Possibilidades para "ver o invisível" nas representações tridimensionais nos livros didáticos de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontana, Lélia Longen
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26270
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
id UFPR_69f66d25b294d29e4f585db5bc4e274c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26270
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fontana, Lélia LongenUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoVianna, Carlos Roberto, 1958-2020-09-21T20:37:25Z2020-09-21T20:37:25Z2010https://hdl.handle.net/1884/26270Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto ViannaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 15/12/2010Bibliografia: fls. 117-121Resumo: Este trabalho teve por objetivo verificar como o espaço tem sido representado nos livros didáticos. Isto foi feito através da análise das representações tridimensionais exibidas em seu desenvolvimento, investigando se tais representações abrem possibilidades para a visualização espacial. Foram selecionadas três das dez coleções de Matemática aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (2011) para as séries finais do Ensino Fundamental. O critério de escolha adotado na seleção das coleções é a indicação, na avaliação feita pelo Guia de Livros Didáticos, de um "bom trabalho" com esta forma de representação ou com a visualização. Através de um estudo sobre o que é um livro didático, foram discutidas as políticas nacionais de sua difusão e como se dá o processo de escolha nas escolas. Ao tecer considerações sobre algumas das possibilidades de visualização, esboça-se um ensaio sobre a relação entre a arte e o invisível e são descritas algumas pesquisas sobre o tema, a partir das quais é construída a concepção de visualização assumida neste trabalho. Um olhar sobre a perspectiva é apresentado com o objetivo de entender esta forma de representação, apontada por alguns autores como a predominante nos livros didáticos. Na sequência são discutidas as escolhas feitas para a definição dos objetos de investigação e descritas as coleções analisadas, bem como o levantamento feito sobre a presença das imagens que, de alguma forma, estão relacionadas à representação do espaço e de objetos tridimensionais. As imagens foram organizadas em duas categorias: representações do ideal e representações do real. Por fim, são tecidas algumas considerações sobre a análise deste levantamento e discutidos os encontros e desencontros obtidos durante o estudo.Abstract: This work had as an objective verifying how the space has been represented in textbooks. This has been done through the analisys the tridimentional representations shown in its development, researching if those representations open possibilities for spatial visualization. Three of the ten collections of Mathematics approved at National Program Textbook (2011) for the final grades of elementary school have been chosen. The criterion of choice adopted in the selection of collections is the indication in the evaluation by the Guide to Textbooks, a "good job" with this form of representation or visualization. Through a study of what is a textbook, it has been discussed the national policies of its dissemination of and how is the procedure of choice in schools. Assembling some considerations about the possibilities of visualization, is presented an essay on the relationship between art and the invisible and described some research on the subject, from witch has been built the conception of preview assumed in this work. A look over the perspective is presented in order to understand this form of representation, as suggested by some authors as prevalent in textbooks. After that, it has been discussed the choices made for defining the objects of investigation and described the collections analyzed, and the survey on the presence of images that somehow relate to the representation of space and three-dimensional objects. The images were organized into two categories: representations of the ideal and representations of the real. Finally, some considerations has been gathered about the analysis of this survey and discussed the similarities and differences obtained during the study.122 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoMatemática - Livros didaticosMatemática - Estudo e ensinoMatemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental)EducaçãoPossibilidades para "ver o invisível" nas representações tridimensionais nos livros didáticos de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdisserta FINAL.pdfapplication/pdf2442208https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26270/1/disserta%20FINAL.pdf48defaa682604864027a9c83a0340a5dMD51open accessTEXTdisserta FINAL.pdf.txtExtracted Texttext/plain237127https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26270/2/disserta%20FINAL.pdf.txtee77386a5bf78a3e5dc2c53715d6b6f7MD52open accessTHUMBNAILdisserta FINAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26270/3/disserta%20FINAL.pdf.jpg942c463459edad241bc002270e895c65MD53open access1884/262702020-09-21 17:37:25.106open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26270Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-21T20:37:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Possibilidades para "ver o invisível" nas representações tridimensionais nos livros didáticos de matemática
title Possibilidades para "ver o invisível" nas representações tridimensionais nos livros didáticos de matemática
spellingShingle Possibilidades para "ver o invisível" nas representações tridimensionais nos livros didáticos de matemática
Fontana, Lélia Longen
Dissertações - Educação
Matemática - Livros didaticos
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação
title_short Possibilidades para "ver o invisível" nas representações tridimensionais nos livros didáticos de matemática
title_full Possibilidades para "ver o invisível" nas representações tridimensionais nos livros didáticos de matemática
title_fullStr Possibilidades para "ver o invisível" nas representações tridimensionais nos livros didáticos de matemática
title_full_unstemmed Possibilidades para "ver o invisível" nas representações tridimensionais nos livros didáticos de matemática
title_sort Possibilidades para "ver o invisível" nas representações tridimensionais nos livros didáticos de matemática
author Fontana, Lélia Longen
author_facet Fontana, Lélia Longen
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontana, Lélia Longen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vianna, Carlos Roberto, 1958-
contributor_str_mv Vianna, Carlos Roberto, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Matemática - Livros didaticos
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação
topic Dissertações - Educação
Matemática - Livros didaticos
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-21T20:37:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-21T20:37:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/26270
url https://hdl.handle.net/1884/26270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26270/1/disserta%20FINAL.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26270/2/disserta%20FINAL.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26270/3/disserta%20FINAL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48defaa682604864027a9c83a0340a5d
ee77386a5bf78a3e5dc2c53715d6b6f7
942c463459edad241bc002270e895c65
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860811450220544