A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53729 |
Resumo: | Orientadora : Prof. Ma. Jokasta Pires Vieira Ferraz |
id |
UFPR_630f2bff39f2a7ac2dcd6d7e1d237ee3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53729 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Ciofe, Rosina Aparecida BarrosFerraz, Jokasta Pires VieiraUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-25T14:38:24Z2019-11-25T14:38:24Z2016https://hdl.handle.net/1884/53729Orientadora : Prof. Ma. Jokasta Pires Vieira FerrazMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Para a efetivação do processo de aprendizagem é essencial a parceria entre a família/escola, pois desde o seu nascimento, o indivíduo tem no núcleo familiar todas as influências que o levarão a desenvolver as atitudes que favorecerão a formação de um cidadão para o futuro. Em virtude disto, pretende-se descrever a importância da relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem para promover uma parceria que possibilite o sucesso e a formação humana dos educandos. Para isto, optouse pela pesquisa bibliográfica que abordaram a relação Escola/família no desenvolvimento da aprendizagem. Os aspectos legais que prevêem importância da família na educação estão na Constituição Federal e no Decreto Federal 6.094/2007. A LDB dispõe sobre a educação como direito de todos e dever do Estado e da Família, e da importância da articulação entre a escola, família e comunidade na educação. Além disto, o ECA prevê o direito dos pais ou responsáveis terem ciência do processo pedagógico, e participarem nas propostas educacionais. Percebeu-se que a participação da família no processo educacional é essencial para aprendizagem do ser humano e que para estreitar a relação família/escola há necessidade de conhecer a família dos alunos. Para isto, a escola deve incentivar a permanência da família através de reuniões mais interessantes e motivadoras. Mesmo diante do reconhecimento da social da importância da participação da família na educação dos filhos, é necessário que o poder público, a família, a sociedade e a escola sejam parcerias para o sucesso da aprendizagem.17 p.application/pdfLar e escolaEducaçãoA relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ROSINA APARECIDA BARROS CIOFE.pdfapplication/pdf276990https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53729/1/R%20-%20E%20-%20ROSINA%20APARECIDA%20BARROS%20CIOFE.pdf5cffe4004ed07e1621947686a8e3546bMD51open access1884/537292019-11-25 11:38:24.444open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53729Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-25T14:38:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem |
title |
A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem |
spellingShingle |
A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem Ciofe, Rosina Aparecida Barros Lar e escola Educação |
title_short |
A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem |
title_full |
A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem |
title_fullStr |
A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem |
title_sort |
A relação entre escola e família no desenvolvimento da aprendizagem |
author |
Ciofe, Rosina Aparecida Barros |
author_facet |
Ciofe, Rosina Aparecida Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ferraz, Jokasta Pires Vieira Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciofe, Rosina Aparecida Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lar e escola Educação |
topic |
Lar e escola Educação |
description |
Orientadora : Prof. Ma. Jokasta Pires Vieira Ferraz |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-25T14:38:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-25T14:38:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53729 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
17 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53729/1/R%20-%20E%20-%20ROSINA%20APARECIDA%20BARROS%20CIOFE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5cffe4004ed07e1621947686a8e3546b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860352422445056 |