O uso de geotecnologias na educação geográfica escolar à luz do pensamento complexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernando Ricardo dos, 1985-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72141
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
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spelling Santos, Fernando Ricardo dos, 1985-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSá, Ricardo Antunes de, 1962-2021-11-05T18:52:45Z2021-11-05T18:52:45Z2021https://hdl.handle.net/1884/72141Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de SáTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/06/2021Inclui referências: p. 228-238Resumo: Esta pesquisa versa sobre a utilização de geotecnologias, como SIG e Sensoriamento remoto, na prática de professores atuando (na maior parte) nas séries finais do ensino fundamental (EF), também incluindo professores das séries iniciais do EF e do ensino médio. Norteamos essa pesquisa pela pergunta "Como as geotecnologias podem contribuir para o desenvolvimento da Educação Geográfica nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio nos processos reflexivos dos professores de Geografia à luz dos pressupostos do Pensamento Complexo?", objetivando investigar e analisar junto aos professores como é seu uso e sua prática envolvendo as geotecnologias e como estas são integradas ao pensamento científico. O pensamento complexo foi utilizado durante nossa pesquisa para analisar os dados, contextualizar e compreender as identidades sistêmica e educacional na Geografia. Em seguida, trabalhamos com as influências e como a pesquisa em educação incorpora o pensamento complexo, investigando como a Geografia pensa seu processo educacional. Por fim, revisamos os conteúdos sobre tecnologias na educação e geotecnologias, pensando em maneiras de utilizá-las em conjunto. A análise qualitativa presente nesta tese buscou integrar sempre Pensamento Complexo / Geotecnologias / Educação Geográfica, investigando como são as práticas usando geotecnologias que ajudam no processo de ensino-aprendizagem. Em primeiro lugar, foi realizado um estudo exploratório para conhecer o contexto do uso de geotecnologias pelos professores. A partir dos resultados deste estudo, partiuse para a pesquisa qualitativa utilizando pesquisa-ação, ou seja, uma convivência com os professores para compreender suas práticas, trocando informações. Na pesquisaação foram realizadas duas pré-oficinas, uma oficina presencial no colégio Medianeira, juntamente com entrevistas individuais dos professores participantes, e um grupo focal junto à Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SMEC). Foi possível constatar que existe um uso das geotecnologias pelos professores especialmente voltando à manipulação dos dados presentes no Google Earth ou aplicações WebGIS. Tal utilização raramente procede para criação de bases cartográficas, ficando mais restrito às operações de consulta. Devido às diversas dificuldades de uso, como falta de manutenção nos equipamentos ou falta de oportunidades no conteúdo a ser ensinado, as geotecnologias frequentemente aparecem como uma adaptação de práticas existentes, buscando trabalhar com imagens impressas, projetadas em Datashow ou mesmo nos smartphones pertencentes aos alunos, o que demonstrou a necessidade de pensar em formações que possam aumentar o repertório de sistemas conhecidos pelos professores dando oportunidades para avançar no uso de softwares como QuantumGIS, por exemplo. Muitos professores das séries iniciais do EF que não tiveram formação com geotecnologias (ao contrário da maioria dos professores de Geografia) e estes professores foram incluídos nas oficinas para que houvesse uma troca de informações e de práticas com os professores de Geografia. Em relação ao modelo teórico, mergulhamos nos antecedentes científicos do pensamento complexo, buscando a superação do pensamento mecanicista e o pensamento sistêmico que une esta epistemologia à Geografia.Abstract: This research speaks about the utilization of geotechnologies like GIS and Remote sensing in the teacher's practice acting (mostly) in the later stages of Middle School (MS), also including teachers from the early stages of the MS and the High School (HS). We'll base this research by the question "how does geotechnologies can contribute for the development of geographic education in the final years of MS and HS in the reflexive processes of teachers enlightened by the basics of complex though?", with the objective of investigate and analyse with the teachers how is their use and its practice involving geotechnologies and how those are integrated with complex though. The complex though is used curing our research to analyze data, contextualize and understand the systemic and educational identities of Geography. Following that effort, we worked with the influences of how the research in education incorporates the complex though, investigating how Geography thinks its education. Lastly, we revise the contents about technology in education and geotechnologies, thinking ways to utilize them together. The qualitative analysis presented in this thesis looks to integrate always Complex Though / Geotechnologies / Geographic Education, looking to investigate how those practices using geotechnologies help in the process of teaching-learning.In first place, an exploratory study was realized to get to know the context of use of geotechnologies by the teachers. From the results of that study, a qualitative research was done using action research, meaning, an exchange with the teachers to comprehend their uses and practices, exchanging information in how is done. For the action research, two pre-workshops were realized, a presential workshop on the Medianeira School along with individual interviews of some participants and, finally, a focal group with the Curitiba Town Department of Education (SMEC). It was possible to realize that there is a use of the geotechnologies by the teachers, specially toward the manipulation of data present in Google Earth or WebGIS applications. Such utilization seldom proceeds to the creation of cartographic bases, mostly more restricted to consultation operations. Due to the difficulties of use, like lack of maintenance in the equipment or lack of opportunities in the content to be taught, the geotechnologies often show as an adaptation of existent practices, looking to work with printed images, projected in data-show or even smartphones belonging to the students. It is also necessary to think in formations that can raise the knowledge of computational systems for the teachers giving opportunities to advance in the use of software like QuantumGIS, for instance. There are plenty of teachers from the early stages of MS that did not had formation in geotechnologies (otherwise than most geography teachers), those teachers were included in the workshops so that an exchange of information can happen with the geography teachers. In relation to the theoretic model, we reached in the thinking before complex though, seeking to overcome the mechanicist thinking, and the systemic thinking that unites that epistemology to Geography.1 arquivo (258 p.) : il.application/pdfGeografia - Estudo e ensinoGeotecnologiasTecnologia educacionalGeografia - MetodologiaEducaçãoO uso de geotecnologias na educação geográfica escolar à luz do pensamento complexoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - FERNANDO RICARDO DOS SANTOS.pdfapplication/pdf3329870https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72141/1/R%20-%20T%20-%20FERNANDO%20RICARDO%20DOS%20SANTOS.pdf049581aa8aa14eb50ba87bd891049930MD51open access1884/721412021-11-05 15:52:45.33open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72141Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-05T18:52:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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