Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrascoso, Mateus Morial
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80446
Resumo: Orientador: Profa. Dra. Helena Macedo Reis
id UFPR_605803a7c525d8df35c74cdfa1b1888d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80446
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em ComputaçãoReis, Helena MacedoCarrascoso, Mateus Morial2022-12-12T21:36:23Z2022-12-12T21:36:23Z2021https://hdl.handle.net/1884/80446Orientador: Profa. Dra. Helena Macedo ReisMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus de Jandaia do Sul., Curso de Graduação em Licenciatura em Computação.Inclui referênciasResumo : Emoções são reações que os seres humanos apresentam em várias situações e contextos, sendo, às vezes, uma tarefa difícil, expressá­las e interpretá­las. Assim, denota­se importante aprender a se expressar e identificar as emoções envolvidas nas diversas interações. A Inteligência Emocional (IE) é um conjunto de habilidades relativas ao lidar com emoções. Seu desenvolvimento proporciona melhorias na conduta do comportamento frente às novas situações, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e resiliência. As Competências Socioemocionais são características ligadas ao desenvolvimento da IE e podem ser ensinadas utilizando ferramentas computacionais para apoiar tal processo. No entanto, ainda há uma carência em aplicativos criados para este fim. Durante a pré­escola, crianças de 3 anos, nos centros de ensino infantil, aprendem a reconhecer e expressar emoções. O presente projeto propôs como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo para Android de modo a promover a Inteligência Emocional e as habilidades socioemocionais: empatia, autoestima, paciência, autoconhecimento e criatividade, além de estimular, através de trabalho colaborativo, o reconhecimento e percepção de emoções de outras crianças. A metodologia de pesquisa foi dividida em cinco fases. A primeira fase foi dirigida à pesquisa bibliográfica em artigos científicos sobre as habilidades socioemocionais. Descobriu­se que poucos estudos são voltados para crianças de 3 anos nas habilidades de expressão e reconhecimento da emoção. A segunda fase foi dedicada a analisar quais são as emoções mais hegemônicas e adequadas para serem trabalhadas para esse público. Considerando as análises realizadas a partir do desenvolvimento infantil, conclui­se que para esse público, as emoções mais adequadas são as básicas (medo, alegria, tristeza, raiva e nojo). A terceira fase constituiu o desenvolvimento de avatares. Na sequência, a quarta fase foi o desenvolvimento do aplicativo e, por fim, a quinta fase contemplará o experimento e validação. Apesar da crescente importância de considerar as habilidades socioemocionais dos estudantes, existem poucas pesquisas relacionadas ao reconhecimento e identificação das emoções por meio de dispositivos móveis para crianças de 3 anos. Dessa forma, a pesquisa e o aplicativo, aqui apresentados, vêm ao encontro dessa necessidade.1 recurso online : PDF.application/pdfInteligência emocionalCompetências SocioemocionaisProposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALM_MATEUS_MORIAL.pdfapplication/pdf2407139https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80446/1/M_MATEUS_MORIAL.pdff18eb8d7cdb0787904d149744b0bc523MD51open access1884/804462022-12-12 18:36:23.128open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80446Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-12T21:36:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis
title Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis
spellingShingle Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis
Carrascoso, Mateus Morial
Inteligência emocional
Competências Socioemocionais
title_short Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis
title_full Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis
title_fullStr Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis
title_full_unstemmed Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis
title_sort Proposta de um aplicativo educacional para promover inteligência emocional para crianças em dispositivos móveis
author Carrascoso, Mateus Morial
author_facet Carrascoso, Mateus Morial
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reis, Helena Macedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrascoso, Mateus Morial
contributor_str_mv Reis, Helena Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional
Competências Socioemocionais
topic Inteligência emocional
Competências Socioemocionais
description Orientador: Profa. Dra. Helena Macedo Reis
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-12T21:36:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-12T21:36:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80446
url https://hdl.handle.net/1884/80446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80446/1/M_MATEUS_MORIAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f18eb8d7cdb0787904d149744b0bc523
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898787788161024