Análise da contribuição de um processo de qualificação na prática pedagógica de professores leigos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Jandira Calheiro
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/67081
Resumo: Orientadora : Maria Célia Barbosa Aires
id UFPR_6e4f260a2317cc996790f88029dbe928
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/67081
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Caldas, Jandira CalheiroGalli, Patricia RibeiroAires, Maria Célia BarbosaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico2020-06-29T15:27:09Z2020-06-29T15:27:09Z2000https://hdl.handle.net/1884/67081Orientadora : Maria Célia Barbosa AiresMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho PedagógicoInclui referênciasResumo : O presente trabalho teve como objetivo analisar a contribuição, em termos de aprimoramento da prática pedagógica, do processo de formação e capacitação de professores leigos que vem sendo desenvolvido na Secretaria Municipal de Educação do Município de Guaratuba, Estado do Paraná desde agosto de 1999. Para as dimensões deste trabalho optou-se por recortar como objeto de reflexão, a questão: de que maneira este processo de capacitação contribui para que o professor leigo aprimore Sua forma de entender e de praticar a avaliação da aprendizagem escolar em sua sala de aula? O trabalho se desenvolveu na linha metodológica da pesquisa qualitativa. Como elemento importante de análise foi construido um quadro de referência teórica que pudesse fundamentar o estudo, ou, que permitisse q_ue as infomrações coletadas fossem, nas palavras de THIOLLENT (1988) "interpretadas à luz de uma teoria". Assim é que se buscou construir esse quadro teórico abordando, de um lado, a questão do professor leigo, seu papel na educação brasileira e o significado dos programas para sua qualificação que, historicamente têm sido desenvolvidos e, por outro, a questão da avaliação da aprendizagem escolar, seu significado, procedimentos e finalidades. Foram coletados e analisados dados da prática pedagógica de avaliação da aprendizagem escolar de classes cujos professores se acham inseridos no programa de qualificação em questão. Também foi desenvolvida análise documental do material. de estudo do programa de qualificação, no que diz respeito à avaliação da aprendizagem. Ao término do trabalho, pode-se afinnar que, em tennos da prática de avaliação da aprendizagem nas turmas analisadas, permanece a necessidade apontada por MEDlANO(l987): "...é necessário uma atualização de conceitos e umamudança de postura em grande parte dos professores." De fato, a pesquisa de campo revelou uma prática avaliativa predominantemente conservadora e que alunos e professores demonstram pouca clareza sobre o significado da avaliação, numa perspectiva dialética de contínuo aperfeiçoamento do próprio trabalho pedagógico como fator de superação da exclusão e da seletividade. Na análise documental do material didático utilizado para a formação dos professores leigos, em que pese a inclusão de elementos teóricos interessantes e significativos constatou-se a necessidade de fundarnentação teórica mais consistente, que permita uma compreensão mais radical da q_uestão da avaliação, no sentido de buscar as raizes, em termos de sua vinculação a uma concepção de educação e de sociedade. Pode-se concluir, enfim que, para que o processo de qualificação possa, de fato, contribuir para o aperfeiçoamento da prática pedagógica dos professores, em especial no que diz respeito à avaliação da aprendizagem escolar, é fundamental, por um lado, a busca de um aprofundamento teórico que dê conta da dimensão politica da prática pedagógica e de outro, um trabalho pedagógico junto ao professor, no qual se tome a prática pedagógica concreta deste professor como objeto de reflexão, urna vez que o processo de qualificação do professor leigo pressupõe primeiramente o reconhecirnento do trabalho como princípio educativo. Há que reconhecer a escola como espaço de produção do saber e do pensar a partir da mediação da realidade em que professores e alunos se inserem.vi, 62 f : il.application/pdfDisponível em formato digitalProfessores - Formação - FormaçãoAprendizagem - Avaliação - AvaliaçãoProfessores - Qualificação - QualificaçãoAnálise da contribuição de um processo de qualificação na prática pedagógica de professores leigosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - JANDIRA CALHEIROS CALDAS e PATRICIA RIBEIRO GALLI.pdfapplication/pdf2132555https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67081/1/E%20-%20JANDIRA%20CALHEIROS%20CALDAS%20e%20PATRICIA%20RIBEIRO%20GALLI.pdf570e4d50fdb0c2b5cedea9f9b705c42fMD51open access1884/670812020-06-29 12:27:09.933open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67081Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-29T15:27:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da contribuição de um processo de qualificação na prática pedagógica de professores leigos
title Análise da contribuição de um processo de qualificação na prática pedagógica de professores leigos
spellingShingle Análise da contribuição de um processo de qualificação na prática pedagógica de professores leigos
Caldas, Jandira Calheiro
Professores - Formação - Formação
Aprendizagem - Avaliação - Avaliação
Professores - Qualificação - Qualificação
title_short Análise da contribuição de um processo de qualificação na prática pedagógica de professores leigos
title_full Análise da contribuição de um processo de qualificação na prática pedagógica de professores leigos
title_fullStr Análise da contribuição de um processo de qualificação na prática pedagógica de professores leigos
title_full_unstemmed Análise da contribuição de um processo de qualificação na prática pedagógica de professores leigos
title_sort Análise da contribuição de um processo de qualificação na prática pedagógica de professores leigos
author Caldas, Jandira Calheiro
author_facet Caldas, Jandira Calheiro
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Galli, Patricia Ribeiro
Aires, Maria Célia Barbosa
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldas, Jandira Calheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação - Formação
Aprendizagem - Avaliação - Avaliação
Professores - Qualificação - Qualificação
topic Professores - Formação - Formação
Aprendizagem - Avaliação - Avaliação
Professores - Qualificação - Qualificação
description Orientadora : Maria Célia Barbosa Aires
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-29T15:27:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-29T15:27:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/67081
url https://hdl.handle.net/1884/67081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vi, 62 f : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67081/1/E%20-%20JANDIRA%20CALHEIROS%20CALDAS%20e%20PATRICIA%20RIBEIRO%20GALLI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 570e4d50fdb0c2b5cedea9f9b705c42f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898891544756224