Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Marcos Rogerio Silvestri Vaz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58698
Resumo: Orientador : Prof(a). MSc. Susan Regina Raittz Cavallet
id UFPR_6d5764f205500c41533ccfc44df82a3f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58698
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pinto, Marcos Rogerio Silvestri VazUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova EducaçãoCavallet, Susan Regina Raittz, 1955-2022-01-07T13:37:31Z2022-01-07T13:37:31Z2018https://hdl.handle.net/1884/58698Orientador : Prof(a). MSc. Susan Regina Raittz CavalletMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral., Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova EducaçãoInclui referênciasResumo : A proposta do projeto "Transformação Vivencial e os Caminhos para a Ressignificação Escolar" visa a contribuir para a melhoria da qualidade dos processos de gestão e de ensino-aprendizagem em duas unidades escolares de Arujá e abrangerá questões que envolvem relações interpessoais de toda a comunidade escolar e os processos pedagógicos. Por meio de debates, estudo em grupo, rodas de conversa, oficinas e outras atividades pedagógicas, pretende-se colaborar para a construção de um ambiente propício ao desenvolvimento de metodologias próprias para que se consiga soluções coletivas para os desafios enfrentados pelas unidades escolares.As habilidades de autoanálise, síntese e planejamento serão trabalhadas em todas as etapas do projeto que será desenvolvido com todos os educadores da unidade escolar e paralelamente com toda a comunidade. O projeto será desenvolvido baseado nos conceitos educacionais de renomados cientistas da área de educação e um dos eixos norteadores da proposta serão os cinco desejos fundamentais dos seres humanos, a saber: ser amado, elogiado reconhecido, útil e livre. O intuito aqui é aprender a reconhecer os indivíduos por suas potencialidades e não pelos seus deficits, isso não só para alunos e professores, mas também em relação à toda comunidade escolar. No decorrer do desenvolvimento de todas as atividades desse projeto foram se somando as experiências e as trocas ocorridas com nossos companheiros de ANE – Alternativas para uma Nova Educação – fundamentais para ampliar nossa visão de como poderíamos caminhar em diração aos objetivos estabelicidos e, mais além, essenciais para fortelecer o desejo de caminhar enfrentando os desafios apresentados durante todo o percurso. Nas rodas de conversa era possível identificar elementos que nos conectavam, avanços que eram possíveis de serem implementados e parcerías que poderíamos fazer com os amigos a fim de ampliar a dimensão de nosso trabalho e consequentemente melhorá-lo. Fazer visitas aos projetos desenvolvidos por outros colegas da ANE e recebê-las em nosso projeto foi fundamental para fortalecer vínculos e dar sustentação às ações desenvolvidas. Por fim, mesmo com a conclusão da pós-graduação o coletivo ANE continua atuando o que prova que o que foi ali construido durante os 18 meses de convivência permanece muito vivo, pois as trocas continuam, os laços de cooperação se fortalecem a cada momento e o sonho de construir uma educação que contribua para a edificação de uma sociedade mais justa, vai se constituindo cada vez mais real.1 arquivo [32 p.].application/pdfEducadores - FormaçãoEducação EscolarTransformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARCOS ROGERIO SILVESTRI VAZ PINTO.pdfapplication/pdf1350345https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58698/1/R%20-%20E%20-%20MARCOS%20ROGERIO%20SILVESTRI%20VAZ%20PINTO.pdfd7c0812cb4b0ef8efebe18d04edb316eMD51open access1884/586982022-01-07 10:37:31.366open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58698Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-01-07T13:37:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar
title Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar
spellingShingle Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar
Pinto, Marcos Rogerio Silvestri Vaz
Educadores - Formação
Educação Escolar
title_short Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar
title_full Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar
title_fullStr Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar
title_full_unstemmed Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar
title_sort Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar
author Pinto, Marcos Rogerio Silvestri Vaz
author_facet Pinto, Marcos Rogerio Silvestri Vaz
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Marcos Rogerio Silvestri Vaz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavallet, Susan Regina Raittz, 1955-
contributor_str_mv Cavallet, Susan Regina Raittz, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Educadores - Formação
Educação Escolar
topic Educadores - Formação
Educação Escolar
description Orientador : Prof(a). MSc. Susan Regina Raittz Cavallet
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-07T13:37:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-07T13:37:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58698
url https://hdl.handle.net/1884/58698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo [32 p.].
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58698/1/R%20-%20E%20-%20MARCOS%20ROGERIO%20SILVESTRI%20VAZ%20PINTO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d7c0812cb4b0ef8efebe18d04edb316e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860616025014272