A mão do povo brasileiro : cultura material popular e os projetos modernizadores brasileiros (1969 e 2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabris, Yasmin, 1993-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72420
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêa
id UFPR_6aec6e00a1835099dea5977d5b197511
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72420
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fabris, Yasmin, 1993-Facuse, MarisolUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em DesignCorrêa, Ronaldo de Oliveira, 1974-2021-11-29T18:56:31Z2021-11-29T18:56:31Z2021https://hdl.handle.net/1884/72420Orientador: Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira CorrêaCoorientador: Profª. Dra. Marisol FacuseTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 19/08/2021Inclui referências: p. 310-332Resumo: Esta tese tem por objetivo discutir, a partir das encenações da mostra A Mão do Povo Brasileiro, os projetos modernizadores empreendidos no Brasil em distintos momentos sócio-históricos. A exposição foi apresentada duas vezes no Museu de Arte de São Paulo - MASP: a primeira em 1969 e, a segunda, 47 anos mais tarde, em 2016. A montagem inédita foi realizada no contexto de inauguração da nova sede do museu, na Avenida Paulista, com curadoria de Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi. A reedição aconteceu em conjunto com uma série de ações encabeçadas por Adriano Pedrosa - diretor artístico da instituição - que buscavam a retomada do projeto conceitual original do museu. Como estratégia para levantamento de dados, realizei pesquisa documental nos arquivos do MASP e do Instituto Bardi - Casa de Vidro, acessando documentos relacionados às montagens da exposição. Como recorte para a seleção dos volumes foram privilegiadas as informações referentes à curadoria e expografia da mostra, além de artigos publicados em jornais e revistas sobre a exposição. A estratégia de análise se baseou na triangulação dos dados levantados, visando a reconstrução dos eventos. Por fim, tive como pretensão demonstrar, com base na materialidade d'A Mão do Povo Brasileiro e de documentos produzidos pelos sujeitos que atuaram nas suas montagens, que as encenações tensionaram os projetos de Estado-Nação encampados pelo Estado ao desenvolverem experimentações, a partir da cultura material popular, para modernidade brasileira.Abstract: This thesis aims to discuss from A Mão do Povo Brasileiro exposition the modernization projects undertaken in Brazil in two socio-historical moments. The exhibition was presented twice at the Museu de Arte de São Paulo - MASP: the first in 1969 and the second, 47 years later, in 2016. The original assembly was held on the inauguration event of the new museum's headquarters on Avenida Paulista, curated by Lina Bo Bardi and Pietro Maria Bardi. The reissue came along with a series of actions led by Adriano Pedrosa - current artistic director of the institution - which sought to retake the original design concept of the museum. As a data collection strategy, I conducted a documentary research in the archives of MASP and at the Lina Bo and P. M. Bardi Institute, accessing documents related to the exhibition's assemblies. As a thematic approach for the selection of volumes, the information on curatorship and expography were privileged, as well as articles published in newspapers and magazines about the exhibition. The analysis strategy is based on the triangulation of the data collected, aiming at the reconstruction of the events. Finally, I intend to demonstrate, based on the materiality of A Mão do Povo Brasileiro and documents produced by the subjects who acted in their montages, that both the exhibitions tensioned the Nation-State projects by developing experiments, based on popular material culture, for Brazilian modernity.RESUMEN Esta tesis tiene como objetivo discutir, a partir de los montajes de la exposición A Mão do Povo Brasileiro, los proyectos modernizadores emprendidos en Brasil en distintos períodos socio-históricos. La muestra fue presentada en dos ocasiones en el Museu de Arte de São Paulo - MASP: la primera en 1969 y la segunda, 47 años después, en 2016. La exposición inédita se realizó en el marco de la inauguración de la nueva sede del museo, en la Avenida Paulista, con curaduría de Lina Bo Bardi y Pietro Maria Bardi. La reedición ocurrió en conjunto a otras acciones encabezadas por Adriano Pedrosa, actual director artístico de la institución, que buscaban retomar el proyecto conceptual original del museo. Como estrategia de recopilación de datos, realicé una investigación documental en los archivos del MASP y del Instituto Bardi - Casa de Vidro, accediendo a documentos relacionados con el montaje de la exposición. En la selección de volúmenes se privilegió la información sobre curaduría y diseño expográfico, así como los artículos publicados en periódicos y revistas sobre el evento. La estrategia de análisis se basó en la triangulación de los datos recolectados, con el objetivo de reconstruir los montajes. Finalmente, tuve la intención de demostrar, a partir de la materialidad de A Mão do Povo Brasileiro y de los documentos producidos por los sujetos que actuaron en su organización, que las exposiciones tensionaron los proyectos de Estado-Nación adoptado por el Estado al desarrollar experimentaciones, basadas en la cultura material popular, para la modernidad brasileña.1 arquivo (339 p.) : il. (algumas color.).application/pdfMuseu de Arte de São Paulo Assis ChateaubriandCultura popularCultura materialExposiçõesA mão do povo brasileiro : cultura material popular e os projetos modernizadores brasileiros (1969 e 2016)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - YASMIN FABRIS.pdfapplication/pdf18999944https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72420/1/R%20-%20T%20-%20YASMIN%20FABRIS.pdfe9af25b3b2d527dff9767cff97688052MD51open access1884/724202021-11-29 15:56:31.249open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72420Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-29T18:56:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A mão do povo brasileiro : cultura material popular e os projetos modernizadores brasileiros (1969 e 2016)
title A mão do povo brasileiro : cultura material popular e os projetos modernizadores brasileiros (1969 e 2016)
spellingShingle A mão do povo brasileiro : cultura material popular e os projetos modernizadores brasileiros (1969 e 2016)
Fabris, Yasmin, 1993-
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Cultura popular
Cultura material
Exposições
title_short A mão do povo brasileiro : cultura material popular e os projetos modernizadores brasileiros (1969 e 2016)
title_full A mão do povo brasileiro : cultura material popular e os projetos modernizadores brasileiros (1969 e 2016)
title_fullStr A mão do povo brasileiro : cultura material popular e os projetos modernizadores brasileiros (1969 e 2016)
title_full_unstemmed A mão do povo brasileiro : cultura material popular e os projetos modernizadores brasileiros (1969 e 2016)
title_sort A mão do povo brasileiro : cultura material popular e os projetos modernizadores brasileiros (1969 e 2016)
author Fabris, Yasmin, 1993-
author_facet Fabris, Yasmin, 1993-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Facuse, Marisol
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabris, Yasmin, 1993-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corrêa, Ronaldo de Oliveira, 1974-
contributor_str_mv Corrêa, Ronaldo de Oliveira, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Cultura popular
Cultura material
Exposições
topic Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Cultura popular
Cultura material
Exposições
description Orientador: Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêa
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-29T18:56:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-29T18:56:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72420
url https://hdl.handle.net/1884/72420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (339 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72420/1/R%20-%20T%20-%20YASMIN%20FABRIS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9af25b3b2d527dff9767cff97688052
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860488544387072