Avaliação de aplicativo para smartphones como ferramenta educacional para estomatologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Júlio Antônio Marçal
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/59511
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Juliana Lucena Schussel
id UFPR_66709bf4e00ab336da8ef452d0e2311a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59511
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em OdontologiaSchussel, Juliana Lucena, 1980-Silva, Júlio Antônio Marçal2024-02-20T18:44:03Z2024-02-20T18:44:03Z2018https://hdl.handle.net/1884/59511Orientadora: Prof.ª Dr.ª Juliana Lucena SchusselDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Defesa : Curitiba, 23/07/2018Inclui referências: p.36-37Resumo: O objetivo desde trabalho é avaliar qualitativamente o uso de aplicativo mobile (app) como ferramenta auxiliar de ensino para graduação na disciplina de Estomatologia. O app foi desenvolvido a partir de plataforma digital, e disponibilizado gratuitamente para os sistemas Android® e iOS®. O conteúdo desenvolvido inclui vídeos de técnicas de exame e biópsia, textos relacionados aos conteúdos trabalhados na disciplina, dicas para o dia a dia clínico e biossegurança, além de um atlas clínico com imagens colhidas no banco de imagens da disciplina. Também foram disponibilizadas informações relacionadas ao funcionamento da disciplina, como cronograma, planos de aula e material de apoio, e também links para atividades propostas em sala de aula. Hoje o mesmo é ferramenta de apoio educacional, se tornando parte indissociável da disciplina, servindo como elo estreitador da relação docentediscente. Para avaliar a experiência de uso, foram criados 3 grupos de interesse (Alunos usuários, profissionais de tecnologia da informação e profissionais da área de estomatologia/patologia bucal), que após utilizarem o app, responderam a um questionário online, baseado em uma escala de significação. Após a coleta dos dados foi possível interpretar que o app teve uma ótima aceitação, e é tido como uma ferramenta de apoio muito válida, que segundo os entrevistados até poderia ter validade externa para outras disciplinas do campo odontológico. Provavelmente pela facilidade de acesso, gratuidade e mobilidade dos aplicativos para smartphones, os mesmos sejam muito além de uma tendência educacional, e sim, uma realidade já presente no nosso dia a dia, que possui cada vez mais incentivadores e usuários. Palavras-Chave: Aplicativo, Ensino, Estomatologia.Abstract: The objective of this study is to evaluate the use of mobile app (app) as an auxiliary teaching tool for graduation in the discipline of Stomatology. The app was developed from a digital platform, and made available for free to Android® and iOS® systems. The developed content includes videos of exam and biopsy techniques, texts related to the content worked on in the discipline, tips for clinical day-to-day and biosafety, as well as a clinical atlas with images taken from the image bank of the discipline. Information related to the discipline's functioning was also made available, such as a schedule, lesson plans and support material, as well as links to activities proposed in the classroom. Today it is a tool of educational support, becoming an inseparable part of the discipline, serving as a closer link between the teacher-student relationship. To evaluate the experience of use, 3 interest groups were created (users students, professionals of information technology and professionals in the field of stomatology / oral pathology), who after using the app, answered an online questionnaire, based on a scale of meaning After the data collection it was possible to interpret that the app had an excellent acceptance, and is considered as a very valid support tool, which according to the interviewees could even have external validity for other disciplines of the dental field. Probably because of the ease of access, gratuity and mobility of smartphone applications, these are far beyond an educational trend, but a reality already present in our daily lives, which has more and more supporters and users. Key Words: Application, Education, Stomatology.1 recurso online : PDF.application/pdfEstomatologiaOdontologiaAvaliação de aplicativo para smartphones como ferramenta educacional para estomatologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIO ANTONIO MARCAL SILVA.pdfapplication/pdf2797712https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59511/1/R%20-%20D%20-%20JULIO%20ANTONIO%20MARCAL%20SILVA.pdfea72ba504391140706ebd1b2b357a5faMD51open access1884/595112024-02-20 15:44:03.802open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59511Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-02-20T18:44:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação de aplicativo para smartphones como ferramenta educacional para estomatologia
title Avaliação de aplicativo para smartphones como ferramenta educacional para estomatologia
spellingShingle Avaliação de aplicativo para smartphones como ferramenta educacional para estomatologia
Silva, Júlio Antônio Marçal
Estomatologia
Odontologia
title_short Avaliação de aplicativo para smartphones como ferramenta educacional para estomatologia
title_full Avaliação de aplicativo para smartphones como ferramenta educacional para estomatologia
title_fullStr Avaliação de aplicativo para smartphones como ferramenta educacional para estomatologia
title_full_unstemmed Avaliação de aplicativo para smartphones como ferramenta educacional para estomatologia
title_sort Avaliação de aplicativo para smartphones como ferramenta educacional para estomatologia
author Silva, Júlio Antônio Marçal
author_facet Silva, Júlio Antônio Marçal
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schussel, Juliana Lucena, 1980-
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Júlio Antônio Marçal
contributor_str_mv Schussel, Juliana Lucena, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Estomatologia
Odontologia
topic Estomatologia
Odontologia
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Juliana Lucena Schussel
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-20T18:44:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-20T18:44:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/59511
url https://hdl.handle.net/1884/59511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59511/1/R%20-%20D%20-%20JULIO%20ANTONIO%20MARCAL%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ea72ba504391140706ebd1b2b357a5fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860347419688960