Compreendendo as identidades LGBTQIA+ : entre o sair do armário e o livro didático de história, conexões possíveis de histórias não contadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tiago Vidal da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/81359
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Edilson Aparecido Chaves
id UFPR_658b68e8fe7b3cf0120105a9099005b2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/81359
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaChaves, Edilson Aparecido, 1971-Silva, Tiago Vidal da2023-03-01T15:12:23Z2023-03-01T15:12:23Z2022https://hdl.handle.net/1884/81359Orientador: Prof. Dr. Edilson Aparecido ChavesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 14/12/2022Inclui referências: p. 240-262Resumo: Este trabalho tem por objetivo problematizar a presença e/ou a ausência das identidades LGBTQIA+ no livro didático de História. Ao considerar que as relações de gênero e as sexualidades permeiam nossa sociedade e estruturam nossas relações de poder, nesta pesquisa entende-se que é papel do Ensino de História discutir e problematizar a diversidade de orientação sexual e de gênero, mesmo que esta esteja presente no currículo e no livro didático de forma vaga. Como principal e às vezes o único suporte do trabalho docente, o livro didático se propõe a discutir a diversidade e as sexualidades para além da norma heterossexual? Esta questão se faz relevante, tendo em vista que por meio de suas narrativas o livro didático contribui na definição das identidades, na representação e visibilidade dos múltiplos sujeitos históricos, na desconstrução de preconceitos e na promoção do respeito à pluralidade. A pesquisa tem por objeto o livro didático de História (História, Sociedade & Cidadania, da editora FTD), aprovado no PNLD 2020 para os anos finais do ensino fundamental e distribuído em todas as escolas da rede estadual do Paraná e como metodologia a análise de conteúdo. Com base nos referenciais teóricos dos Estudos Queer, nas funções do livro didático apontadas por Alain Choppin e nas propostas pedagógicas discutidas por Tomaz Tadeu da Silva para se abordar a diferença na escola, este trabalho desenvolve a análise de conteúdos textuais dos capítulos, imagens, atividades e orientações do Manual do/a professor/a, em que se percebe a inexistência de problematização da norma (cisheteronormatividade) e a quase total ausência das sexualidades não hegemônicas no livro didático. Entendendo a necessidade de se trabalhar a temática nas aulas de História, bem como a carência de formação e de materiais para as/os professoras/es, a partir da análise foram desenvolvidas proposições didáticas com a utilização de fontes, resultando em um material didático, que pode ser utilizado em sala de aula, a fim de abordar, discutir e problematizar as questões de gênero e sexualidades com as/os estudantes.Abstract: This work aims to problematize the presence and/or absence of LGBTQIA+ identities in the History textbook. When considering that gender relations and how sexualities permeate society and structure our power relations, in this research, which is the role of contestable History Teaching and questioning sexual and gender orientation, even if our understanding is present in the curriculum and in the book vaguely didactic. As the main and sometimes the only support of teaching work, does the textbook propose to discuss diversity and sexualities beyond the heterosexual norm? This issue is relevant, considering that through its narratives the textbook contributes to the definition of identities, the representation and visibility of multiple historical subjects, the deconstruction of prejudices and the promotion of respect for plurality. The research has as its object the History textbook (História, Sociedade & Cidadania, from the publisher FTD), approved in the PNLD 2020 for the final years of elementary school and distributed in all schools in the state network of Paraná. contents. Based on the theoretical references of Queer Studies, on the functions of the textbook pointed out by Alain Choppin and on the pedagogical proposals discussed by Tomaz Tadeu da Silva to approach the difference in school, this work develops the analysis of textualcontent of the chapters, images, activities and guidelines of the teacher's manual, in which the absence of problematization of the norm (cisheteronormativity) and the almost total absence of non-hegemonic sexualities in the textbook is perceived. Understanding the need to work on the theme in History classes, as well as the lack of training and materials for teachers, based on the analysis, didactic propositions were developed using sources, resulting in didactic material, that can be used in the classroom, in order to approach, discuss and problematize gender and sexuality issues with students.1 recurso online : PDF.application/pdfHistoria - Estudo e ensinoIdentidade de gêneroOrientação sexualCompreendendo as identidades LGBTQIA+ : entre o sair do armário e o livro didático de história, conexões possíveis de histórias não contadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TIAGO VIDAL DA SILVA.pdfapplication/pdf8376030https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81359/1/R%20-%20D%20-%20TIAGO%20VIDAL%20DA%20SILVA.pdfe3d15aec30fa5ab7b72abbe75f25b544MD51open access1884/813592023-03-01 12:12:23.4open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81359Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-03-01T15:12:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreendendo as identidades LGBTQIA+ : entre o sair do armário e o livro didático de história, conexões possíveis de histórias não contadas
title Compreendendo as identidades LGBTQIA+ : entre o sair do armário e o livro didático de história, conexões possíveis de histórias não contadas
spellingShingle Compreendendo as identidades LGBTQIA+ : entre o sair do armário e o livro didático de história, conexões possíveis de histórias não contadas
Silva, Tiago Vidal da
Historia - Estudo e ensino
Identidade de gênero
Orientação sexual
title_short Compreendendo as identidades LGBTQIA+ : entre o sair do armário e o livro didático de história, conexões possíveis de histórias não contadas
title_full Compreendendo as identidades LGBTQIA+ : entre o sair do armário e o livro didático de história, conexões possíveis de histórias não contadas
title_fullStr Compreendendo as identidades LGBTQIA+ : entre o sair do armário e o livro didático de história, conexões possíveis de histórias não contadas
title_full_unstemmed Compreendendo as identidades LGBTQIA+ : entre o sair do armário e o livro didático de história, conexões possíveis de histórias não contadas
title_sort Compreendendo as identidades LGBTQIA+ : entre o sair do armário e o livro didático de história, conexões possíveis de histórias não contadas
author Silva, Tiago Vidal da
author_facet Silva, Tiago Vidal da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chaves, Edilson Aparecido, 1971-
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tiago Vidal da
contributor_str_mv Chaves, Edilson Aparecido, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Historia - Estudo e ensino
Identidade de gênero
Orientação sexual
topic Historia - Estudo e ensino
Identidade de gênero
Orientação sexual
description Orientador: Prof. Dr. Edilson Aparecido Chaves
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-01T15:12:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-01T15:12:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/81359
url https://hdl.handle.net/1884/81359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81359/1/R%20-%20D%20-%20TIAGO%20VIDAL%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e3d15aec30fa5ab7b72abbe75f25b544
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898725156716544