação Inicial de Professores de Matemática: compreensões dos Professores de Matemática em Serviço nas Escolas da Educação Básica
title Dupla Descontinuidade Contínua na Formação Inicial de Professores de Matemática: compreensões dos Professores de Matemática em Serviço nas Escolas da Educação Básica
spellingShingle Dupla Descontinuidade Contínua na Formação Inicial de Professores de Matemática: compreensões dos Professores de Matemática em Serviço nas Escolas da Educação Básica
Rodrigues, Márcio Urel
Licenciatura em Matemática. Dupla Descontinuidade. Professores de Matemática em Serviço.
Formação de Professores de Matemática
title_short Dupla Descontinuidade Contínua na Formação Inicial de Professores de Matemática: compreensões dos Professores de Matemática em Serviço nas Escolas da Educação Básica
title_full Dupla Descontinuidade Contínua na Formação Inicial de Professores de Matemática: compreensões dos Professores de Matemática em Serviço nas Escolas da Educação Básica
title_fullStr Dupla Descontinuidade Contínua na Formação Inicial de Professores de Matemática: compreensões dos Professores de Matemática em Serviço nas Escolas da Educação Básica
title_full_unstemmed Dupla Descontinuidade Contínua na Formação Inicial de Professores de Matemática: compreensões dos Professores de Matemática em Serviço nas Escolas da Educação Básica
title_sort Dupla Descontinuidade Contínua na Formação Inicial de Professores de Matemática: compreensões dos Professores de Matemática em Serviço nas Escolas da Educação Básica
author Rodrigues, Márcio Urel
author_facet Rodrigues, Márcio Urel
Macedo, Ediel Pereira
Silva, Luciano Duarte
Gonçalves, William Vieira
author_role author
author2 Macedo, Ediel Pereira
Silva, Luciano Duarte
Gonçalves, William Vieira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Márcio Urel
Macedo, Ediel Pereira
Silva, Luciano Duarte
Gonçalves, William Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em Matemática. Dupla Descontinuidade. Professores de Matemática em Serviço.
Formação de Professores de Matemática
topic Licenciatura em Matemática. Dupla Descontinuidade. Professores de Matemática em Serviço.
Formação de Professores de Matemática
description Neste trabalho objetivamos compreender a maneira como a Formação Matemática (Matemática Acadêmica x Matemática Escolar) foi abordada no curso de licenciatura em Matemática da UNEMAT de Barra do Bugres/MT, na perspectiva de professores de Matemática em serviço atuantes nas escolas da Educação Básica. Realizamos uma pesquisa qualitativa, visando delinear interpretações em relação aos conhecimentos matemáticos que efetivamente foram fundamentais para a atuação profissional na Educação Básica dos 46 professores de Matemática em serviço nas escolas da Educação Básica, egressos do referido curso de Licenciatura em Matemática. Para analisar os dados, utilizamos alguns procedimentos da Análise de Conteúdo na perspectiva elucidada por Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de Categorias de Análise que representam a síntese das significações. Concluímos afirmando que a “Dupla Descontinuidade”, na perspectiva apresentada por Félix Klein em 1909 perdura até o presente momento no referido curso de formação inicial de professores de Matemática, ou seja, temos uma “Dupla Descontinuidade Contínua”, pois constatamos que ainda existe uma priorização dos conteúdos da Matemática Acadêmica de uma maneira desarticulada dos conteúdos da Matemática Escolar na formação inicial dos futuros professores de Matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12532
10.30612/tangram.v5i3.12532
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12532
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v5i3.12532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12532/8943
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2022); 189 - 224
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479935709184