Jogos didáticos como alternativa lúdica para a prática pedagógica no ensino de biologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Laiane Monteiro de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12387
Resumo: Diante da grande dificuldade que os alunos apresentam em contextualizar os conteúdos trabalhados em sala de aula, de forma a relacionar com sua vivencia, e por outro lado a necessidade dos professores em obter a atenção dos alunos, é indispensável a implementação de metodologias diferenciadas capazes de corroborar de forma transformadora e significativa com a pratica pedagógica. Tendo em vista estas dificuldades, as atividades lúdicas surgem como uma alternativa eficiente que reforça positivamente à assimilação do conhecimento. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo investigar a contribuição dos jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem, identificando as possíveis significações dadas ao termo jogo e aprendizagem significativa. A pesquisa possui uma abordagem quantiqualitativa, no qual o procedimento de análise consistiu mediante revisão bibliográfica, onde foram consultadas diversas obras para fim de analise, tendo como base de busca o acervo da Biblioteca da UFCGCES. Os resultados obtidos evidenciaram uma contribuição significativa dos jogos, tornandose uma aquisição benefica para aprendizagem. Portanto é compreendido a necessidade de empregar novas metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, visando corroborar para um ambiente de condições favoráveis para uma aprendizagem mais eficaz, levando o indivíduo ao desenvolvimento da autonomia do seu conhecimento.
id UFCG_b4386ad98efe277e7aa67067db5d1655
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12387
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Jogos didáticos como alternativa lúdica para a prática pedagógica no ensino de biologia.Educational games as a playful alternative to the pedagogical practice in the teaching of biology.Los juegos didácticos como alternativa lúdica para la práctica pedagógica en la enseñanza de la biología.LudicidadeMetodologias ativasAprendizagem significativaMetodologías activasAprendizaje significativoMetodologías activasAprendizaje significativoCiências BiológicasDiante da grande dificuldade que os alunos apresentam em contextualizar os conteúdos trabalhados em sala de aula, de forma a relacionar com sua vivencia, e por outro lado a necessidade dos professores em obter a atenção dos alunos, é indispensável a implementação de metodologias diferenciadas capazes de corroborar de forma transformadora e significativa com a pratica pedagógica. Tendo em vista estas dificuldades, as atividades lúdicas surgem como uma alternativa eficiente que reforça positivamente à assimilação do conhecimento. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo investigar a contribuição dos jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem, identificando as possíveis significações dadas ao termo jogo e aprendizagem significativa. A pesquisa possui uma abordagem quantiqualitativa, no qual o procedimento de análise consistiu mediante revisão bibliográfica, onde foram consultadas diversas obras para fim de analise, tendo como base de busca o acervo da Biblioteca da UFCGCES. Os resultados obtidos evidenciaram uma contribuição significativa dos jogos, tornandose uma aquisição benefica para aprendizagem. Portanto é compreendido a necessidade de empregar novas metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, visando corroborar para um ambiente de condições favoráveis para uma aprendizagem mais eficaz, levando o indivíduo ao desenvolvimento da autonomia do seu conhecimento.Frente de la gran dificultad que presentan los alumnos para contextualizar los contenidos trabajados en el aula, de forma a relacionarse con su experiencia, y por otro lado la necesidad de los docentes de obtener la atención de los alumnos, es indispensable implementar diferentes metodologías capaces de ayudar de manera transformadora y significativa con la práctica pedagógica. Dadas estas dificultades, las actividades lúdicas surgen como una alternativa eficiente que refuerza positivamente la asimilación del conocimiento. En este sentido, el presente trabajo tiene como objetivo investigar la contribución de los juegos didácticos en el proceso de enseñanza-aprendizaje, identificando los posibles significados dados al término juego y aprendizaje significativa. La investigación tiene un enfoque cuanticualitativo, en que el procedimiento de análisis consistió en una revisión de la literatura, donde se consultaron varios trabajos con el propósito de análisis, teniendo como base de la busca la colección de la biblioteca del UFCG-CES. Los resultados mostraron una contribución significativa de los juegos, convirtiéndose en una adquisición positiva para el aprendizaje. Por lo tanto, se entiende la necesidad de emplear nuevas metodologías activas en el proceso de enseñanza-aprendizaje, con el objetivo de ayudar para uno entorno de condiciones favorables para un aprendizaje más eficaz, lo que lleva al individuo a desarrollar la autonomía de sus conocimientos.Ante la gran dificultad que presentan los estudiantes para contextualizar los contenidos trabajados en el aula, para relacionarlos con su experiencia, y por otro lado la necesidad de los docentes de captar la atención de los estudiantes, se hace imprescindible implementar metodologías diferenciadas capaces de corroborar de manera transformadora y significativa con la práctica pedagógica. Ante estas dificultades, las