Cuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/25420 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Elena Godoi |
id |
UFPR_e1b1fc570289e5b058c5239299850f6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25420 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Gabardo, MaristellaGodoi, Elena, 1947-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-02-10T17:17:14Z2020-02-10T17:17:14Z2011https://hdl.handle.net/1884/25420Orientadora: Profª Drª Elena GodoiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 01/02/2011Inclui referênciasÁrea de concentração : Estudos linguísticosResumo: O presente estudo tem por objetivo analisar o uso das estratégias linguísticas de polidez nos anúncios publicitários de cosméticos das revistas femininas Cláudia e Ohlalá!. Essa pesquisa se baseará nos conceitos fornecidos pelas teorias pragmáticas dos atos de fala (AUSTIN,1962; SEARLE, 1969,1975 e HAVERKATE,1994) e no marco teórico desenvolvido por Brown e Levinson (1987) sobre a teoria da polidez. Por se tratar de um objeto de estudo relativamente inexplorado pragmaticamente, iniciamos explorando as particularidades do mesmo e a complexidade de sua natureza. São dois os objetivos que norteiam esse estudo: o primeiro é observar como se dá o uso das estratégias de polidez linguística nos slogans e nos títulos dos 60 anúncios de cosméticos que formam esse corpus. Por se tratar de um estudo intercultural, o segundo objetivo é analisar as diferenças e as semelhanças entre os usos dessas estratégias e levantar algumas hipóteses sobre esse uso. Os resultados encontrados evidenciam, por exemplo, uma preferência em ambos os países e em ambas as partes do anúncio, título e slogan, pelas estratégias de polidez positiva.Abstract: This present research aims to analyse the use of the politeness strategies in the cosmetics advertisements of Cláudia and Ohlalá! (women's magazine). This study is based on the concepts provided by the pragmatic theories of speech acts (AUSTIN, 1962; SEARLE, 1969, 1975 and HAVERKATE, 1994) and in the theoretical frame developed by Brown and Levinson (1987) about politeness. Due to the fact that this is a relatively unexplored object, pragmatically speaking, we started by exploring its particularities and the complexity of its nature. There are two goals that guide this study: the first one is to observe how politeness strategies are used in the titles and in the slogans of the 60 cosmetics advertisements that compose this corpus. As this is an intercultural study, the second goal is to analyse the differences and similarities between the use that each of these cultures does of the strategies and to develop some hypothesis about it. The results show, for an example that both magazines prefer to use the positive strategies both in the title as in the slogan.171 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - LetrasPublicidadePragmaticaLetrasCuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_Maristella_2011.pdfapplication/pdf8358469https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25420/1/Dissertacao_Maristella_2011.pdf700c9d0e69613e2fadd19719eeddbec5MD51open accessTEXTDissertacao_Maristella_2011.pdf.txtExtracted Texttext/plain350662https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25420/2/Dissertacao_Maristella_2011.pdf.txt8117684d48a9095a2b88ba6af1e96263MD52open accessTHUMBNAILDissertacao_Maristella_2011.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25420/3/Dissertacao_Maristella_2011.pdf.jpgc3083751c59e46886bbd5376e06c462cMD53open access1884/254202020-02-10 14:17:14.611open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25420Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-10T17:17:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinos |
title |
Cuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinos |
spellingShingle |
Cuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinos Gabardo, Maristella Dissertações - Letras Publicidade Pragmatica Letras |
title_short |
Cuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinos |
title_full |
Cuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinos |
title_fullStr |
Cuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinos |
title_full_unstemmed |
Cuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinos |
title_sort |
Cuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinos |
author |
Gabardo, Maristella |
author_facet |
Gabardo, Maristella |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Godoi, Elena, 1947- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabardo, Maristella |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Letras Publicidade Pragmatica Letras |
topic |
Dissertações - Letras Publicidade Pragmatica Letras |
description |
Orientadora: Profª Drª Elena Godoi |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-10T17:17:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-10T17:17:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/25420 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/25420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
171 f. : il. algumas color., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25420/1/Dissertacao_Maristella_2011.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25420/2/Dissertacao_Maristella_2011.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25420/3/Dissertacao_Maristella_2011.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
700c9d0e69613e2fadd19719eeddbec5 8117684d48a9095a2b88ba6af1e96263 c3083751c59e46886bbd5376e06c462c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860802857140224 |