A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciofe, Rosina Aparecida Barros
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53729
Resumo: Orientadora : Prof. Ma. Jokasta Pires Vieira Ferraz
id UFPR_630f2bff39f2a7ac2dcd6d7e1d237ee3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53729
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ciofe, Rosina Aparecida BarrosFerraz, Jokasta Pires VieiraUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-25T14:38:24Z2019-11-25T14:38:24Z2016https://hdl.handle.net/1884/53729Orientadora : Prof. Ma. Jokasta Pires Vieira FerrazMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Para a efetivação do processo de aprendizagem é essencial a parceria entre a família/escola, pois desde o seu nascimento, o indivíduo tem no núcleo familiar todas as influências que o levarão a desenvolver as atitudes que favorecerão a formação de um cidadão para o futuro. Em virtude disto, pretende-se descrever a importância da relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem para promover uma parceria que possibilite o sucesso e a formação humana dos educandos. Para isto, optouse pela pesquisa bibliográfica que abordaram a relação Escola/família no desenvolvimento da aprendizagem. Os aspectos legais que prevêem importância da família na educação estão na Constituição Federal e no Decreto Federal 6.094/2007. A LDB dispõe sobre a educação como direito de todos e dever do Estado e da Família, e da importância da articulação entre a escola, família e comunidade na educação. Além disto, o ECA prevê o direito dos pais ou responsáveis terem ciência do processo pedagógico, e participarem nas propostas educacionais. Percebeu-se que a participação da família no processo educacional é essencial para aprendizagem do ser humano e que para estreitar a relação família/escola há necessidade de conhecer a família dos alunos. Para isto, a escola deve incentivar a permanência da família através de reuniões mais interessantes e motivadoras. Mesmo diante do reconhecimento da social da importância da participação da família na educação dos filhos, é necessário que o poder público, a família, a sociedade e a escola sejam parcerias para o sucesso da aprendizagem.17 p.application/pdfLar e escolaEducaçãoA relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ROSINA APARECIDA BARROS CIOFE.pdfapplication/pdf276990https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53729/1/R%20-%20E%20-%20ROSINA%20APARECIDA%20BARROS%20CIOFE.pdf5cffe4004ed07e1621947686a8e3546bMD51open access1884/537292019-11-25 11:38:24.444open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53729Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-25T14:38:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem
title A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem
spellingShingle A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem
Ciofe, Rosina Aparecida Barros
Lar e escola
Educação
title_short A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem
title_full A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem
title_fullStr A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem
title_full_unstemmed A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem
title_sort A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem
author Ciofe, Rosina Aparecida Barros
author_facet Ciofe, Rosina Aparecida Barros
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ferraz, Jokasta Pires Vieira
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciofe, Rosina Aparecida Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Lar e escola
Educação
topic Lar e escola
Educação
description Orientadora : Prof. Ma. Jokasta Pires Vieira Ferraz
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-25T14:38:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-25T14:38:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53729
url https://hdl.handle.net/1884/53729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 17 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53729/1/R%20-%20E%20-%20ROSINA%20APARECIDA%20BARROS%20CIOFE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5cffe4004ed07e1621947686a8e3546b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860352422445056