Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/80446 |
Resumo: | Orientador: Profa. Dra. Helena Macedo Reis |
id |
UFPR_605803a7c525d8df35c74cdfa1b1888d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80446 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em ComputaçãoReis, Helena MacedoCarrascoso, Mateus Morial2022-12-12T21:36:23Z2022-12-12T21:36:23Z2021https://hdl.handle.net/1884/80446Orientador: Profa. Dra. Helena Macedo ReisMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus de Jandaia do Sul., Curso de Graduação em Licenciatura em Computação.Inclui referênciasResumo : Emoções são reações que os seres humanos apresentam em várias situações e contextos, sendo, às vezes, uma tarefa difícil, expressálas e interpretálas. Assim, denotase importante aprender a se expressar e identificar as emoções envolvidas nas diversas interações. A Inteligência Emocional (IE) é um conjunto de habilidades relativas ao lidar com emoções. Seu desenvolvimento proporciona melhorias na conduta do comportamento frente às novas situações, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e resiliência. As Competências Socioemocionais são características ligadas ao desenvolvimento da IE e podem ser ensinadas utilizando ferramentas computacionais para apoiar tal processo. No entanto, ainda há uma carência em aplicativos criados para este fim. Durante a préescola, crianças de 3 anos, nos centros de ensino infantil, aprendem a reconhecer e expressar emoções. O presente projeto propôs como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo para Android de modo a promover a Inteligência Emocional e as habilidades socioemocionais: empatia, autoestima, paciência, autoconhecimento e criatividade, além de estimular, através de trabalho colaborativo, o reconhecimento e percepção de emoções de outras crianças. A metodologia de pesquisa foi dividida em cinco fases. A primeira fase foi dirigida à pesquisa bibliográfica em artigos científicos sobre as habilidades socioemocionais. Descobriuse que poucos estudos são voltados para crianças de 3 anos nas habilidades de expressão e reconhecimento da emoção. A segunda fase foi dedicada a analisar quais são as emoções mais hegemônicas e adequadas para serem trabalhadas para esse público. Considerando as análises realizadas a partir do desenvolvimento infantil, concluise que para esse público, as emoções mais adequadas são as básicas (medo, alegria, tristeza, raiva e nojo). A terceira fase constituiu o desenvolvimento de avatares. Na sequência, a quarta fase foi o desenvolvimento do aplicativo e, por fim, a quinta fase contemplará o experimento e validação. Apesar da crescente importância de considerar as habilidades socioemocionais dos estudantes, existem poucas pesquisas relacionadas ao reconhecimento e identificação das emoções por meio de dispositivos móveis para crianças de 3 anos. Dessa forma, a pesquisa e o aplicativo, aqui apresentados, vêm ao encontro dessa necessidade.1 recurso online : PDF.application/pdfInteligência emocionalCompetências SocioemocionaisProposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALM_MATEUS_MORIAL.pdfapplication/pdf2407139https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80446/1/M_MATEUS_MORIAL.pdff18eb8d7cdb0787904d149744b0bc523MD51open access1884/804462022-12-12 18:36:23.128open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80446Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-12T21:36:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis |
title |
Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis |
spellingShingle |
Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis Carrascoso, Mateus Morial Inteligência emocional Competências Socioemocionais |
title_short |
Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis |
title_full |
Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis |
title_fullStr |
Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis |
title_full_unstemmed |
Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis |
title_sort |
Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis |
author |
Carrascoso, Mateus Morial |
author_facet |
Carrascoso, Mateus Morial |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Reis, Helena Macedo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrascoso, Mateus Morial |
contributor_str_mv |
Reis, Helena Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência emocional Competências Socioemocionais |
topic |
Inteligência emocional Competências Socioemocionais |
description |
Orientador: Profa. Dra. Helena Macedo Reis |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-12T21:36:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-12T21:36:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/80446 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/80446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80446/1/M_MATEUS_MORIAL.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f18eb8d7cdb0787904d149744b0bc523 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898787788161024 |