Economia solidária : uma proposta de educação não formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergonsi, Sandra Suely Soares
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26490
Resumo: Orientadora: Profª Drª Tania Stoltz
id UFPR_6578d393c4d55230bfc76019fb2fdf04
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26490
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bergonsi, Sandra Suely SoaresStoltz, Tania, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-07-31T13:44:18Z2020-07-31T13:44:18Z2011https://hdl.handle.net/1884/26490Orientadora: Profª Drª Tania StoltzTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 06/09/2011Inclui referênciasResumo: O tema desta investigação refere-se aos obstáculos à internalização de valores e princípios da Economia Solidária nas práticas cotidianas de pessoas associadas aos empreendimentos no modelo autogestionário. O estudo apresenta como objetivos: compreender o que impede que os valores e princípios da Economia Solidária se concretizem e transformem as relações entre as pessoas na prática cotidiana; investigar os motivos que levam o discurso sobre as práticas solidárias e cooperativas a não serem realmente internalizados pelos indivíduos; compreender os limites de um processo educacional que busca a emancipação e a autonomia dos grupos populares. A pesquisa foi realizada com o método de estudo de caso e se desenvolveu a partir das seguintes fontes de evidência: entrevista semiestruturada, relatórios apresentados à FINEP nos anos de 2005, 2006 e 2007, e observações em campo. O estudo se desenvolveu com seis participantes do grupo associativo Sabor Natural, que desenvolviam atividades na área de Panificação, residentes na Vila Torres, favela situada na área urbana de Curitiba, estado do Paraná. O grupo em questão era orientado de acordo com a metodologia de incubagem, adotada pelo Programa de Extensão Universitária, da Universidade Federal do Paraná, conhecido como Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares aos moldes da Economia Solidária e do cooperativismo autogestionário. O referencial teórico e metodológico adotado é o da Psicologia Histórico-Cultural de L. S. Vygotsky, que propõe para a análise das informações a constituição de núcleos de significação. Como resultados foram encontrados três núcleos de significação que, por sua vez, permitiram a discussão dos sentidos dados à atividade associada pelos participantes: aprendizagem para o desenvolvimento, regulação X autorregulação e caminho para a autorregulação. As conclusões do estudo indicam que para a Economia Solidária se concretizar como uma alternativa ao capitalismo, as instituições que atuam com grupos populares, organizando unidades produtivas aos moldes de associações e cooperativas autogestionárias, devem estar preparadas para atuar na perspectiva da educação não formal e voltadas ao desenvolvimento das funções psicológicas de adultos pouco escolarizados ou sem escolarização. Isto significa trabalhar articulando a formação para o associativismo ao incremento da escolarização dos associados.Abstract: The theme of this investigation refers to the obstacles to the internalization of values and principles of the Supportive Economy on the daily practices of the associated people to the ventures of the self-management model. The study presents as goals: to comprehend what prevents that the values and practices of the Supportive Economy materialize and transform the relationship among people on the daily practice; to investigate the reasons why the discourse on the supportive practices and co-operatives are not really internalized by individuals; to comprehend which are the limits of an educational process that seeks the empowerment and autonomy of popular groups. The research was accomplished with the method of case study and developed from the following sources of evidence: semistructured interview; reports presented to FINEP on 2005, 2006 and 2007, and field observations. The study was developed with six participants of the associative group Sabor Natural (Natural Flavor) that developed activities on the bakery area, and Vila Torres. residents, slum located in the urban area of Curitiba, Parana State. The group in question was oriented according to the methodology of incubation, adopted by the University Extension Program, from the Federal University of Parana, known as the Technological Incubator of Popular Cooperatives on the mold of Supportive Economy and the self-managed cooperatives.The theoretical and methodological reference is the one from Cultural-historical psychology of L. S Vygotsky, that proposes to the analisys of the information and constitution of Nucleus of Significance. As results were found three nucleus of significance that, in turn, allowed the discussion of the meanings given to the activity associated by the participants: learning to the development, regulating X self-regulation and the path to the self-regulation. The conclusions of the study indicate that for the Supportive Economy materialize as an alternative to capitalism, the institutions that operate as popular groups organizing production units in the molds of associations and self-managed cooperatives, must be prepared to operate on the perspective of the non-formal education and directed to the development of the psychological functions of adults with little schooling or no education. It means working articulating the formation to the associativism to the increment of the schooling of the associated.274 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEconomia solidáriaEducação não-formalFormaçao profissional - Curitiba (PR)EducaçãoEconomia solidária : uma proposta de educação não formalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALtese FINAL.pdfapplication/pdf2740804https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26490/1/tese%20FINAL.pdf9abada40bcb66d4c184c5d0fa11904a3MD51open accessTEXTtese FINAL.pdf.txtExtracted Texttext/plain587201https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26490/2/tese%20FINAL.pdf.txt4e838548233c2a1ae12fbf2e8057caa6MD52open accessTHUMBNAILtese FINAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26490/3/tese%20FINAL.pdf.jpgc6f333d2453b94e8a6768f91ae47b921MD53open access1884/264902020-07-31 10:44:18.124open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26490Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-31T13:44:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Economia solidária : uma proposta de educação não formal
title Economia solidária : uma proposta de educação não formal
spellingShingle Economia solidária : uma proposta de educação não formal
Bergonsi, Sandra Suely Soares
Teses
Economia solidária
Educação não-formal
Formaçao profissional - Curitiba (PR)
Educação
title_short Economia solidária : uma proposta de educação não formal
title_full Economia solidária : uma proposta de educação não formal
title_fullStr Economia solidária : uma proposta de educação não formal
title_full_unstemmed Economia solidária : uma proposta de educação não formal
title_sort Economia solidária : uma proposta de educação não formal
author Bergonsi, Sandra Suely Soares
author_facet Bergonsi, Sandra Suely Soares
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Stoltz, Tania, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergonsi, Sandra Suely Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Economia solidária
Educação não-formal
Formaçao profissional - Curitiba (PR)
Educação
topic Teses
Economia solidária
Educação não-formal
Formaçao profissional - Curitiba (PR)
Educação
description Orientadora: Profª Drª Tania Stoltz
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-31T13:44:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-31T13:44:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/26490
url https://hdl.handle.net/1884/26490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 274 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26490/1/tese%20FINAL.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26490/2/tese%20FINAL.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26490/3/tese%20FINAL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9abada40bcb66d4c184c5d0fa11904a3
4e838548233c2a1ae12fbf2e8057caa6
c6f333d2453b94e8a6768f91ae47b921
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860612670619648