Processamento olfativo e associações : um estudo na categoria de perfumes genderless
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/85851 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Muller Prado |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoPrado, Paulo Henrique Müller, 1967-Kurzydlovski, Letícia2024-01-02T16:41:01Z2024-01-02T16:41:01Z2023https://hdl.handle.net/1884/85851Orientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Muller PradoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa : Curitiba, 07/06/2023Inclui referênciasResumo: O presente estudo de métodos-mistos investigou o impacto de estímulos olfativos neutros no comportamento do consumidor. Para este objetivo as metodologias selecionadas foram Teste de Associação Implícita, considerando os vieses da avaliação sobre o gênero de produtos, como cultura, história ou experiência de vida prévia e avaliação de atitude por meio de questionário. Na avaliação de atitude, pudemos perceber uma diferenciação clara entre as amostras masculina, feminina e sem gênero, onde os voluntários as pontuaram em uma escala de 1 a 5 sendo, 1 = feminina, 2 = levemente feminina, 3 = nem um nem outro, 4 = levemente masculina e 5 masculina, as nossas amostras de fragrância genderless se concentraram com médias de 2,58, 2,59 e 3,25, enquanto os padrões feminino e masculino obtiveram notas médias de 1,66 e 3,93 respectivamente, demonstrando uma diferença significativa na percepção dos voluntários sobre o gênero das amostras. O teste de Associação Implícita não gerou diferença significativa para nenhuma das amostras, nem mesmo aos padrões feminino e masculino, assim concluímos que os voluntários não puderam diferenciar o gênero das amostras neste teste que avalia a percepção de forma inconsciente. Os achados desse estudo indicam que a percepção dos consumidores sobre o gênero de uma fragrância e posterior diferenciação entre gêneros masculino e feminino se dá de forma consciente, ou seja, a percepção sobre o gênero de uma fragrância é um processo racional influenciado por diversos outros fatores como cultura, experiências de vida prévias, história e conhecimento obtido pelo consumidor. A fragrância, por definição, não possui gênero e é possível, através de uma adequada comunicação de marketing que não faça essa segmentação, fornecer aos consumidores fragrâncias "genderless" com diferentes perfis olfativos de forma que o público poderá escolher aquela que mais lhe agrada e não aquela definida como feminina ou masculina por aspectos culturais/comerciaisAbstract: The present mixed-methods study investigated the impact of neutral olfactory stimuli on consumer behavior. For this objective the selected methodologies were Implicit Association Test, considering the biases of the evaluation about the gender of products, such as culture, history or previous life experience and attitude evaluation through questionnaire. In the attitude evaluation, we could observe a clear differentiation between the male, female and genderless samples, where the volunteers scored them on a scale of 1 to 5 being, 1 = female, 2 = slightly female, 3 = neither, 4 = slightly male and 5 = male, our genderless fragrance samples were concentrated with averages of 2.58, 2.59 and 3.25, while the female and male standards obtained average scores of 1.66 and 3.93 respectively, demonstrating a significant difference in the perception of volunteers about the gender of the samples. The Implicit Association test did not generate a significant difference for any of the samples, not even the female and male standards, so we conclude that the volunteers could not differentiate the gender of the samples in this test that evaluates unconsciously perception. The findings of this study indicate that the perception of consumers about the fragrance gender and subsequent differentiation between male and female genders occurs consciously, in other words, the perception about the gender of a fragrance is a rational process influenced by several other factors such as culture, previous life experiences, history and knowledge obtained by the consumer. Fragrance, by definition, has no gender and it is possible, through an adequate marketing communication that does not make this segmentation, to provide consumers with "genderless" fragrances with different olfactory profiles in what way the public can choose the one that most pleases them and not the one defined as feminine or masculine by cultural or commercial aspects1 recurso online : PDF.application/pdfComportamento do consumidorPerfumesOlfatoIdentidade de gêneroAdministraçãoProcessamento olfativo e associações : um estudo na categoria de perfumes genderlessinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LETICIA KURZYDLOVSKI.pdfapplication/pdf4834464https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85851/1/R%20-%20D%20-%20LETICIA%20KURZYDLOVSKI.pdfea4872d5a2803f0757e10e7012962aaaMD51open access1884/858512024-01-02 13:41:01.648open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85851Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-01-02T16:41:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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