actividades lúdicas surgen como una alternativa eficiente que refuerza positivamente la asimilación de conocimientos. En ese sentido, el presente trabajo tuvo como objetivo investigar la contribución de los juegos didácticos en el proceso de enseñanza-aprendizaje, identificando los posibles significados que se le dan al término juego y aprendizaje significativo. La investigación tiene un enfoque cuantitativo y cualitativo, en el que el procedimiento de análisis consistió en una revisión bibliográfica, donde se consultaron varias obras con fines de análisis, a partir de la búsqueda en el acervo de la Biblioteca de la UFCGCES. Los resultados obtenidos mostraron un aporte significativo de los juegos, convirtiéndose en una adquisición beneficiosa para el aprendizaje. Por lo tanto, se comprende la necesidad de emplear nuevas metodologías activas en el proceso de enseñanza-aprendizaje, visando corroborar un ambiente de condiciones favorables para un aprendizaje más efectivo, que lleve al individuo al desarrollo de la autonomía de sus saberes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCOSTA, Kiara Tatianny Santos da.COSTA, K. T.http://lattes.cnpq.br/3387759380349526COSTA, Nayara Tatianna Santos da.FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.LIMA, Laiane Monteiro de.2019-11-272020-03-06T11:40:52Z2020-03-062020-03-06T11:40:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12387LIMA, Laiane Monteiro de. Jogos didáticos como alternativa lúdica para a prática pedagógica no ensino de biologia. 2019. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T13:28:36Zoai:localhost:riufcg/12387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T13:28:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos didáticos como alternativa lúdica para a prática pedagógica no ensino de biologia.
Educational games as a playful alternative to the pedagogical practice in the teaching of biology.
Los juegos didácticos como alternativa lúdica para la práctica pedagógica en la enseñanza de la biología.
title Jogos didáticos como alternativa lúdica para a prática pedagógica no ensino de biologia.
spellingShingle Jogos didáticos como alternativa lúdica para a prática pedagógica no ensino de biologia.
LIMA, Laiane Monteiro de.
Ludicidade
Metodologias ativas
Aprendizagem significativa
Metodologías activas
Aprendizaje significativo
Metodologías activas
Aprendizaje significativo
Ciências Biológicas
title_short Jogos didáticos como alternativa lúdica para a prática pedagógica no ensino de biologia.
title_full Jogos didáticos como alternativa lúdica para a prática pedagógica no ensino de biologia.
title_fullStr Jogos didáticos como alternativa lúdica para a prática pedagógica no ensino de biologia.
title_full_unstemmed Jogos didáticos como alternativa lúdica para a prática pedagógica no ensino de biologia.
title_sort Jogos didáticos como alternativa lúdica para a prática pedagógica no ensino de biologia.
author LIMA, Laiane Monteiro de.
author_facet LIMA, Laiane Monteiro de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
COSTA, K. T.
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526
COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Laiane Monteiro de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Metodologias ativas
Aprendizagem significativa
Metodologías activas
Aprendizaje significativo
Metodologías activas
Aprendizaje significativo
Ciências Biológicas
topic Ludicidade
Metodologias ativas
Aprendizagem significativa
Metodologías activas
Aprendizaje significativo
Metodologías activas
Aprendizaje significativo
Ciências Biológicas
description Diante da grande dificuldade que os alunos apresentam em contextualizar os conteúdos trabalhados em sala de aula, de forma a relacionar com sua vivencia, e por outro lado a necessidade dos professores em obter a atenção dos alunos, é indispensável a implementação de metodologias diferenciadas capazes de corroborar de forma transformadora e significativa com a pratica pedagógica. Tendo em vista estas dificuldades, as atividades lúdicas surgem como uma alternativa eficiente que reforça positivamente à assimilação do conhecimento. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo investigar a contribuição dos jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem, identificando as possíveis significações dadas ao termo jogo e aprendizagem significativa. A pesquisa possui uma abordagem quantiqualitativa, no qual o procedimento de análise consistiu mediante revisão bibliográfica, onde foram consultadas diversas obras para fim de analise, tendo como base de busca o acervo da Biblioteca da UFCGCES. Os resultados obtidos evidenciaram uma contribuição significativa dos jogos, tornandose uma aquisição benefica para aprendizagem. Portanto é compreendido a necessidade de empregar novas metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, visando corroborar para um ambiente de condições favoráveis para uma aprendizagem mais eficaz, levando o indivíduo ao desenvolvimento da autonomia do seu conhecimento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-27
2020-03-06T11:40:52Z
2020-03-06
2020-03-06T11:40:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12387
LIMA, Laiane Monteiro de. Jogos didáticos como alternativa lúdica para a prática pedagógica no ensino de biologia. 2019. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12387
identifier_str_mv LIMA, Laiane Monteiro de. Jogos didáticos como alternativa lúdica para a prática pedagógica no ensino de biologia. 2019. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744440316657664