A indisciplina no âmbito escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/55591 |
Resumo: | Orientadora : Jandicleide Evangelista Lopes |
id |
UFPR_509fcc3ba589634a42a385c8032311b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55591 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Tomen, JoiceLopes, Jandicleide EvangelistaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-21T18:59:36Z2019-11-21T18:59:36Z2016https://hdl.handle.net/1884/55591Orientadora : Jandicleide Evangelista LopesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este estudo objetivou discorrer sobre a indisciplina no ambiente escolar. Sabe-se que atualmente um dos maiores desafios da educação repousa na falta de limites de muitos educandos, o que interfere no processo de aprendizagem, aliado ao desarmamento dos professores e gestores frente a essa situação. Considera-se que o aspecto comportamental traduz uma realidade social, sendo possível que as manifestações de indisciplina possam ser enfrentadas pedagogicamente e com êxito, dependendo da postura e visão dos educadores. Educar para a vida requer transformar as diferentes dimensões dos obstáculos educacionais em matéria prima da educação rumo a consecução da cidadania. Este estudo se justifica, assim, em compreender a indisciplina e os fatores que a motivam, bem como a atuação dos educadores neste contexto. A metodologia de pesquisa aplicada foi a revisão bibliográfica, analisando as contribuições de diferentes autores que discorrem sobre o tema em questão, tendo por base artigos científicos. Ao término, constatou-se que o problema existente em relação ao tema proposto, é que o mesmo a princípio é resultante do convívio familiar, no qual não lhes é informado a existência de normas de disciplina, assim sendo, acabam por estender a falta de limites que resulta em indisciplina para fora do âmbito familiar, ou seja, para a escola e conjuntamente o convívio social.22 p.application/pdfDisciplina escolarPratica de ensinoA indisciplina no âmbito escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JOICE TOMEN.pdfapplication/pdf333552https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55591/1/R%20-%20E%20-%20JOICE%20TOMEN.pdf57cb7c45e6245718249c3f9102efb32eMD51open access1884/555912019-11-21 15:59:36.425open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55591Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-21T18:59:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A indisciplina no âmbito escolar |
title |
A indisciplina no âmbito escolar |
spellingShingle |
A indisciplina no âmbito escolar Tomen, Joice Disciplina escolar Pratica de ensino |
title_short |
A indisciplina no âmbito escolar |
title_full |
A indisciplina no âmbito escolar |
title_fullStr |
A indisciplina no âmbito escolar |
title_full_unstemmed |
A indisciplina no âmbito escolar |
title_sort |
A indisciplina no âmbito escolar |
author |
Tomen, Joice |
author_facet |
Tomen, Joice |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Lopes, Jandicleide Evangelista Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomen, Joice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina escolar Pratica de ensino |
topic |
Disciplina escolar Pratica de ensino |
description |
Orientadora : Jandicleide Evangelista Lopes |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-21T18:59:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-21T18:59:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/55591 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/55591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
22 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55591/1/R%20-%20E%20-%20JOICE%20TOMEN.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
57cb7c45e6245718249c3f9102efb32e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898872929386496 |