Muitos Brasis, diferentes campanhas : a disputa on-line pelas capitais brasileiras em 2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verner, Afonso Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/84045
Resumo: Orientador: Prof. Dr.: Emerson Urizzi Cervi
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spelling Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoCervi, Emerson Urizzi, 1972-Verner, Afonso Ferreira2023-08-21T23:44:29Z2023-08-21T23:44:29Z2023https://hdl.handle.net/1884/84045Orientador: Prof. Dr.: Emerson Urizzi CerviTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 05/04/2023Inclui referências: p. 210-223Resumo: A presente tese tem com objetivo mapear convergências e heterogeneidades na realização de campanhas políticas a partir do seguinte questionamento: O que gastos, presença digital e conteúdos publicados no Twitter revelam sobre as campanhas nas 26 capitais brasileiras em 2020? Para tanto, a pesquisa usa dados que advém da (1) aplicação de recursos financeiros em campanhas, (2) da presença digital dos candidatos(as) em seis ambientes on-line e (3) do conteúdo publicado pelos prefeituráveis no Twitter. O trabalho se justifica por apresentar um mapeamento em nível nacional das disputas por capitais brasileiras a partir de diferentes camadas de análise em uma eleição realizada sob condições únicas. A principal hipótese da pesquisa é a de há no Brasil o estabelecimento de um modelo híbrido de campanha eleitoral que pode ser verificado pelo conjunto de dados reunidos - a hipótese auxiliar é a de que existem no Brasil diferentes Brasis, permeados por distintas realidades que se manifestam de forma empírica durante a execução das campanhas eleitorais. A pesquisa tem como foco de análise a eleição de 2020 e divide os 120 candidatos(as) a prefeito(a) em três tipologias: membros do grupo no poder, os(as) desafiantes com mandato e os desafiantes sem mandato. Os membros do grupo no poder são incumbentes e ou sucessores indicados(as) por aqueles que estão no poder, já os desafiantes com mandato são políticos que possuem outros mandatos eletivos e, mesmo assim, disputaram o pleito de 2020 e, por fim, os desafiantes sem mandato são candidatos(as) sem mandato eletivo durante o pleito de 2020. Para alcançar os objetivos descritos, o estudo está calcado em dados de três fontes distintas. O primeiro corpus reúne os cinco maiores gastos de campanha de cada um dos prefeituráveis das capitais apresentados nas respectivas prestações de conta - ao todo, foram encontrados 32 tipos de gastos que, posteriormente, foram agrupados em cinco rótulos. O segundo nível de análise é formado com informações sobre a presença ou a ausência dos prefeituráveis nas seguintes plataformas e redes sociais on-line (RSO): Facebook, Twitter, Instagram, Site, Youtube e TikTok. O terceiro nível do estudo trata dos conteúdos publicados no Twitter durante a campanha a partir da uma análise automatizada realizada através do Iramutec com o uso da Análise Flierárquica Descendente (CHD) que revela indicativos de homogeneidade entre os tipos de candidato e heterogeneidade entre as diferentes regiões geográficas brasileiras. Entre os resultados encontrados estão indícios do estabelecimento de um modelo de comunicação política híbrida no Brasil, além da heterogeneidade das regiões, quando comparadas entre si, e da homogeneidade entre os(as) prefeituráveis que integram o mesmo grupo. A pesquisa busca, com diferentes níveis de análise e a partir de dados da eleição de 2020, revelar nuances dos diversos Brasis presentes nas 26 capitais brasileiras.Abstract: This thesis aims to map convergences and heterogeneities in the conduct of political campaigns based on the following question: What do spending, digital presence and content published on Twitter reveal about the campaigns in the 26 Brazilian state capitals in 2020? To this end, the research uses data from (1) the application of financial resources in campaigns, (2) the digital presence of candidates in six online environments and (3) the content published by mayors on Twitter. The work is justified by presenting a national-level mapping of the disputes for Brazilian capitals from different layers of analysis in an election held under unique conditions. The main hypothesis of the research is that there is in Brazil the establishment of a hybrid model of electoral campaign that can be verified by the set of data gathered - the auxiliary hypothesis is that there are in Brazil different Brasis, permeated by different realities that manifest themselves empirically during the execution of electoral campaigns. The research focuses on the 2020 election and divides the 120 candidates for mayor into three typologies: members of the incumbent group, incumbents with a mandate, and challengers without a mandate. Members of the incumbent group are incumbents and/or successors appointed by those in power, incumbent challengers are politicians who have other elective mandates and, nevertheless, contested the 2020 election, and, finally, incumbents without a mandate are candidates without an elective mandate during the 2020 election. To achieve the described objectives, the study is based on data from three different sources. The first corpus gathers the five largest campaign expenditures of each of the mayors of the capital cities presented in their respective account renderings - in all, 32 types of expenses were found, which were later grouped into five labels. The second level of analysis is formed with information about the presence or absence of the mayors on the following platforms and online social networks (RSO): Facebook, Twitter, Instagram, Website, Youtube and TikTok. The third level of the study deals with the content published on Twitter during the campaign from an automated analysis performed through Iramutec with the use of Descending Hierarchical Analysis (CHD) that reveals indications of homogeneity between candidate types and heterogeneity between the different Brazilian geographic regions. Among the results found are indications of the establishment of a hybrid model of political communication in Brazil, besides the heterogeneity of the regions, when compared among themselves, and the homogeneity among the mayoral candidates that integrate the same group. The research seeks, with different levels of analysis and based on data from the 2020 election, to reveal nuances of the diverse Brasis present in the 26 Brazilian capitals.1 recurso online : PDF.application/pdfComunicaçãoCampanhas eleitoraisTatica politicaCampanhas eleitorais - Finanças - BrasilComunicaçãoMuitos Brasis, diferentes campanhas : a disputa on-line pelas capitais brasileiras em 2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - AFONSO FERREIRA VERNER.pdfapplication/pdf45449557https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84045/1/R%20-%20T%20-%20AFONSO%20FERREIRA%20VERNER.pdf112ce4b35462821be1032c7fbfe7b9e1MD51open access1884/840452023-08-21 20:44:29.744open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/84045Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-08-21T23:44:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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