A avaliação mediadora e sua contribuição na aprendizagem escolar : possibilidades e limites, na perspectiva do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandes, Sylvie
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/6031
Resumo: Orientador: Valdo José Cavallet
id UFPR_61a6698abcc3ae4102793d34c2e8fca6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/6031
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Brandes, SylvieUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCavallet, Valdo Jose, 1954-2022-08-17T16:53:00Z2022-08-17T16:53:00Z2005https://hdl.handle.net/1884/6031Orientador: Valdo José CavalletDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografiaResumo: As práticas de avaliação têm raízes históricas que remontam ao século XVI. A ciência vem contribuindo para que a comunidade educativa possa compreender como acontece a aprendizagem efetivamente, integrando o conceito de conhecimento construído a partir das interações. A proposta da avaliação mediadora valoriza estas descobertas científicas. Neste estudo, investigamos as possibilidades e limites da avaliação mediadora, na perspectiva do professor, que viveu um processo de transformação das práticas de avaliação, em um colégio particular situado em Curitiba. Pesquisamos dezesseis professores, por meio de questionário, e três lideranças da instituição, por meio de entrevista. Constatamos que a avaliação mediadora foi percebida pelos educadores como viabilizadora de uma aprendizagem mais significativa, na medida em que implica em transformações na metodologia de ensino. Esta prática proporcionou ao educador uma proximidade maior de seu aluno, e assim, este foi valorizado em suas particularidades e necessidades. O professor compreendeu também a importância de fazer uma auto-regulação de seu próprio trabalho. As dificuldades relatadas, diante da prática nesta instituição de ensino, abordaram aspectos fundamentais que mereceram uma análise detalhada, pois o educador, personagem central neste estudo, mostrou coerência e consistência em suas reflexões. Aos limites foram propostas soluções. Às futuras ações, para aprimoramento do processo, certamente corresponderão novamente outras possibilidades e limites. Palavras-chave: Avaliação mediadora; práticas pedagógicas; educação.Abstract: The evaluation practices have historical roots that reminds us the 16th century. The science has been contributing in order to help educative community understand the learning process, integrating the concept of built knowledge considering the interactions. The mediating evaluation purpose values scientific discoveries. In this study, the possibilities and limits of mediating evaluation have being investigated, considering the perspective of a teacher who lived the transformation process in the evaluation practices in a private school located in Curitiba. Sixteen teachers and also three leaders coordinators have been interviewed following a questionnaire. We have found out that the mediating evaluation makes possible the significative learning, considering that this method implies in the teaching methodology. This practice has provided a closer relationship between the teacher and the students; as a result it is possible to focus the attention in each pupil, valorizing his/her needs and peculiarities. The teacher has also understood the importance of self-regulation of his/her own job. The complications reported, considering the practice in this educational institution, present fundamental aspects that worth a detailed analysis, because the educator, main character in this study, showed coherence and consistence in his/her reflections. They suggested solutions for the limits. To the future actions, in order to improve the process, will certainly correspond to other possibilities and limits. Key W ords: Mediating evaluation; pedagogical practices; educationvii, 103 f.application/pdfDisponível em formato digitalAvaliaçao - Conhecimentos e aprendizagemAprendizagemRedação acadêmicaEducaçãoA avaliação mediadora e sua contribuição na aprendizagem escolar : possibilidades e limites, na perspectiva do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SYLVIE BRANDES.pdfapplication/pdf1360893https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6031/1/R%20-%20D%20-%20SYLVIE%20BRANDES.pdf1f394529bb657a89a084f72ab2301d6bMD51open access1884/60312022-08-17 13:53:00.752open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/6031Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-17T16:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A avaliação mediadora e sua contribuição na aprendizagem escolar : possibilidades e limites, na perspectiva do professor
title A avaliação mediadora e sua contribuição na aprendizagem escolar : possibilidades e limites, na perspectiva do professor
spellingShingle A avaliação mediadora e sua contribuição na aprendizagem escolar : possibilidades e limites, na perspectiva do professor
Brandes, Sylvie
Avaliaçao - Conhecimentos e aprendizagem
Aprendizagem
Redação acadêmica
Educação
title_short A avaliação mediadora e sua contribuição na aprendizagem escolar : possibilidades e limites, na perspectiva do professor
title_full A avaliação mediadora e sua contribuição na aprendizagem escolar : possibilidades e limites, na perspectiva do professor
title_fullStr A avaliação mediadora e sua contribuição na aprendizagem escolar : possibilidades e limites, na perspectiva do professor
title_full_unstemmed A avaliação mediadora e sua contribuição na aprendizagem escolar : possibilidades e limites, na perspectiva do professor
title_sort A avaliação mediadora e sua contribuição na aprendizagem escolar : possibilidades e limites, na perspectiva do professor
author Brandes, Sylvie
author_facet Brandes, Sylvie
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandes, Sylvie
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavallet, Valdo Jose, 1954-
contributor_str_mv Cavallet, Valdo Jose, 1954-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliaçao - Conhecimentos e aprendizagem
Aprendizagem
Redação acadêmica
Educação
topic Avaliaçao - Conhecimentos e aprendizagem
Aprendizagem
Redação acadêmica
Educação
description Orientador: Valdo José Cavallet
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-17T16:53:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-17T16:53:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/6031
url https://hdl.handle.net/1884/6031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vii, 103 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/6031/1/R%20-%20D%20-%20SYLVIE%20BRANDES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f394529bb657a89a084f72ab2301d6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898919027933184