Deficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mette, Camila Miliszewski
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147840
Resumo: A presente pesquisa está situada na área da alfabetização e educação especial, com foco nas estratégias pedagógicas para alfabetização de pessoas com deficiência intelectual. O objetivo consiste em analisar a potencialidade do uso de recursos e estratégias como auxiliares no processo de alfabetização de um aluno com Deficiência Intelectual. A linha de investigação se configura como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. O Estudo de caso aconteceu com um sujeito com deficiência intelectual, foram planejados e praticados quatro encontros. Através de entrevistas, observação e do primeiro encontro constatou-se que o sujeito necessitava comunicar-se melhor. Para isso, os encontros visaram desenvolver a comunicação, colaborar na construção da autonomia do sujeito, enfocando na alfabetização como um meio para que esta autonomia aconteça. As análises aqui apresentadas são escritas à medida que descrevo os encontros realizados. Como resultados, destaco como estratégias e recursos mais potentes para o desenvolvimento dos objetivos propostos, a utilização de fichas de Comunicação Alternativa (CA), uma vez que além de facilitarem a comunicação, constituem-se como um recurso visual para que o sujeito se recorde do que estava fazendo após ter algum espasmo ou convulsão (comuns no sujeito pesquisado, por ter Síndrome de West). Também, verificou-se que atividades lúdicas e com curta duração podem render muito mais em termos de aprendizagens, já que se observou que quando o sujeito se concentrava tinha mais espasmos.
id UFRGS-2_98bad5a97c56af435a650318cfd2d6d5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147840
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mette, Camila MiliszewskiPasserino, Liliana Maria2016-08-31T02:18:18Z2016http://hdl.handle.net/10183/147840001000182A presente pesquisa está situada na área da alfabetização e educação especial, com foco nas estratégias pedagógicas para alfabetização de pessoas com deficiência intelectual. O objetivo consiste em analisar a potencialidade do uso de recursos e estratégias como auxiliares no processo de alfabetização de um aluno com Deficiência Intelectual. A linha de investigação se configura como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. O Estudo de caso aconteceu com um sujeito com deficiência intelectual, foram planejados e praticados quatro encontros. Através de entrevistas, observação e do primeiro encontro constatou-se que o sujeito necessitava comunicar-se melhor. Para isso, os encontros visaram desenvolver a comunicação, colaborar na construção da autonomia do sujeito, enfocando na alfabetização como um meio para que esta autonomia aconteça. As análises aqui apresentadas são escritas à medida que descrevo os encontros realizados. Como resultados, destaco como estratégias e recursos mais potentes para o desenvolvimento dos objetivos propostos, a utilização de fichas de Comunicação Alternativa (CA), uma vez que além de facilitarem a comunicação, constituem-se como um recurso visual para que o sujeito se recorde do que estava fazendo após ter algum espasmo ou convulsão (comuns no sujeito pesquisado, por ter Síndrome de West). Também, verificou-se que atividades lúdicas e com curta duração podem render muito mais em termos de aprendizagens, já que se observou que quando o sujeito se concentrava tinha mais espasmos.application/pdfporDeficiência intelectualAlfabetizaçãoEstratégiaAlunoDeficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000182.pdf001000182.pdfTexto completoapplication/pdf1367396http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147840/1/001000182.pdf536f8db1b82de39f1e64fb5723d76c89MD51TEXT001000182.pdf.txt001000182.pdf.txtExtracted Texttext/plain80275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147840/2/001000182.pdf.txt88206e1d7fa7a6c0743a7afb1c6ae786MD52THUMBNAIL001000182.pdf.jpg001000182.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147840/3/001000182.pdf.jpge8113e863dbc8b9c3c0570c11da43740MD5310183/1478402018-10-29 08:45:28.134oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147840Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:45:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Deficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicas
title Deficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicas
spellingShingle Deficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicas
Mette, Camila Miliszewski
Deficiência intelectual
Alfabetização
Estratégia
Aluno
title_short Deficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicas
title_full Deficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicas
title_fullStr Deficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicas
title_full_unstemmed Deficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicas
title_sort Deficiência intelectual e alfabetização : possibilidades pedagógicas
author Mette, Camila Miliszewski
author_facet Mette, Camila Miliszewski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mette, Camila Miliszewski
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Passerino, Liliana Maria
contributor_str_mv Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência intelectual
Alfabetização
Estratégia
Aluno
topic Deficiência intelectual
Alfabetização
Estratégia
Aluno
description A presente pesquisa está situada na área da alfabetização e educação especial, com foco nas estratégias pedagógicas para alfabetização de pessoas com deficiência intelectual. O objetivo consiste em analisar a potencialidade do uso de recursos e estratégias como auxiliares no processo de alfabetização de um aluno com Deficiência Intelectual. A linha de investigação se configura como de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. O Estudo de caso aconteceu com um sujeito com deficiência intelectual, foram planejados e praticados quatro encontros. Através de entrevistas, observação e do primeiro encontro constatou-se que o sujeito necessitava comunicar-se melhor. Para isso, os encontros visaram desenvolver a comunicação, colaborar na construção da autonomia do sujeito, enfocando na alfabetização como um meio para que esta autonomia aconteça. As análises aqui apresentadas são escritas à medida que descrevo os encontros realizados. Como resultados, destaco como estratégias e recursos mais potentes para o desenvolvimento dos objetivos propostos, a utilização de fichas de Comunicação Alternativa (CA), uma vez que além de facilitarem a comunicação, constituem-se como um recurso visual para que o sujeito se recorde do que estava fazendo após ter algum espasmo ou convulsão (comuns no sujeito pesquisado, por ter Síndrome de West). Também, verificou-se que atividades lúdicas e com curta duração podem render muito mais em termos de aprendizagens, já que se observou que quando o sujeito se concentrava tinha mais espasmos.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-31T02:18:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147840
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001000182
url http://hdl.handle.net/10183/147840
identifier_str_mv 001000182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147840/1/001000182.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147840/2/001000182.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147840/3/001000182.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 536f8db1b82de39f1e64fb5723d76c89
88206e1d7fa7a6c0743a7afb1c6ae786
e8113e863dbc8b9c3c0570c11da43740
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224516249059328