Caminhos da cultura indígena : o Peabiru e o neoindianismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, André Essenfelder
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68186
Resumo: Orientador: Oscar Calávia Sáez
id UFPR_6246a79ced38b16ed1895cc938fc26db
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68186
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Borges, André EssenfelderUniversidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduaçao em Antropologia SocialCalavia Saez, Oscar2020-12-12T02:18:29Z2020-12-12T02:18:29Z2006https://hdl.handle.net/1884/68186Orientador: Oscar Calávia SáezDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Defesa: Florianópolis, 22/03/2006Inclui referências: p. 125-133Resumo: Englobando os atuais estados do sul do Brasil existem, ainda hoje, trechos preservados de um caminho muito peculiar que vem sendo interpretados como ramais do caminho do Peabiru. Segundo alguns cronistas, que passaram por ele durante o século XVI, o caminho formava um leito coberto por gramíneas e fazia a ligação entre o Oceano Atlântico e o Pacífico. Atualmente, autores acadêmicos falam dele como pertencente aos grupos Ge, outros argumentam ser de origem guarani. Fora do circuito acadêmico, o Peabiru aparece ora vinculado ao império incaico, ora vinculado a São Tomé ou Pai Zumé. Além destes, ainda outros grupos conectam discursos new age sobre exploração eco turística e sustentabilidade ao mesmo caminho. Percebe-se que as interpretações sobre esta trilha são diversas e, a partir do contraste entre os discursos da oralidade popular e memória, história e escrita erudita faremos uma arqueologia do caminho, dos seus usos e significados em vários contextos, localizando durante o processo o local que ocupa o elemento indígena, a memória pessoal e a história de cada cidade e região. Portanto, não haveria nem respostas fechadas, nem uma busca pela verdade, mas pelas interpretações da realidade ou construções contextualizadas e como estas se compõem e se relacionam. As informações foram obtidas em quatro municípios que, em tese, estariam na trajetória do caminho. Inicialmente a cidade de Barra Velha (SC), depois os municípios de Pitanga e Campina da Lagoa, no centro do Estado do Paraná, e por fim, o município de Kuruguaty, no Paraguai.Abstract: The vestiges of a peculiar trail, called the Peabiru Way, are often interpreted as reminiscences of an ancient road that extends between Peru and South Brazil. Historical writings of the sixteenth century describe the way as a grass covered trail linking the Atlantic to the Pacific. Informal conversations were held with inhabitants of four cities, between March and June of 2005, supposedly lying along the Peabiru Way. Starting in Barra Velha (SC), through Pitanga and Campina da Lagoa (PR), ending in Kuruguaty, Paraguay. Academics currently disagree about the origin of the Peabiru Way. Some attribute it to the linguistic group Gê, others to the Guarani. Passed the University walls, the Peabiru is sometimes mentioned in association with the Incaic Empire, and other times even to São Tomé or Pai Zumé (Saint Thomas). Others still explore it as, for example, eco-tourism, sustainable development or new age superstition. Clearly, interpretations are diverse. From the contrast between popular orality/memory, history/erudite writing, I have traced an archaeology of the Peabiru Way, its uses and meanings. The role of the indigenous elements, their personal memory and the history of each city and region, were recognized during the process. We stress that such a work provides neither closed answers, nor a search for truth; instead, it supplies a sort of interpretation of reality, which I shall define as a contextualized construction.viii, 133 f.application/pdfDisponível em formato digitalTesesIndios da America do Sul - CulturaCultura indígenaAntropologia SocialCaminhos da cultura indígena : o Peabiru e o neoindianismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ANDRE ESSENFELDER BORGES.pdfapplication/pdf9301410https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68186/1/D%20-%20ANDRE%20ESSENFELDER%20BORGES.pdf7b9efb2d65ddac448df646627e993662MD51open access1884/681862020-12-11 23:18:29.27open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68186Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-12T02:18:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caminhos da cultura indígena : o Peabiru e o neoindianismo
title Caminhos da cultura indígena : o Peabiru e o neoindianismo
spellingShingle Caminhos da cultura indígena : o Peabiru e o neoindianismo
Borges, André Essenfelder
Teses
Indios da America do Sul - Cultura
Cultura indígena
Antropologia Social
title_short Caminhos da cultura indígena : o Peabiru e o neoindianismo
title_full Caminhos da cultura indígena : o Peabiru e o neoindianismo
title_fullStr Caminhos da cultura indígena : o Peabiru e o neoindianismo
title_full_unstemmed Caminhos da cultura indígena : o Peabiru e o neoindianismo
title_sort Caminhos da cultura indígena : o Peabiru e o neoindianismo
author Borges, André Essenfelder
author_facet Borges, André Essenfelder
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduaçao em Antropologia Social
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, André Essenfelder
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Calavia Saez, Oscar
contributor_str_mv Calavia Saez, Oscar
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Indios da America do Sul - Cultura
Cultura indígena
Antropologia Social
topic Teses
Indios da America do Sul - Cultura
Cultura indígena
Antropologia Social
description Orientador: Oscar Calávia Sáez
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-12T02:18:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-12T02:18:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68186
url https://hdl.handle.net/1884/68186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 133 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68186/1/D%20-%20ANDRE%20ESSENFELDER%20BORGES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b9efb2d65ddac448df646627e993662
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860911318695936