A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Letícia Mendes, 1997-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/72101
Resumo: Orientadora : Roberta Chiesa Bartelmebs
id UFPR_6cab63dd5bc33c0b836042109b449c4a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/72101
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lopes, Letícia Mendes, 1997-Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências BiológicasBartelmebs, Roberta Chiesa, 1987-2022-05-23T12:16:16Z2022-05-23T12:16:16Z2020https://hdl.handle.net/1884/72101Orientadora : Roberta Chiesa BartelmebsMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.Inclui referênciasResumo : A Biologia é considerada uma Ciência que se faz muito presente em nosso cotidiano, dedicando-se em estudar as mais variadas formas de vida, em que se refere ao funcionamento, comportamento e interações dos organismos existentes. No entanto, professores e alunos encontram algumas dificuldades em seu ensino e na sua aprendizagem. Um exemplo disso são os conteúdos que abrangem a Zoologia. Por se tratar de um assunto que possui muitos termos técnicos, por muitas vezes parte de sua contextualização encontra-se limitada apenas na memorização de nomes e de características. Além disso, professores se depararam com demasiados obstáculos para o ensino, como a falta de preparação, estrutura escolar, materiais disponíveis para aulas mais práticas. Com isso o método tradicional acaba sendo o mais utilizado, interferindo diretamente nos processos de aprendizagem. Entretanto, o uso de diversas ferramentas didáticas de ensino vem contribuindo para que essa perspectiva mude, promovendo ao professor novas oportunidades para inovação em sala de aula. Desta forma, o presente trabalho teve por objetivo propor uma Sequência Didática Interativa (SDI) como ferramenta didática de ensino para aulas de Biologia contemplando o conteúdo sobre o Filo Arthropoda, a fim de apresentála a professores Licenciados em Ciências Biológicas para a sua avaliação. A SDI foi desenvolvida e disponibilizada a professores via E-mail e WhatsApp e avaliada com o uso de um questionário construído através do Google Forms. A SDI apresentada delimitou-se em quatro etapas, sendo propostas algumas atividades interativas para sua aplicação. Para isto, inicialmente foi indicado um questionário inicial, tendo em vista reconhecer os conhecimentos prévios dos alunos e, em seguida, foram atribuídas aulas expositivas dialogadas como aporte referencial. Logo sugeriu-se a aplicação da SDI, tendo em vista analisar como a ferramenta pode potencializar o ensino sobre o Filo Arthropoda. Por fim, foi proposto ainda a aplicação de um questionário avaliativo contendo questões sobre o conteúdo e sobre a SDI trabalhada. A partir da análise dos dados, podese concluir uma boa aderência da proposta de ensino apresentada por parte dos professores, entendendo-se que a SDI se faz ser um excelente contributo para o ensino do Filo Arthropoda, bem como para outros conteúdos presentes no ensino de Biologia. Assim, podendo ser aplicada em aulas visando uma aprendizagem significativa dos alunos.1 recurso online : PDF.application/pdfPráticas pedagógicasMetodologias de aprendizagemAprendizagem significativaProposta didático-metodológicaA utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropodainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC_LETICIA_MENDES_LOPES.pdfapplication/pdf1912783https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72101/1/TCC_LETICIA_MENDES_LOPES.pdf7e3400763fc1a6b2334f96b11e7a26a4MD51open access1884/721012022-05-23 09:16:16.609open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/72101Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-23T12:16:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda
title A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda
spellingShingle A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda
Lopes, Letícia Mendes, 1997-
Práticas pedagógicas
Metodologias de aprendizagem
Aprendizagem significativa
Proposta didático-metodológica
title_short A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda
title_full A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda
title_fullStr A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda
title_full_unstemmed A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda
title_sort A utilização da sequência didática interativa (SDI) como uma ferramenta didática para o ensino de biologia : Filo Arthropoda
author Lopes, Letícia Mendes, 1997-
author_facet Lopes, Letícia Mendes, 1997-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Letícia Mendes, 1997-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987-
contributor_str_mv Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Metodologias de aprendizagem
Aprendizagem significativa
Proposta didático-metodológica
topic Práticas pedagógicas
Metodologias de aprendizagem
Aprendizagem significativa
Proposta didático-metodológica
description Orientadora : Roberta Chiesa Bartelmebs
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-23T12:16:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-23T12:16:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/72101
url https://hdl.handle.net/1884/72101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/72101/1/TCC_LETICIA_MENDES_LOPES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e3400763fc1a6b2334f96b11e7a26a4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898698550149120