Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/58698 |
Resumo: | Orientador : Prof(a). MSc. Susan Regina Raittz Cavallet |
id |
UFPR_6d5764f205500c41533ccfc44df82a3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58698 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Pinto, Marcos Rogerio Silvestri VazUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova EducaçãoCavallet, Susan Regina Raittz, 1955-2022-01-07T13:37:31Z2022-01-07T13:37:31Z2018https://hdl.handle.net/1884/58698Orientador : Prof(a). MSc. Susan Regina Raittz CavalletMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral., Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova EducaçãoInclui referênciasResumo : A proposta do projeto "Transformação Vivencial e os Caminhos para a Ressignificação Escolar" visa a contribuir para a melhoria da qualidade dos processos de gestão e de ensino-aprendizagem em duas unidades escolares de Arujá e abrangerá questões que envolvem relações interpessoais de toda a comunidade escolar e os processos pedagógicos. Por meio de debates, estudo em grupo, rodas de conversa, oficinas e outras atividades pedagógicas, pretende-se colaborar para a construção de um ambiente propício ao desenvolvimento de metodologias próprias para que se consiga soluções coletivas para os desafios enfrentados pelas unidades escolares.As habilidades de autoanálise, síntese e planejamento serão trabalhadas em todas as etapas do projeto que será desenvolvido com todos os educadores da unidade escolar e paralelamente com toda a comunidade. O projeto será desenvolvido baseado nos conceitos educacionais de renomados cientistas da área de educação e um dos eixos norteadores da proposta serão os cinco desejos fundamentais dos seres humanos, a saber: ser amado, elogiado reconhecido, útil e livre. O intuito aqui é aprender a reconhecer os indivíduos por suas potencialidades e não pelos seus deficits, isso não só para alunos e professores, mas também em relação à toda comunidade escolar. No decorrer do desenvolvimento de todas as atividades desse projeto foram se somando as experiências e as trocas ocorridas com nossos companheiros de ANE – Alternativas para uma Nova Educação – fundamentais para ampliar nossa visão de como poderíamos caminhar em diração aos objetivos estabelicidos e, mais além, essenciais para fortelecer o desejo de caminhar enfrentando os desafios apresentados durante todo o percurso. Nas rodas de conversa era possível identificar elementos que nos conectavam, avanços que eram possíveis de serem implementados e parcerías que poderíamos fazer com os amigos a fim de ampliar a dimensão de nosso trabalho e consequentemente melhorá-lo. Fazer visitas aos projetos desenvolvidos por outros colegas da ANE e recebê-las em nosso projeto foi fundamental para fortalecer vínculos e dar sustentação às ações desenvolvidas. Por fim, mesmo com a conclusão da pós-graduação o coletivo ANE continua atuando o que prova que o que foi ali construido durante os 18 meses de convivência permanece muito vivo, pois as trocas continuam, os laços de cooperação se fortalecem a cada momento e o sonho de construir uma educação que contribua para a edificação de uma sociedade mais justa, vai se constituindo cada vez mais real.1 arquivo [32 p.].application/pdfEducadores - FormaçãoEducação EscolarTransformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARCOS ROGERIO SILVESTRI VAZ PINTO.pdfapplication/pdf1350345https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58698/1/R%20-%20E%20-%20MARCOS%20ROGERIO%20SILVESTRI%20VAZ%20PINTO.pdfd7c0812cb4b0ef8efebe18d04edb316eMD51open access1884/586982022-01-07 10:37:31.366open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58698Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-01-07T13:37:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar |
title |
Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar |
spellingShingle |
Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar Pinto, Marcos Rogerio Silvestri Vaz Educadores - Formação Educação Escolar |
title_short |
Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar |
title_full |
Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar |
title_fullStr |
Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar |
title_full_unstemmed |
Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar |
title_sort |
Transformação vivencial e os caminhos para a ressignificação escolar |
author |
Pinto, Marcos Rogerio Silvestri Vaz |
author_facet |
Pinto, Marcos Rogerio Silvestri Vaz |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Marcos Rogerio Silvestri Vaz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cavallet, Susan Regina Raittz, 1955- |
contributor_str_mv |
Cavallet, Susan Regina Raittz, 1955- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educadores - Formação Educação Escolar |
topic |
Educadores - Formação Educação Escolar |
description |
Orientador : Prof(a). MSc. Susan Regina Raittz Cavallet |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-07T13:37:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-07T13:37:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/58698 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/58698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo [32 p.]. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58698/1/R%20-%20E%20-%20MARCOS%20ROGERIO%20SILVESTRI%20VAZ%20PINTO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d7c0812cb4b0ef8efebe18d04edb316e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898806505242624 |