Roça Velha : realidade circunstancial e sua resposta metodológico-lingüística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arns, Flávio José
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/23787
Resumo: Orientador: Eurico Back
id UFPR_6030ddfcf0a746694728fc638591ccf2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/23787
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Arns, Flávio JoséUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasBack, Eurico, 1923-2020-05-22T17:04:26Z2020-05-22T17:04:26Z1996https://hdl.handle.net/1884/23787Orientador: Eurico BackDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em LetrasInclui bibliografiaResumo: Pretende-se formular uma resposta metodológico-lingüística, autêntica e válida, à realidade escolar, tipicamente rural. O enfoque da pesquisa se desenrola, basicamente, na área de Comunicação e Expressão, dentro do contexto escolar e comunitário. A comunidade rural escolhida é a de Roça Velha, zona agrícola situada no Município de São José dos Pinhais, Paraná. Os levantamentos sócio-econômico-culturais e religiosos atingem as realidades em si, as aspirações, a mentalidade, quando possível, de três gerações. Constata-se uma quase total estagnação sócio-econômico-cultural. A escola não desencadeia estímulos: currículos, programas, livros (quando existem), não desencadeiam interesses, porque inteiramente estranhos à realidade, importados dos grandes centros urbanos, fatores de rejeição rural. Inúmeras entrevistas orais (gravadas) e escritas, permanência e convívio com a população, trabalho em equipe, documentação oficial sobre currículos, programas, livros, material escolar; vida funcional e aspecto curricular do professor; ambiente escolar; entrevista com autoridades educacionais; meio familiar e comunitário; tais elementos figuram entre os suportes do processo educativo em análise. A frustração básica reside na falta de acoplamento entre a realidade da circunstância rural e os pretendidos propósitos educacionais. Nenhuma absorção, nem assimilação, nem incorporação, nem integração, uma quase rejeição se estabelece. Inexiste, a rigor, qualquer indício válido de capacidade de comunicação e expressão. A escola, desaparelhada, acolhe apenas o aluno, sem poder educá-lo; não é nenhum sujeito nem agente criador, em-meio à circunstância agreste e inócua. Conclui-se por propor total remanejamento curricular, programático, adaptação bibliográfica, iniciativa de compor livros para a clientela rural, rumo a conquistas lentas, gradativas, de dentro para fora, de novas áreas culturais. Rearticulação da política educacional rural e um esforço conjunto governamental e comunitário são imperativos; contrariamente, ao lado da pulverização de gastos inúteis, criará corpo a marginalização do homem campesino, vexado e desalentado pela ignorância reconhecida, num mundo alardeado como progressista. O ensino nasce da vida, é vida, servindo-a dignificando o Homem.Abstract: The intention is to devise a methodologico-linguistié solution, authentic and valid, to the reality existing in rural schools. The focus of the study concerns itself basically with the area of communication and expression within the school and community context. The rural community selected is that of Roça Velha, an agricultural zone situated in the municipality of Sao Jose dos Pinhais, Parana. The social, economic, cultural and religious data touch upon the aspirations and mantality, where possible, of three generations. An almost total social, economic and cultural stagnation is evident. The school offers nothing by way of stimuli: curricula,programmes, books (when they exist) do nothing to provoke interest, being utterly contrary to reality, imported from the large urban centres, factors of rural rejection. Numerous interviews, both oral (taped) and written, staying and mixing with the population, teamwork, official documentation on curricula, programmes, books, scEool materials; the functional role and educational level of the teacher; school environment; - interviews with education authorities; family and community environment; these are some of the elements bearing on the educative process considered in the analysis. The basic frustration lies in the lack of any real links between the reality of the rural situation and the avowed educational aims. Not absorption, nor assimilation, nor incorporation, nor integration, but almost a rejection manifests itself. Strictly speaking, there does not exist any valid indication of a capacity for communication and expression. The school, lacking equipment, simply accepts the pupil without being able to educate him: he is neither a person nor a creative agent, in a crude and ineffective situation. The only conclusion is to propose complete curricular restructuring, bibliographic adaptation, and the introduction of books written specifically for rural consumption, leading to the slow, gradual conquest, working outwards from within, of new cultural areas. The reorientation of rural educational policy and a joint governmental and community effort are imperative. Otherwise, in addition to a great deal of useless expenditure we shall see the marginalisation of the peasant, vexed and discouraged by recognizable ignorance, in a so-called progressive world. Teaching is born of life; it is life, serving it and dignifying mankind.169 p.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - LetrasRoça Velha : realidade circunstancial e sua resposta metodológico-lingüísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ARNS, FLAVIO JOSE.pdfapplication/pdf4549197https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23787/1/D%20-%20ARNS%2c%20FLAVIO%20JOSE.pdf082aa1ad994cf86edfac4e06c07a5367MD51open accessTEXTD - ARNS, FLAVIO JOSE.pdf.txtExtracted Texttext/plain202254https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23787/2/D%20-%20ARNS%2c%20FLAVIO%20JOSE.pdf.txtcff4d7af50a73a4325823466ca8263a9MD52open accessTHUMBNAILD - ARNS, FLAVIO JOSE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1285https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23787/3/D%20-%20ARNS%2c%20FLAVIO%20JOSE.pdf.jpg66f88b4114613c442ff58b787bccd5c8MD53open access1884/237872020-05-22 14:04:26.34open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/23787Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-22T17:04:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Roça Velha : realidade circunstancial e sua resposta metodológico-lingüística
title Roça Velha : realidade circunstancial e sua resposta metodológico-lingüística
spellingShingle Roça Velha : realidade circunstancial e sua resposta metodológico-lingüística
Arns, Flávio José
Dissertações - Letras
title_short Roça Velha : realidade circunstancial e sua resposta metodológico-lingüística
title_full Roça Velha : realidade circunstancial e sua resposta metodológico-lingüística
title_fullStr Roça Velha : realidade circunstancial e sua resposta metodológico-lingüística
title_full_unstemmed Roça Velha : realidade circunstancial e sua resposta metodológico-lingüística
title_sort Roça Velha : realidade circunstancial e sua resposta metodológico-lingüística
author Arns, Flávio José
author_facet Arns, Flávio José
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Arns, Flávio José
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Back, Eurico, 1923-
contributor_str_mv Back, Eurico, 1923-
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Letras
topic Dissertações - Letras
description Orientador: Eurico Back
publishDate 1996
dc.date.issued.fl_str_mv 1996
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-22T17:04:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-22T17:04:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/23787
url https://hdl.handle.net/1884/23787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 169 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23787/1/D%20-%20ARNS%2c%20FLAVIO%20JOSE.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23787/2/D%20-%20ARNS%2c%20FLAVIO%20JOSE.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/23787/3/D%20-%20ARNS%2c%20FLAVIO%20JOSE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 082aa1ad994cf86edfac4e06c07a5367
cff4d7af50a73a4325823466ca8263a9
66f88b4114613c442ff58b787bccd5c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898713006866432