A noção de "atitude estética" na obra intermediária de Nietzsche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koketsu, Carlos Kenji
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83892
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Antonio Edmilson Paschoal
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em FilosofiaPaschoal, Antonio Edmilson, 1963-Koketsu, Carlos Kenji2023-08-11T01:21:52Z2023-08-11T01:21:52Z2023https://hdl.handle.net/1884/83892Orientador: Prof. Dr. Antonio Edmilson PaschoalTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 06/04/2023Inclui referênciasResumo: Esta tese busca desdobrar a noção de "atitude estética", apresentada em Humano, demasiado humano, e a constelação de temas a ela correlatos - como os de "nuance", "enigma estético" e o "dançar acorrentado" - e, a partir disso, estabelecer aproximações entre a Ética e a Estética na obra intermediária de Nietzsche. Considerando que alguns dos efeitos mais significativos da experiência estética atuam na economia pulsional dos indivíduos, será preciso, em um primeiro momento, apresentar de que maneira o universo dos impulsos humanos foi cultivado, segundo o ponto de vista do autor, de acordo com preceitos morais, filosóficos e religiosos. Tais formas de vida poderão ser desestabilizadas a partir da experiência com o objeto artístico, que dará a ver duas maneiras alternativas de relação do indivíduo consigo e sua totalidade pulsional, conforme será indicado no momento seguinte do texto: uma associada ao cultivo de si enquanto uma obra de arte - aspecto bastante comentado pelos intérpretes do filósofo alemão - e outra que aponta para o sentimento do desconhecimento de si, ao fazer sentir o complexo e misterioso mundo pulsional que habita cada um. Se o primeiro ponto de vista serve de modelo para a moral do autodomínio preconizada por Nietzsche, o segundo parece ser seu complemento indispensável uma vez que se relaciona com a moral da autossuperação, que pressupõe o movimento pulsional do perder-se de si. Consequentemente, tomar o indivíduo como obra de arte implica em considerá-lo também tal qual um "enigma estético", isto é, como um convite à aventura interior sem uma decifração final, terreno aberto para experimentações, criações e descobertas afetivas. Essa relação consigo pode ganhar prolongamento em uma ética interindividual na medida em que a busca por perceber nuances e diferenciações entre os indivíduos, seres e coisas se torna uma atividade prazerosa, algo favorecido pelo exercício constante da "atitude estética". A tese encerrará apontando que os temas principais até então tratados irão convergir na arte da escrita de Nietzsche, pois seu estilo manifestaria esteticamente tais ideias presentes em seu pensamento.Abstract: This thesis seeks to unfold the notion of "aesthetic attitude", presented in Human, all too human, and the array of themes related to it - such as the art of "nuances", "aesthetic riddle" and "dancing in chains" - and, from this departure point, to establish approximations between Ethics and Aesthetics in the middle-period works of Nietzsche. Considering that some of the most significant effects of the aesthetic experience act on drive economy of individuals, it will be necessary, at first, to present how the universe of human impulses was cultivated, according to the author's view point, following moral, philosophical and religious precepts. Such forms of life may be destabilized following the experience with the artistic object, which will reveal two alternative ways of relating the individual to himself and his instinctual totality, as will be indicated in the next moment of the text: one associated with the cultivation of oneself as a work of art - perspective extensively commented by interpreters of the German philosopher - and another that points to the feeling of not knowing oneself, by making one feel the complex and mysterious world of instinctual desires that inhabits each one. If the first point of view serves as a model for the morality of self-mastery advocated by Nietzsche, the second seems to be its indispensable complement since it is related to the morality of self-overcoming, which presupposes the instinctual movement of losing oneself. Consequently, inferring the individual as a work of art implies also considering him as an "aesthetic riddle", that is, as an invitation to an inner adventure without a final decoding breakthrough, open ground for experimentation, creation and affective discoveries. This relationship with oneself can gain an extension in an inter-individual ethics insofar as the search for perceiving nuances and differences between individuals, beings and things becomes a pleasurable activity, something favored by the constant exercise of the "aesthetic attitude". The thesis will end by pointing out that the main themes treated so far will converge in the art of Nietzsche's writing, as his style would aesthetically manifest such ideas present in his thinking.1 recurso online : PDF.application/pdfNietzsche, Friedrich Wilhelm, 1844-1900EstéticaÉticaFilosofia alemãFilosofiaA noção de "atitude estética" na obra intermediária de Nietzscheinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - CARLOS KENJI KOKETSU.pdfapplication/pdf1376682https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83892/1/R%20-%20T%20-%20CARLOS%20KENJI%20KOKETSU.pdf727a724e01c74c162c5937f1ca56beb6MD51open access1884/838922023-08-10 22:21:52.755open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83892Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-08-11T01:21:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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