A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/72101 |
Resumo: | Orientadora : Roberta Chiesa Bartelmebs |
id |
UFPR_6cab63dd5bc33c0b836042109b449c4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72101 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Lopes, Letícia Mendes, 1997-Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências BiológicasBartelmebs, Roberta Chiesa, 1987-2022-05-23T12:16:16Z2022-05-23T12:16:16Z2020https://hdl.handle.net/1884/72101Orientadora : Roberta Chiesa BartelmebsMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.Inclui referênciasResumo : A Biologia é considerada uma Ciência que se faz muito presente em nosso cotidiano, dedicando-se em estudar as mais variadas formas de vida, em que se refere ao funcionamento, comportamento e interações dos organismos existentes. No entanto, professores e alunos encontram algumas dificuldades em seu ensino e na sua aprendizagem. Um exemplo disso são os conteúdos que abrangem a Zoologia. Por se tratar de um assunto que possui muitos termos técnicos, por muitas vezes parte de sua contextualização encontra-se limitada apenas na memorização de nomes e de características. Além disso, professores se depararam com demasiados obstáculos para o ensino, como a falta de preparação, estrutura escolar, materiais disponíveis para aulas mais práticas. Com isso o método tradicional acaba sendo o mais utilizado, interferindo diretamente nos processos de aprendizagem. Entretanto, o uso de diversas ferramentas didáticas de ensino vem contribuindo para que essa perspectiva mude, promovendo ao professor novas oportunidades para inovação em sala de aula. Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo propor uma Sequência Didática Interativa (SDI) como ferramenta didática de ensino para aulas de Biologia contemplando o conteúdo sobre o Filo Arthropoda, a fim de apresentála a professores Licenciados em Ciências Biológicas para a sua avaliação. A SDI foi desenvolvida e disponibilizada a professores via E-mail e WhatsApp e avaliada com o uso de um questionário construído através do Google Forms. A SDI apresentada delimitou-se em quatro etapas, sendo propostas algumas atividades interativas para sua aplicação. Para isto, inicialmente foi indicado um questionário inicial, tendo em vista reconhecer os conhecimentos prévios dos alunos e, em seguida, foram atribuídas aulas expositivas dialogadas como aporte referencial. Logo sugeriu-se a aplicação da SDI, tendo em vista analisar como a ferramenta pode potencializar o ensino sobre o Filo Arthropoda. Por fim, foi proposto ainda a aplicação de um questionário avaliativo contendo questões sobre o conteúdo e sobre a SDI trabalhada. A partir da análise dos dados, podese concluir uma boa aderência da proposta de ensino apresentada por parte dos professores, entendendo-se que a SDI se faz ser um excelente contributo para o ensino do Filo Arthropoda, bem como para outros conteúdos presentes no ensino de Biologia. Assim, podendo ser aplicada em aulas visando uma aprendizagem significativa dos alunos.1 recurso online : PDF.application/pdfPráticas pedagógicasMetodologias de aprendizagemAprendizagem significativaProposta didático-metodológicaA utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropodainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC_LETICIA_MENDES_LOPES.pdfapplication/pdf1912783https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72101/1/TCC_LETICIA_MENDES_LOPES.pdf7e3400763fc1a6b2334f96b11e7a26a4MD51open access1884/721012022-05-23 09:16:16.609open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72101Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-23T12:16:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda |
title |
A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda |
spellingShingle |
A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda Lopes, Letícia Mendes, 1997- Práticas pedagógicas Metodologias de aprendizagem Aprendizagem significativa Proposta didático-metodológica |
title_short |
A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda |
title_full |
A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda |
title_fullStr |
A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda |
title_full_unstemmed |
A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda |
title_sort |
A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda |
author |
Lopes, Letícia Mendes, 1997- |
author_facet |
Lopes, Letícia Mendes, 1997- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Letícia Mendes, 1997- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987- |
contributor_str_mv |
Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas Metodologias de aprendizagem Aprendizagem significativa Proposta didático-metodológica |
topic |
Práticas pedagógicas Metodologias de aprendizagem Aprendizagem significativa Proposta didático-metodológica |
description |
Orientadora : Roberta Chiesa Bartelmebs |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-23T12:16:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-23T12:16:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/72101 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/72101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72101/1/TCC_LETICIA_MENDES_LOPES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7e3400763fc1a6b2334f96b11e7a26a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898698550149120 |