Aplicabilidade do vídeo como recurso complementar para demonstração de biópsias na estomatologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Raquel Sitonio Trigueiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65136
Resumo: Orientador: Prof. Dr. José Miguel Amenábar Céspedes
id UFPR_ec4429a6d9211e32486e4abc9867f0bc
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65136
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em OdontologiaAmenábar, José Miguel, 1976-Diniz, Raquel Sitonio Trigueiro2024-02-20T18:32:48Z2024-02-20T18:32:48Z2019https://hdl.handle.net/1884/65136Orientador: Prof. Dr. José Miguel Amenábar CéspedesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia. Defesa : Curitiba, 27/09/2019Inclui referências: p. 46-50Resumo: O uso dos recursos de multimídia como estratégias para o ensino vem ganhando espaço no ambiente acadêmico, podendo se tornar em uma metodologia rotineiramente usada na Odontologia. Por este motivo, a proposta do presente estudo foi avaliar o uso do vídeo como ferramenta para demonstração de biópsias com a finalidade de utilizá-las como recurso auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Participaram 52 acadêmicos do primeiro ano do Curso de Odontologia, sendo 32 mulheres e 20 homens, com média de 21,15 anos. Os participantes foram divididos em dois grupos com 26 acadêmicos em cada grupo. Um dos grupos assistia um procedimento cirúrgico de biópsia de lesão de mucocele ao vivo, enquanto o outro assistia um vídeo demonstrativo também de uma biópsia de lesão de mucocele. Ao finalizar a sessão ambos os grupos responderam um questionário sobre o procedimento realizado. Posteriormente os grupos foram invertidos, assistiram as mesmas cirurgias com outra metodologia e responderam novamente o mesmo questionário e uma nova avaliação sobre a percepção do conhecimento imediato adquirido. Um questionário de auto percepção. Os dados coletados dos questionários foram analisados estatisticamente aplicando o teste t pareado. Os resultados mostraram que não houve diferença entre os grupos no primeiro momento de avaliação. No entanto, quando comparados isoladamente os métodos aplicados dentro de cada grupo, foi observado que aqueles que assitiram a cirurgia ao vivo e posteriormente o vídeo tiveram uma melhora significativa no número de acertos (p<0,001). Não houve diferenças significativas no grupo que assitiu primeiro o vídeo e depois a aula ao vivo (p=0,391). Os acadêmicos relataram preferir o vídeo como ferramenta complementar e não como um recurso isolado para o ensino. Concluímos que o vídeo apresenta-se como um ótimo recurso para complentação e/ou fixação de conteúdo, sendo bem aceito pelos acadêmicos. E ainda podemos concluir que o percentual de acertos foi maior quando aplicada aula demonstrativa no primeiro momento e o vídeo no segundo momento. Palavras-chaves: Estomatologia. Biópsia. Vídeos.Abstract: The use of multimedia resources as teaching strategies has been gaining ground in the academic environment and may become, in the very near future, a methodology routinely used in Dentistry. For this reason, the aim of this study was to evaluate the use of video as a tool for biopsies demonstration in order to use them as an aid resource in the teaching-learning process. Fifty-two students from the first year of the Dentistry School, being thirty-two women and twenty men, within the agerage of 21.15 years old of age participated in this study. The participants were divided into two groups with twenty-six academics in each group, separated into different locations. One of the groups watched a live surgical procedure of mucocele lesion biopsy, while the other one watched a video, also demonstrating a mucocele biopsy. At the end of the session, both groups answered a questionnaire about the procedure performed. Subsequently, the groups were inverted and attended the surgeries using the other methodology, and answered again the same questionnaire and a new evaluation on the two forms of content presentation. Data collected from the questionnaires were tabulated and statistically analyzed using the paired t-test. Results showed that there was no difference between the groups in the first moment of evaluation. However, when comparing the methods applied within each group, it was observed that those who attended the live surgery and watched the video afterwards, had a significant improvement in the number of correct answers (p<0,001). There were no significant differences in the group that watched the video first and attended the live class afterwards (p=0,391). On the other hand, the academics reported preferring the video as a complementary tool rather than an isolated resource for teaching. The results indicated that the video is presented as a great resource for content complementation and/or fixation, becoming well accepted by the academics. Keywords: Oral Medicine. Biopsy. Audiovisual aids.1 recurso online : PDF.application/pdfEstomatologiaBiópsiaOdontologiaAplicabilidade do vídeo como recurso complementar para demonstração de biópsias na estomatologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - RAQUEL SITONIO TRIGUEIRO DINIZ.pdfapplication/pdf1486653https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65136/1/R%20-%20D%20-%20RAQUEL%20SITONIO%20TRIGUEIRO%20DINIZ.pdf73c307196e687699a6327c21a6a1f0d0MD51open access1884/651362024-02-20 15:32:48.28open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65136Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-02-20T18:32:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicabilidade do vídeo como recurso complementar para demonstração de biópsias na estomatologia
title Aplicabilidade do vídeo como recurso complementar para demonstração de biópsias na estomatologia
spellingShingle Aplicabilidade do vídeo como recurso complementar para demonstração de biópsias na estomatologia
Diniz, Raquel Sitonio Trigueiro
Estomatologia
Biópsia
Odontologia
title_short Aplicabilidade do vídeo como recurso complementar para demonstração de biópsias na estomatologia
title_full Aplicabilidade do vídeo como recurso complementar para demonstração de biópsias na estomatologia
title_fullStr Aplicabilidade do vídeo como recurso complementar para demonstração de biópsias na estomatologia
title_full_unstemmed Aplicabilidade do vídeo como recurso complementar para demonstração de biópsias na estomatologia
title_sort Aplicabilidade do vídeo como recurso complementar para demonstração de biópsias na estomatologia
author Diniz, Raquel Sitonio Trigueiro
author_facet Diniz, Raquel Sitonio Trigueiro
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amenábar, José Miguel, 1976-
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Raquel Sitonio Trigueiro
contributor_str_mv Amenábar, José Miguel, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Estomatologia
Biópsia
Odontologia
topic Estomatologia
Biópsia
Odontologia
description Orientador: Prof. Dr. José Miguel Amenábar Céspedes
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-20T18:32:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-20T18:32:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/65136
url https://hdl.handle.net/1884/65136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65136/1/R%20-%20D%20-%20RAQUEL%20SITONIO%20TRIGUEIRO%20DINIZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 73c307196e687699a6327c21a6a1f0d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860311194533888