Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sowek, Osvaldo
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24356
Resumo: Orientador: Cecília Inês Erthal
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spelling Sowek, OsvaldoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasErthal, Cecilia Inês2020-06-19T13:34:03Z2020-06-19T13:34:03Z1987https://hdl.handle.net/1884/24356Orientador: Cecília Inês ErthalDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 1987Inclui referênciasÁrea de concentração : Língua inglesaResumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões de aplicação prática no ensino de inglês no Brasil. São aqui apresentados os autores que contribuíram mais significativamente para o movimento comunicativo. Entre eles, Hymes e Canale, que estabeleceram as características da competência comunicativa, vindo a completar o conceito chomskiano de competência lingüística, insuficiente no que se refere ao ensino de línguas por não levar em consideração língua em uso; Wilkins, com seus subsídios para elaboração de currículo nocional; Widdowson, no campo da análise de discurso, sobretudo no ensino de inglês para fins específicos; Savignon, Finocchiaro, Brumfit e Johnson, que contribuíram decisivamente na aplicação prática da abordagem comunicativa. 0 objetivo deste trabalho é fornecer subsídios para um curso de reciclagem para professores de inglês de 1º e de 2º grau das escolas brasileiras, que os colocaria a par dessas novas conquistas da lingüística aplicada e de seu emprego na sala de aula. São analisados os principais temas relacionados com a abordagem comunicativa, tais como: especificação do currículo, metodologia comunicativa, leitura na abordagem comunicativa e ensino de inglês para fins específicos. Tem-se em mira incentivar os professores a uma mudança de atitude quando se questiona o ensino de inglês com características gramaticais de fundo estruturalista, para a adoção de uma atitude oposta em que a língua seja vista como instrumento de comunicação. Por esse prisma, a elaboração do currículo será considerada não somente em termos de estruturas lingüísticas, como também em relação às funções da língua. Finalmente, com a apresentação dessa nova abordagem no ensino de língua estrangeira, tenta-se modificar uma mentalidade arraigada, atualizando o processo de ensino-aprendizagem de modo a dar resultados mais práticos em termos de língua estrangeira que venham responder aos anseios da sociedade que raciocina em termos de aplicação imediata de seus esforços.Abstract : This dissertation is a bibliographical research which analyzes the communicative approach from its starting point as an opposition to structuralism on the teaching of foreign languages to its application on the teaching of English in Brazil. The authors who mainly have contributed to the settlement of the communicative approach are here discussed. Among them, Hymes and Canale who have set the characteristics of communicative competence, considered insufficient for what language teaching is concerned for not taking into account language in use; Wilkins and his contribution for notional syllabus design; Widdowson's contribution in the analyses of discourse and above all on the teaching of English for specific purposes; Savignon, Finocchiaro, Brumfit and Johnson who have decisively contributed for the practical application of the communicative approach. The aim of this research is the preparation of a recycling course for Brazilian high-school teachers which ..ill give them the insights of this new approach and its application in the classroom. The main subjects concerning the communicative approach analyzed, such as: the syllabus design, communicative methodology, reading in communicative language teaching and the teaching of English for specific purposes. Teachers are encouraged to change their attitudes concerning English teaching based on structuralism for an opposed point of view in which language is seen as a means of communication. From this point of view, syllabus design will concentrate not only on a set of linguistic structures, but also on the functions of language. At last, by presenting this new approach the author is trying to change an old concept of English language teaching in Brazil, recycling the process of teaching-learning so that better results can be achieved in order to correspond immediate desires of the Brazilian society.xi, 141 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalLíngua inglesa - Estudo e ensinoLíngua inglesa - Estudo e ensino (Ensino fundamental)Língua inglesa - Estudo e ensino (Ensino médio)Dissertações - LetrasEnsino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - SOWEK, OSVALDO.pdfapplication/pdf3191030https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24356/1/D%20-%20SOWEK%2c%20OSVALDO.pdfbfcd7914b3c1a3e295621d6f2103e527MD51open accessTEXTD - SOWEK, OSVALDO.pdf.txtExtracted Texttext/plain201384https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24356/2/D%20-%20SOWEK%2c%20OSVALDO.pdf.txtab3be6b8bd632299ce10a84a05a8072cMD52open accessTHUMBNAILD - SOWEK, OSVALDO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24356/3/D%20-%20SOWEK%2c%20OSVALDO.pdf.jpg004f1f0d2b9cdd300fcd913dbc9244abMD53open access1884/243562020-06-19 10:34:03.292open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24356Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-19T13:34:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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