Recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canal, Maíra Codo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/37905
Resumo: Orientadora : Profª. Drª. Laura Sánchez García
id UFPR_62d02de1cb8d2ab90435d275400afe74
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37905
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Canal, Maíra CodoSánchez García, Laura, 1957-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática2015-05-08T13:23:22Z2015-05-08T13:23:22Z2015http://hdl.handle.net/1884/37905Orientadora : Profª. Drª. Laura Sánchez GarcíaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 24/02/2015Inclui referênciasResumo: Os tipos de questões que são usadas na Avaliação Baseada em Computador (CBA, do inglês Computer-Based Assessment) em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) possuem problemas de acessibilidade no contexto de estudantes surdos. Devido a esses problemas, a interação dos estudantes surdos com os tipos de questões fica comprometida e, dessa maneira, os estudantes surdos podem ficar impedidos de utilizar os tipos de questões em AVAs como os demais estudantes. Esta dissertação de mestrado apresenta um conjunto de recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na CBA em AVAs. Este conjunto de recomendações é composto por recomenda- ções que foram encontradas em trabalhos da literatura relacionados com o tema desta pesquisa e classi_cados em três categorias (i.e. "Acessibilidade em AVAs para surdos", "Acessibilidade para projeto de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para alfabetização de surdos" e "Acessibilidade em CBA"). Algumas das recomendações foram mantidas na íntegra, enquanto outras foram adaptadas e reescritas no contexto dos tipos de questões usadas em AVAs. O conjunto de recomendações construído no presente trabalho é composto por recomendações de acessibilidade para seis tipos de questões (i.e. Associação, Dissertação, Lacuna, Múltipla escolha, Resposta curta e Verdadeiro/Falso). As recomendações estão classi_cadas de acordo com cada um dos seis tipos de questões e sua correspondente aplicação em perguntas e respostas. Além das recomendações, foram definidos três perfis (i.e. "Professor(a)", "Estudante" e "Desenvolvedor(a)") e para cada recomendação foram sugeridos usos para cada um dos três perfis. O conjunto de recomendações deste trabalho foi avaliado por especialistas em TI e por professoras surdas. Os resultados dessa avaliação determinaram posicionamentos positivos tanto sobre a utilidade do uso das recomendações, como em relação à sua precisão, clareza e completude, no contexto de hipótese. Palavras-chave: Acessibilidade. Ambientes virtuais de aprendizagem. Avaliação baseada em computador. Surdos. Testes baseados em computador. Tipos de questões.Abstract: The types of questions available for Computer-Based Assessment (CBA) in Virtual Learning Environments (VLEs) still present accessibility issues in the context of deaf students. Due to these problems, the interaction of deaf students can be impaired and, consequently, deaf students can be prevented of using types of questions in VLEs as others students do. This master's thesis presents a set of accessibility recommendations for the deaf of the types of questions used in CBA in VLEs. The set of recommendations is composed of recommendations that were retrieved from studies available in the literature related to the theme of this research, and classified in three categories (i.e. "VLEs accessibility for the deaf", "Accessibility for designing Information and Communication Technologies (ICT) for deaf literacy", and "Accessibility in CBA". Some of these recommendations were fully maintained while others were adapted and rewritten considering the context of the types of questions used in VLEs. The set of recommendations generated in this research consists of accessibility recommendations for six types of questions (i.e. Association, Essay, Fill in the blank, Multiple choice, Short answer and True/False). The recommendations are classified according to each of the six types of questions and their relevance to questions and answers for each type of question. In addition to the recommendations, the research considered three profiles (i.e. "Teacher", "Student", and "Developer") and added usage suggestions to all the recommendations for each of the profiles. The set of recommendations proposed by this research was evaluated by IT experts and by deaf teachers. The evaluation results determined positive feedback both regarding the usefulness of the recommendations like their accuracy, in the hypothesis context. Key-words: Accessibility. Computer-based assessment. Computer-based testing. Deaf. Types of questions. Virtual learning environments.xiv, 161f. : il., tabs., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalMusica - Analise, apreciaçãoSistemas de reconhecimento de padrõesCiência da computaçãoRecomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - MAIRA CODO CANAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37905/1/R%20-%20D%20-%20MAIRA%20CODO%20CANAL.pdf.jpg6f7af3642a5d5ec899634d4fda4b768bMD51open accessTEXTR - D - MAIRA CODO CANAL.pdf.txtExtracted Texttext/plain302787https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37905/2/R%20-%20D%20-%20MAIRA%20CODO%20CANAL.pdf.txtea0fd370608ab0207e11e237540ccac3MD52open accessORIGINALR - D - MAIRA CODO CANAL.pdfapplication/pdf1758989https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37905/3/R%20-%20D%20-%20MAIRA%20CODO%20CANAL.pdf08b4226200b35a606f0fa05e713c92a4MD53open access1884/379052015-11-24 09:26:05.243open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37905Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082015-11-24T11:26:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizagem
title Recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle Recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizagem
Canal, Maíra Codo
Musica - Analise, apreciação
Sistemas de reconhecimento de padrões
Ciência da computação
title_short Recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full Recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr Recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed Recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort Recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizagem
author Canal, Maíra Codo
author_facet Canal, Maíra Codo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Sánchez García, Laura, 1957-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática
dc.contributor.author.fl_str_mv Canal, Maíra Codo
dc.subject.por.fl_str_mv Musica - Analise, apreciação
Sistemas de reconhecimento de padrões
Ciência da computação
topic Musica - Analise, apreciação
Sistemas de reconhecimento de padrões
Ciência da computação
description Orientadora : Profª. Drª. Laura Sánchez García
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-08T13:23:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-05-08T13:23:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/37905
url http://hdl.handle.net/1884/37905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiv, 161f. : il., tabs., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37905/1/R%20-%20D%20-%20MAIRA%20CODO%20CANAL.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37905/2/R%20-%20D%20-%20MAIRA%20CODO%20CANAL.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37905/3/R%20-%20D%20-%20MAIRA%20CODO%20CANAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f7af3642a5d5ec899634d4fda4b768b
ea0fd370608ab0207e11e237540ccac3
08b4226200b35a606f0fa05e713c92a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860917728641024