O processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual : interlocuções teóricas e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Enes, Sônia Elina Sampaio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/81532
Resumo: Orientadora: Profª Dra. Verônica Branco
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBranco, Veronica, 1947-Enes, Sônia Elina Sampaio2023-06-27T14:17:52Z2023-06-27T14:17:52Z2022https://hdl.handle.net/1884/81532Orientadora: Profª Dra. Verônica BrancoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/10/2022Inclui referências: p. 192-200Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo objetivo foi de analisar as estratégias e metodologias utilizadas pelos professores no processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual, buscando identificar os desafios enfrentados e as possibilidades encontradas por estes docentes diante da construção das hipóteses de leitura e escrita daqueles alunos. Foi realizada em três escolas estaduais de ensino fundamental localizadas no município de Cruzeiro do Sul/Acre e contou com a participação de 09 professores, dos quais 06 atuam na sala de aula comum e 03 atuam na sala de recurso multifuncional. Partimos do princípio de que os déficits de leitura e escrita dos estudantes brasileiros é tema amplamente discutido no meio educativo, com destaque para as questões da alfabetização de alunos com deficiência, devido aos prejuízos que a complexidade do processo de alfabetizar pode causar na escolarização desses. Fundamentamos nossa pesquisa em autores da área da alfabetização como BRANCO (1993, 2006, 2009, 2014), CAGLIARI (1999, 2009); CARVALHO (2014); FERREIRO (1985;1996); KLEIMAN (2001); SOARES (2020); TEBEROSKY (2003); WEISZ (2002) dentre outros. E a respeito da educação especial, consultamos CARVALHO (1998; 2008); MANTOAN (1997; 2003), MITLER (2003); PLESCTH (2013). Em relação a parte metodológica foi empregada a pesquisa de campo com a realização de entrevistas semiestruturadas e observações do trabalho docente em sala de aula. Os dados coletados foram analisados com a Análise de Conteúdo segundo Laurence Bardin. A pesquisa revelou duas categorias, construídas a partir dos onze temas eleitos com base nas falas das participantes. Na primeira categoria, "Alfabetização de alunos com DI: recursos, métodos e estratégias metodológicas em construção", os professores mencionaram os recursos, métodos e metodologias que utilizam no processo de alfabetização do aluno com deficiência intelectual, revelando que não há um método específico para alfabetizar, mas escolhem estratégias, atividades e recursos que estimulam a aprendizagem dos alunos, que, no entanto, são as mesmas utilizadas com os alunos comuns. A segunda categoria, "Os desafios, dificuldades e resistência do ser professor", revela algumas insatisfações dos professores referentes ao processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual, justificada pela ausência de uma formação que os capacite para atuarem com esses alunos, além do registro do pouco envolvimento da família nesse processo. É possível afirmar que quando os professores da sala comum se aproximam de teorias sobre a temática da Educação Especial e sobre as possibilidades do aluno com deficiência intelectual, assumem novos discursos, porém não evidenciam reelaborações nas práticas pedagógicas e nas estratégias metodológicas direcionadas ao processo de alfabetização desses alunos. Evidenciamos que nenhuma das professoras participantes teve a oportunidade de realizar cursos de formação sobre alfabetização e tão pouco sobre a capacidade de aprender de alunos com deficiência intelectual, o que poderia levá-las a reconstruir saberes e fazeres, ao compartilhamento de experiências, descobertas e a construção de estratégias que pudessem superar as dificuldades encontradas na sala de aula.Abstract: This work is the result of a qualitative research, whose objective was to analyze the strategies and methodologies used by teachers in the literacy process of students with intellectual disabilities, seeking to identify the challenges faced and the possibilities found by these teachers in the face of the construction of hypotheses of reading and writing for those students. It was carried out in three state elementary schools located in the municipality of Cruzeiro do Sul/Acre and had the participation of 09 teachers, of which 06 work in the common classroom and 03 work in the multifunctional resource room. We start from the principle that the reading and writing deficits of Brazilian students is a widely discussed topic in the educational environment, with emphasis on literacy issues for students with disabilities, due to the damage that the complexity of the literacy process can cause in their schooling. We base our research on authors in the area of literacy such as BRANCO (1993, 2006, 2009, 2014), CAGLIARI (1999, 2009); CARVALHO (2014); FERREIRO (1985; 1996); KLEIMAN (2001); SOARES (2020); TEBEROSKY (2003); WEISZ (2002) among others. And regarding special education, we consulted CARVALHO (1998; 2008); MANTOAN (1997; 2003), MITLER (2003); PLESCTH (2013). Regarding the methodological part, field research was used with semi-structured interviews and observations of teaching work in the classroom. The collected data were analyzed using Content Analysis according to Laurence Bardin. The research revealed two categories, constructed from the eleven themes chosen based on the participants' speeches. In the first category, "Literacy of students with ID: resources, methods and methodological strategies under construction", the teachers mentioned the resources, methods and methodologies they use in the literacy process of students with intellectual disabilities, revealing that there is no specific method for literacy, but choose strategies, activities and resources that stimulate student learning, which, however, are the same used with ordinary students. The second category, "The challenges, difficulties and resistance of being a teacher", reveals some dissatisfactions of teachers regarding the literacy process of students with intellectual disabilities, justified by the lack of training that enables them to work with these students, in addition to the registration the little involvement of the family in this process. It is possible to state that when teachers in the common room approach theories on the theme of Special Education and on the possibilities of students with intellectual disabilities, they assume new discourses, but do not show evidence of re-elaborations in pedagogical practices and methodological strategies aimed at the literacy process of these students. We showed that none of the participating teachers had the opportunity to take training courses on literacy and neither on the ability to learn of students with intellectual disabilities, which could lead them to rebuild knowledge and practices, to share experiences, discoveries and to construction of strategies that could overcome the difficulties encountered in the classroom.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEducação especialDeficiência IntelectualAlfabetização - MetodologiaAlfabetização - Estudo e ensinoEducaçãoO processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual : interlocuções teóricas e práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - SONIA ELINA SAMPAIO ENES.pdfapplication/pdf2502772https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81532/1/R%20-%20T%20-%20SONIA%20ELINA%20SAMPAIO%20ENES.pdfbd1fdfcaea1eb8f03e7e2d53d916f576MD51open access1884/815322023-06-27 11:17:53.037open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81532Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-27T14:17:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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