O PNAIC de alfabetização matemática no município de Curitiba : ranços e avanços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitorino, Viviane da Cruz Leal Nunes, 1974-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72721
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouski
id UFPR_64e0f98cf9b0226ad8329e203d786d01
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72721
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Vitorino, Viviane da Cruz Leal Nunes, 1974-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaRolkouski, Emerson, 1975-2022-01-07T18:57:11Z2022-01-07T18:57:11Z2021https://hdl.handle.net/1884/72721Orientador: Prof. Dr. Emerson RolkouskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 07/06/2021Inclui referências: p. 260-266Resumo: O objetivo da pesquisa aqui relatada foi compreender os impactos da formação do PNAIC de Alfabetização Matemática na trajetória profissional e na prática pedagógica de professoras do Município de Curitiba. Para tanto, utilizaram-se pressupostos do ciclo de políticas públicas educacionais, composto por três contextos principais: influência, produção de texto e prática. Para o contexto de influência, fez-se um estudo sociopolítico da época, destacando o papel da sociedade civil organizada para que esse tema fosse privilegiado na agenda política. Para o contexto da produção de texto, enfatizaram-se as leis e os Cadernos de Formação que instituíram o PNAIC, em particular o PNAIC de Alfabetização Matemática. No contexto da prática, utilizaram-se as narrativas compostas por entrevistas com os Formadores, Orientadores de Estudos e Professores Cursistas, realizadas de acordo com os aportes metodológicos da História Oral, constituindo fontes históricas. Por meio dessas narrativas, verificou-se que o PNAIC causou impacto na prática, na reflexão sobre a alfabetização matemática, no cotidiano e na vida profissional das entrevistadas. A pesquisa reforçou que as pessoas fazem história, suas narrativas são fontes históricas e espera-se que essas se tornem objetos de pesquisa de outros pesquisadores, que os leitores se debrucem sobre elas, lançando novos olhares e perspectivas. Espera-se que a conclusão da pesquisa contribua para a elaboração e reelaboração de políticas públicas educacionais e para aqueles que se dedicam à compreensão de suas potencialidades e limitações.Abstract: The objective of the research reported here was to understand the impacts of the formation of the PNAIC of Mathematical Literacy on the career and pedagogical practice of teachers that participated in the qualification program in the city of Curitiba. To this end, we will use assumptions from the cycle of public educational policies, composed of three main contexts: influence, text production and practice. For the context of influence, we made a sociopolitical study of the time, highlighting the role of organized civil society so that this topic was privileged on the political agenda. For the context of text production, we will emphasize the laws and training books that instituted the PNAIC, specially the ones from the Mathematical Literacy field. In the context of practice, we will use narratives composed of interviews with trainers, study advisers and teachers that took part in the program, those were carried out according to the methodologies of Oral History, constituting historical sources. Through those narratives, we noticed that PNAIC has impacted the practice, the reflection over mathematical alphabetization, the day-to-day life and the professional life from the interviewed. The research reinforces that the people make history, their narratives are sources and those should become research objects for other academics, may the readers look carefully at them, bringing new views and perspectives. It is expected that the conclusion of the research will contribute to the elaboration and re-elaboration of public educational policies and for those who are dedicated to understanding their potential and limitations.1 arquivo (318 p.) : il.application/pdfPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil)Matemática - Estudo e ensinoFormação de professoresHistoria oralMatemáticaO PNAIC de alfabetização matemática no município de Curitiba : ranços e avançosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VIVIANE DA CRUZ LEAL NUNES VITORINO.pdfapplication/pdf8740415https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72721/1/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20DA%20CRUZ%20LEAL%20NUNES%20VITORINO.pdfa38b68261d74e01a88ec358b0f0ecd6eMD51open access1884/727212022-01-07 15:57:12.057open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72721Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-01-07T18:57:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O PNAIC de alfabetização matemática no município de Curitiba : ranços e avanços
title O PNAIC de alfabetização matemática no município de Curitiba : ranços e avanços
spellingShingle O PNAIC de alfabetização matemática no município de Curitiba : ranços e avanços
Vitorino, Viviane da Cruz Leal Nunes, 1974-
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil)
Matemática - Estudo e ensino
Formação de professores
Historia oral
Matemática
title_short O PNAIC de alfabetização matemática no município de Curitiba : ranços e avanços
title_full O PNAIC de alfabetização matemática no município de Curitiba : ranços e avanços
title_fullStr O PNAIC de alfabetização matemática no município de Curitiba : ranços e avanços
title_full_unstemmed O PNAIC de alfabetização matemática no município de Curitiba : ranços e avanços
title_sort O PNAIC de alfabetização matemática no município de Curitiba : ranços e avanços
author Vitorino, Viviane da Cruz Leal Nunes, 1974-
author_facet Vitorino, Viviane da Cruz Leal Nunes, 1974-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitorino, Viviane da Cruz Leal Nunes, 1974-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rolkouski, Emerson, 1975-
contributor_str_mv Rolkouski, Emerson, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil)
Matemática - Estudo e ensino
Formação de professores
Historia oral
Matemática
topic Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil)
Matemática - Estudo e ensino
Formação de professores
Historia oral
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouski
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-07T18:57:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-07T18:57:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72721
url https://hdl.handle.net/1884/72721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (318 p.) : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72721/1/R%20-%20D%20-%20VIVIANE%20DA%20CRUZ%20LEAL%20NUNES%20VITORINO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a38b68261d74e01a88ec358b0f0ecd6e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860930734129152