Formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitiba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/35344 |
Resumo: | Orientadora : Profa. Dra. Ana Maria Machado Toaldo |
id |
UFPR_61fc96f818f68c1c2ad744382a18a643 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35344 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Franzolin, Janaína SeguinToaldo, Ana Maria Machado, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2018-06-26T20:03:38Z2018-06-26T20:03:38Z2011http://hdl.handle.net/1884/35344Orientadora : Profa. Dra. Ana Maria Machado ToaldoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 28/02/2011Bibliografia: fls. 117-128Área de concentração: Estratégia e OrganizaçõesResumo: Esta dissertação aborda o tema estratégia de posicionamento de marca, enfocando a formulação e a implementação da estratégia de posicionamento de marca. Por meio de estudo de casos múltiplos, de natureza qualitativa e exploratória, investiga fatores organizacionais do processo de formação estratégica em marketing, bem como verifica a medição de seus resultados em Instituições de Ensino Superior Privadas de Curitiba, PR. Tendo como base os modelos de formação de estratégia de marketing de Menon et al. (1999), Noble e Mokwa (1999) e Sashittal e Jassawalla (2001) o estudo se concentra em dois casos representativos da educação superior privada local. A análise dos resultados demonstrou que o processo de formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca, nas instituições estudadas, ocorre de forma simultânea e não-linear, compartilhando das visões de diferentes áreas organizacionais e níveis hierárquicos distintos. As etapas do processo não seguem uma única das abordagens estratégicas de Minstzberg, Ahlstrand e Lampel (2006) para a consolidação do seu processo, sendo uma compilação de visões prescritivas e descritivas, com ênfase nas escolas de design, posicionamento, empreendedora e aprendizado. Traz também contribuições para a teoria de estratégia no que tange o acompanhamento sistemático da estratégia de posicionamento de marca durante toda a sua implementação, a partir da realidade do país.Abstract: This thesis addresses the topic of brand positioning strategy, focusing on strategy formulation and implementation of brand positioning. Through multiple case study is qualitative and exploratory investigation of organizational factors in the process of forming strategic marketing as well as checks the measurement results in Private Higher Education Institutions of Curitiba, Brazil. Based on the models for marketing strategy Menon et al. (1999), Noble and Mokwa (1999) and Sashittal and Jassawalla (2001) the study focuses on two representative cases of private higher education place. The results showed that the process of formulating and implementing strategies for brand positioning, in the institutions studied, occurs simultaneously and in a non-linear way, sharing the views of different organizational areas and different hierarchical levels. The stages do not follow just one of the strategic approaches of Minstzberg, Ahlstrand and Lampel (2006) for consolidating the process, being a compilation of views prescriptive and descriptive, with emphasis on schools of design, positioning, entrepreneurial and learning. It also brings contributions to the theory of strategy regarding the systematic monitoring of the strategy of brand positioning throughout its implementation, from the reality of the country.131f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMarcas comerciais - Universidades e faculdades particularesMarketing - Universidades e faculdades particularesMarketing - Planejamento estratégico - Universidades e faculdadesTesesAdministraçãoFormulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JANAINA SEGUIN FRANZOLIN.pdfapplication/pdf1761834https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35344/1/R%20-%20D%20-%20JANAINA%20SEGUIN%20FRANZOLIN.pdf296c93d90f6de2f5f7d990c06cbf5427MD51open accessTEXTR - D - JANAINA SEGUIN FRANZOLIN.pdf.txtExtracted Texttext/plain260212https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35344/2/R%20-%20D%20-%20JANAINA%20SEGUIN%20FRANZOLIN.pdf.txta7be044ce86b90d199b4c58ab361130dMD52open accessTHUMBNAILR - D - JANAINA SEGUIN FRANZOLIN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35344/3/R%20-%20D%20-%20JANAINA%20SEGUIN%20FRANZOLIN.pdf.jpg99c1052c309f8cd81b99cd531b383978MD53open access1884/353442018-06-26 17:03:38.751open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35344Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-06-26T20:03:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitiba |
title |
Formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitiba |
spellingShingle |
Formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitiba Franzolin, Janaína Seguin Marcas comerciais - Universidades e faculdades particulares Marketing - Universidades e faculdades particulares Marketing - Planejamento estratégico - Universidades e faculdades Teses Administração |
title_short |
Formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitiba |
title_full |
Formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitiba |
title_fullStr |
Formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitiba |
title_full_unstemmed |
Formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitiba |
title_sort |
Formulação e implementação de estratégias de posicionamento de marca em instituições de ensino superior privadas de Curitiba |
author |
Franzolin, Janaína Seguin |
author_facet |
Franzolin, Janaína Seguin |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Toaldo, Ana Maria Machado, 1967- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franzolin, Janaína Seguin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marcas comerciais - Universidades e faculdades particulares Marketing - Universidades e faculdades particulares Marketing - Planejamento estratégico - Universidades e faculdades Teses Administração |
topic |
Marcas comerciais - Universidades e faculdades particulares Marketing - Universidades e faculdades particulares Marketing - Planejamento estratégico - Universidades e faculdades Teses Administração |
description |
Orientadora : Profa. Dra. Ana Maria Machado Toaldo |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-26T20:03:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-06-26T20:03:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/35344 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/35344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
131f. : il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35344/1/R%20-%20D%20-%20JANAINA%20SEGUIN%20FRANZOLIN.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35344/2/R%20-%20D%20-%20JANAINA%20SEGUIN%20FRANZOLIN.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35344/3/R%20-%20D%20-%20JANAINA%20SEGUIN%20FRANZOLIN.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
296c93d90f6de2f5f7d990c06cbf5427 a7be044ce86b90d199b4c58ab361130d 99c1052c309f8cd81b99cd531b383978 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860819772768256 |