Recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/37905 |
Resumo: | Orientadora : Profª. Drª. Laura Sánchez García |
id |
UFPR_62d02de1cb8d2ab90435d275400afe74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37905 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Canal, Maíra CodoSánchez García, Laura, 1957-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática2015-05-08T13:23:22Z2015-05-08T13:23:22Z2015http://hdl.handle.net/1884/37905Orientadora : Profª. Drª. Laura Sánchez GarcíaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 24/02/2015Inclui referênciasResumo: Os tipos de questões que são usadas na Avaliação Baseada em Computador (CBA, do inglês Computer-Based Assessment) em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) possuem problemas de acessibilidade no contexto de estudantes surdos. Devido a esses problemas, a interação dos estudantes surdos com os tipos de questões fica comprometida e, dessa maneira, os estudantes surdos podem ficar impedidos de utilizar os tipos de questões em AVAs como os demais estudantes. Esta dissertação de mestrado apresenta um conjunto de recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na CBA em AVAs. Este conjunto de recomendações é composto por recomenda- ções que foram encontradas em trabalhos da literatura relacionados com o tema desta pesquisa e classi_cados em três categorias (i.e. "Acessibilidade em AVAs para surdos", "Acessibilidade para projeto de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para alfabetização de surdos" e "Acessibilidade em CBA"). Algumas das recomendações foram mantidas na íntegra, enquanto outras foram adaptadas e reescritas no contexto dos tipos de questões usadas em AVAs. O conjunto de recomendações construído no presente trabalho é composto por recomendações de acessibilidade para seis tipos de questões (i.e. Associação, Dissertação, Lacuna, Múltipla escolha, Resposta curta e Verdadeiro/Falso). As recomendações estão classi_cadas de acordo com cada um dos seis tipos de questões e sua correspondente aplicação em perguntas e respostas. Além das recomendações, foram definidos três perfis (i.e. "Professor(a)", "Estudante" e "Desenvolvedor(a)") e para cada recomendação foram sugeridos usos para cada um dos três perfis. O conjunto de recomendações deste trabalho foi avaliado por especialistas em TI e por professoras surdas. Os resultados dessa avaliação determinaram posicionamentos positivos tanto sobre a utilidade do uso das recomendações, como em relação à sua precisão, clareza e completude, no contexto de hipótese. Palavras-chave: Acessibilidade. Ambientes virtuais de aprendizagem. Avaliação baseada em computador. Surdos. Testes baseados em computador. Tipos de questões.Abstract: The types of questions available for Computer-Based Assessment (CBA) in Virtual Learning Environments (VLEs) still present accessibility issues in the context of deaf students. Due to these problems, the interaction of deaf students can be impaired and, consequently, deaf students can be prevented of using types of questions in VLEs as others students do. This master's thesis presents a set of accessibility recommendations for the deaf of the types of questions used in CBA in VLEs. The set of recommendations is composed of recommendations that were retrieved from studies available in the literature related to the theme of this research, and classified in three categories (i.e. "VLEs accessibility for the deaf", "Accessibility for designing Information and Communication Technologies (ICT) for deaf literacy", and "Accessibility in CBA". Some of these recommendations were fully maintained while others were adapted and rewritten considering the context of the types of questions used in VLEs. The set of recommendations generated in this research consists of accessibility recommendations for six types of questions (i.e. Association, Essay, Fill in the blank, Multiple choice, Short answer and True/False). The recommendations are classified according to each of the six types of questions and their relevance to questions and answers for each type of question. In addition to the recommendations, the research considered three profiles (i.e. "Teacher", "Student", and "Developer") and added usage suggestions to all the recommendations for each of the profiles. The set of recommendations proposed by this research was evaluated by IT experts and by deaf teachers. The evaluation results determined positive feedback both regarding the usefulness of the recommendations like their accuracy, in the hypothesis context. Key-words: Accessibility. Computer-based assessment. Computer-based testing. Deaf. Types of questions. Virtual learning environments.xiv, 161f. : il., tabs., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalMusica - Analise, apreciaçãoSistemas de reconhecimento de padrõesCiência da computaçãoRecomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - MAIRA CODO CANAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1249https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37905/1/R%20-%20D%20-%20MAIRA%20CODO%20CANAL.pdf.jpg6f7af3642a5d5ec899634d4fda4b768bMD51open accessTEXTR - D - MAIRA CODO CANAL.pdf.txtExtracted Texttext/plain302787https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37905/2/R%20-%20D%20-%20MAIRA%20CODO%20CANAL.pdf.txtea0fd370608ab0207e11e237540ccac3MD52open accessORIGINALR - D - MAIRA CODO CANAL.pdfapplication/pdf1758989https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37905/3/R%20-%20D%20-%20MAIRA%20CODO%20CANAL.pdf08b4226200b35a606f0fa05e713c92a4MD53open access1884/379052015-11-24 09:26:05.243open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37905Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082015-11-24T11:26:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizagem |
title |
Recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizagem |
spellingShingle |
Recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizagem Canal, Maíra Codo Musica - Analise, apreciação Sistemas de reconhecimento de padrões Ciência da computação |
title_short |
Recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full |
Recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_fullStr |
Recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_sort |
Recomendações de acessibilidade para surdos dos tipos de questões usadas na avaliação baseada em computador em ambientes virtuais de aprendizagem |
author |
Canal, Maíra Codo |
author_facet |
Canal, Maíra Codo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Sánchez García, Laura, 1957- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canal, Maíra Codo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Musica - Analise, apreciação Sistemas de reconhecimento de padrões Ciência da computação |
topic |
Musica - Analise, apreciação Sistemas de reconhecimento de padrões Ciência da computação |
description |
Orientadora : Profª. Drª. Laura Sánchez García |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-08T13:23:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-05-08T13:23:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/37905 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/37905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xiv, 161f. : il., tabs., algumas color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37905/1/R%20-%20D%20-%20MAIRA%20CODO%20CANAL.pdf.jpg https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37905/2/R%20-%20D%20-%20MAIRA%20CODO%20CANAL.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37905/3/R%20-%20D%20-%20MAIRA%20CODO%20CANAL.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f7af3642a5d5ec899634d4fda4b768b ea0fd370608ab0207e11e237540ccac3 08b4226200b35a606f0fa05e713c92a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898914394275840 |