Estudo das percepções dos professores sobre as tarefas comunicativas de um manual didático de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Taíne Batista
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/82955
Resumo: Orientadora: Prof.ª. Dra. Paula Garcia de Freitas
id UFPR_6d8653e0b81434851efcf41c6d1b05e6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/82955
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasFreitas, Paula Garcia de, 1980-Alves, Taíne Batista2023-05-31T20:21:03Z2023-05-31T20:21:03Z2023https://hdl.handle.net/1884/82955Orientadora: Prof.ª. Dra. Paula Garcia de FreitasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 17/03/2023Inclui referências: p. 94-98Resumo: Este trabalho tem por objetivo verificar em qual proporção as atividades de um livro didático de inglês, classificadas por esta pesquisadora como "tarefas comunicativas", são propostas por professores do 6º ano do ensino fundamental II da instituição de ensino em que trabalha. Para conseguir entender o que é tarefa e analisar as atividades do manual didático, foi necessário formar um arcabouço teórico sobre a Abordagem por Tarefas (COSTA, 2016), o conceito de tarefa (WILLIS E WILLIS, 2007), a estrutura da tarefa (WILLIS E WILLIS, 1996; COSTA, 2016); o papel e a formação do professor (BREEN, 1998; ROLDÃO,2017). A partir das leituras, da análise do material e dos dados coletados através de um questionário com perguntas sociodemográficas e pedagógicas com os professores do segmento, foi possível entender se e em que medida as atividades presentes no livro didático da instituição que podem ser classificadas como tarefas comunicativas estão sendo priorizadas no ensino de inglês como língua estrangeira e, a partir daí, relacionar o seu uso (ou não) com a formação inicial dos professores participantes da pesquisa e o seu conhecimento (teórico ou prático) sobre a abordagem de ensino por tarefas. A pesquisa permitiu constatar que os professores tem pouco conhecimento da Abordagem por Tarefas a ponto de priorizar esse tipo de atividade e, dessa forma, optam por utilizar exercícios tradicionais por se sentirem mais seguros.Abstract: This work aims to verify in what proportion, the activities of an English textbook, classified by me as "communicative tasks", are proposed by elementary school II teachers of the educational institution where I work. In order to understand what a task is and analyze the fragmented activities of the textbook, I formed a theoretical framework on the task approach (COSTA, 2016), the concept of task (WILLIS E WILLIS, 2007), the structure of the task (WILLIS E WILLIS, 1996; COSTA, 2016) the role and training of the teacher (BREEN, 1998; ROLDÃO, 2017). From the readings, the analysis of the material and the data collected, through a questionnaire with sociodemographic and pedagogical questions with the teachers of the segment. I will understand the reason why the communicative approaches are not being prioritized in the teaching of Languages, in order to relate with the initial formation of the teacher and to understand if there was contact with the approach by tasks.1 recurso online : PDF.application/pdfLíngua inglesa - Estudo e ensinoEnsino fundamental - Livros didaticosProfessores de ingles - FormaçãoMetodos de ensinoLetrasEstudo das percepções dos professores sobre as tarefas comunicativas de um manual didático de inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TAINE BATISTA ALVES.pdfapplication/pdf4643968https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82955/1/R%20-%20D%20-%20TAINE%20BATISTA%20ALVES.pdff248085631b0033f4c2cf85086257d31MD51open access1884/829552023-05-31 17:21:03.953open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/82955Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-05-31T20:21:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo das percepções dos professores sobre as tarefas comunicativas de um manual didático de inglês
title Estudo das percepções dos professores sobre as tarefas comunicativas de um manual didático de inglês
spellingShingle Estudo das percepções dos professores sobre as tarefas comunicativas de um manual didático de inglês
Alves, Taíne Batista
Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino fundamental - Livros didaticos
Professores de ingles - Formação
Metodos de ensino
Letras
title_short Estudo das percepções dos professores sobre as tarefas comunicativas de um manual didático de inglês
title_full Estudo das percepções dos professores sobre as tarefas comunicativas de um manual didático de inglês
title_fullStr Estudo das percepções dos professores sobre as tarefas comunicativas de um manual didático de inglês
title_full_unstemmed Estudo das percepções dos professores sobre as tarefas comunicativas de um manual didático de inglês
title_sort Estudo das percepções dos professores sobre as tarefas comunicativas de um manual didático de inglês
author Alves, Taíne Batista
author_facet Alves, Taíne Batista
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Paula Garcia de, 1980-
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Taíne Batista
contributor_str_mv Freitas, Paula Garcia de, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino fundamental - Livros didaticos
Professores de ingles - Formação
Metodos de ensino
Letras
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Ensino fundamental - Livros didaticos
Professores de ingles - Formação
Metodos de ensino
Letras
description Orientadora: Prof.ª. Dra. Paula Garcia de Freitas
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-31T20:21:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-31T20:21:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/82955
url https://hdl.handle.net/1884/82955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82955/1/R%20-%20D%20-%20TAINE%20BATISTA%20ALVES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f248085631b0033f4c2cf85086257d31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860719161901056