"Spesso l'orror va col diletto": um estudo de iconografia a partir do Suicídio de Lucrécia, de Guido Reni, do Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guide, Juliana Ferrari, 1985-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635623
Resumo: Orientador: Luiz César Marques Filho
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spelling "Spesso l'orror va col diletto": um estudo de iconografia a partir do Suicídio de Lucrécia, de Guido Reni, do Museu de Arte de São Paulo (MASP)"Spesso l'orror va col diletto": an iconography study starting from The suicide of Lucretia, by Guido Reni, in the São Paulo Museum of ArtReni, Guido, 1575-1642LucréciaMuseu de Arte de São Paulo Assis ChateaubriandIconografiaHeroínasSão Paulo Museum of Art Assis ChateaubriandIconographyHeroinesOrientador: Luiz César Marques FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Partindo de uma obra presente no acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP), O suicídio de Lucrécia, de Guido Reni, a presente dissertação persegue os possíveis sentidos assumidos ao longo do tempo pela protagonista do evento histórico que nomeia a obra, na intenção de iluminar as opções realizadas pelo pintor bolonhês ao produzi-la, entre 1625 e 1642. Famosa dama romana, Lucrécia teria se suicidado em 509 a .C, num episódio atribulado que demarca o início da República romana. De imensa repercussão posterior, a narrativa da desventura de Lucrécia aparece em um sem número de textos e imagens da Antiguidade até o século XVII. Do ponto de vista da pintura e da literatura italiana em âmbito renascentista, grandes nomes se dedicaram a explorar o tema, e Guido Reni o fez repetidas vezes, criando com isso um modelo de representação da heroína, que teve ampla repercussão posterior, particularmente entre os demais artistas emilianos do Seiscentos. A investigação se desenvolveu tendo como norte inquietações suscitadas pela popularidade do tema no Seiscentos, por sua extensa repetição na obra de Reni, e também pela as escolhas do pintor ao representar Lucrécia em profundo sofrimento, sozinha e seminua. Para tentar dar conta destas questões, foram mobilizadas fontes antigas, textos literários, dramatúrgicos, filosóficos, diversas obras de pintura e fundamental bibliografia secundária. O resultado desta revisão é o percurso iconográfico aqui proposto, que destaca o intervalo entre os séculos XIV e XVII, esforçando-se por explorar a intrincada rede de significados mobilizada pela personagem, e as leituras políticas, morais e eróticas que são feitas de sua históriaAbstract: Taking as a starting point the Suicide of Lucretia by Guido Reni of the Museu de Arte de São Paulo (MASP), the present work aims to pursue the possible meanings that the historical event portraited has assumed through time. This will be done by seeking to enlight the choices made by the painter when producing the MASP painting, between 1625 and 1642. Lucretia was a famous Roman lady that committed suicide in 509 b.C, in a turbulent episode that marks the beginning of Ancient Roman Republic. The narrative of the misfortunes of Lucretia had tremendous resonance, and she features a significant amount of texts and images from Ancient times to the XVII century. Great names of literature and painting of the Italian Renaissance context have engaged in exploring the theme, and Guido Reni worked on it repeatedly, creating a model of representation of Lucretia that had extensive impact, especially in the Emilian seicentesque painting. This inquiry was triggered by contemporary uneasiness about the popularity of the theme in XVII century, its repetition in the works of Reni, its and the painter¿s options when chooses to represent Lucretia in deep sorrow, alone, and almost naked. Ancient texts, literature, theater, philosophy, paintings and fundamental specialized bibliography were consulted in order to cope with the complexity of the theme. The outcome of this review is the iconographic path here purposed, that goes mainly from the XIV century to the XVII century in an effort to explain the intricate network of meanings elicited by the character and the political, moral and erotic readings of her storyMestradoHistória da ArteMestra em HistóriaCNPQ156016/2013-3[s.n.]Marques Filho, Luiz Cesar, 1952-Meneses, Patricia DalcanaleKuhl, Paulo MugayarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGuide, Juliana Ferrari, 1985-20172017-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (238 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635623GUIDE, Juliana Ferrari. "Spesso l'orror va col diletto": um estudo de iconografia a partir do Suicídio de Lucrécia, de Guido Reni, do Museu de Arte de São Paulo (MASP). 2017. 1 recurso online (238 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635623. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1080988Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-26T16:03:04Zoai::1080988Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-03-26T16:03:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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