Cuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabardo, Maristella
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/25420
Resumo: Orientadora: Profª Drª Elena Godoi
id UFPR_e1b1fc570289e5b058c5239299850f6f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25420
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gabardo, MaristellaGodoi, Elena, 1947-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-02-10T17:17:14Z2020-02-10T17:17:14Z2011https://hdl.handle.net/1884/25420Orientadora: Profª Drª Elena GodoiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 01/02/2011Inclui referênciasÁrea de concentração : Estudos linguísticosResumo: O presente estudo tem por objetivo analisar o uso das estratégias linguísticas de polidez nos anúncios publicitários de cosméticos das revistas femininas Cláudia e Ohlalá!. Essa pesquisa se baseará nos conceitos fornecidos pelas teorias pragmáticas dos atos de fala (AUSTIN,1962; SEARLE, 1969,1975 e HAVERKATE,1994) e no marco teórico desenvolvido por Brown e Levinson (1987) sobre a teoria da polidez. Por se tratar de um objeto de estudo relativamente inexplorado pragmaticamente, iniciamos explorando as particularidades do mesmo e a complexidade de sua natureza. São dois os objetivos que norteiam esse estudo: o primeiro é observar como se dá o uso das estratégias de polidez linguística nos slogans e nos títulos dos 60 anúncios de cosméticos que formam esse corpus. Por se tratar de um estudo intercultural, o segundo objetivo é analisar as diferenças e as semelhanças entre os usos dessas estratégias e levantar algumas hipóteses sobre esse uso. Os resultados encontrados evidenciam, por exemplo, uma preferência em ambos os países e em ambas as partes do anúncio, título e slogan, pelas estratégias de polidez positiva.Abstract: This present research aims to analyse the use of the politeness strategies in the cosmetics advertisements of Cláudia and Ohlalá! (women's magazine). This study is based on the concepts provided by the pragmatic theories of speech acts (AUSTIN, 1962; SEARLE, 1969, 1975 and HAVERKATE, 1994) and in the theoretical frame developed by Brown and Levinson (1987) about politeness. Due to the fact that this is a relatively unexplored object, pragmatically speaking, we started by exploring its particularities and the complexity of its nature. There are two goals that guide this study: the first one is to observe how politeness strategies are used in the titles and in the slogans of the 60 cosmetics advertisements that compose this corpus. As this is an intercultural study, the second goal is to analyse the differences and similarities between the use that each of these cultures does of the strategies and to develop some hypothesis about it. The results show, for an example that both magazines prefer to use the positive strategies both in the title as in the slogan.171 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - LetrasPublicidadePragmaticaLetrasCuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_Maristella_2011.pdfapplication/pdf8358469https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25420/1/Dissertacao_Maristella_2011.pdf700c9d0e69613e2fadd19719eeddbec5MD51open accessTEXTDissertacao_Maristella_2011.pdf.txtExtracted Texttext/plain350662https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25420/2/Dissertacao_Maristella_2011.pdf.txt8117684d48a9095a2b88ba6af1e96263MD52open accessTHUMBNAILDissertacao_Maristella_2011.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25420/3/Dissertacao_Maristella_2011.pdf.jpgc3083751c59e46886bbd5376e06c462cMD53open access1884/254202020-02-10 14:17:14.611open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25420Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-10T17:17:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinos
title Cuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinos
spellingShingle Cuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinos
Gabardo, Maristella
Dissertações - Letras
Publicidade
Pragmatica
Letras
title_short Cuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinos
title_full Cuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinos
title_fullStr Cuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinos
title_full_unstemmed Cuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinos
title_sort Cuide-se... porque você vale muito : um estudo das estratégias de polidez linguística nos anúncios publicitários brasileiros e argentinos
author Gabardo, Maristella
author_facet Gabardo, Maristella
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Godoi, Elena, 1947-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabardo, Maristella
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Letras
Publicidade
Pragmatica
Letras
topic Dissertações - Letras
Publicidade
Pragmatica
Letras
description Orientadora: Profª Drª Elena Godoi
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-10T17:17:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-10T17:17:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/25420
url https://hdl.handle.net/1884/25420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 171 f. : il. algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25420/1/Dissertacao_Maristella_2011.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25420/2/Dissertacao_Maristella_2011.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25420/3/Dissertacao_Maristella_2011.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 700c9d0e69613e2fadd19719eeddbec5
8117684d48a9095a2b88ba6af1e96263
c3083751c59e46886bbd5376e06c462c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860802857140224