Avaliação na educação infantil : considerações acerca do currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albano, Márcia Aparecida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53353
Resumo: Orientadora : Profª Mestre Vivian Isleb Rodrigues
id UFPR_6efe0444dd06f748c76b2c59401bd3bb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53353
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Albano, Márcia AparecidaRodrigues, Vivian IslebUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-03T16:47:50Z2019-12-03T16:47:50Z2016https://hdl.handle.net/1884/53353Orientadora : Profª Mestre Vivian Isleb RodriguesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O presente artigo tem como objeto de análise a avaliação na Educação Infantil. Investigou-se a concepção de avaliação expressa no Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, problematizando-se em que medida a avaliação na Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino de Cascavel, pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Como parte dos encaminhamentos metodológicos, realizou-se a análise documental do Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel bem como, a pesquisa bibliográfica sobre o tema investigado, baseando-se em autores que estudam o aprendizado e desenvolvimento infantil pautados na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-critica. Como resultado da análise foram identificados dois elementos que evidenciam a importância do ensino e da avaliação na Educação Infantil como: a valorização do desenvolvimento infantil partindo do pressuposto da pedagogia histórico-critica e da psicologia histórico-cultural e a compreensão da avaliação como instrumento de reflexão para o redimensionamento da ação pedagógica para a promoção da qualidade do ensino ofertado na Educação Infantil.20 p.application/pdfEducação infantilAvaliação educacionalEnsinoAprendizagemAvaliação na educação infantil : considerações acerca do currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARCIA APARECIDA ALBANO.pdfapplication/pdf388639https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53353/1/R%20-%20E%20-%20MARCIA%20APARECIDA%20ALBANO.pdfa4a9ade2fa28a8b23f83e3fcb62b5e63MD51open access1884/533532019-12-03 13:47:50.124open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53353Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-03T16:47:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação na educação infantil : considerações acerca do currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel
title Avaliação na educação infantil : considerações acerca do currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel
spellingShingle Avaliação na educação infantil : considerações acerca do currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel
Albano, Márcia Aparecida
Educação infantil
Avaliação educacional
Ensino
Aprendizagem
title_short Avaliação na educação infantil : considerações acerca do currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel
title_full Avaliação na educação infantil : considerações acerca do currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel
title_fullStr Avaliação na educação infantil : considerações acerca do currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel
title_full_unstemmed Avaliação na educação infantil : considerações acerca do currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel
title_sort Avaliação na educação infantil : considerações acerca do currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel
author Albano, Márcia Aparecida
author_facet Albano, Márcia Aparecida
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Rodrigues, Vivian Isleb
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Albano, Márcia Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Avaliação educacional
Ensino
Aprendizagem
topic Educação infantil
Avaliação educacional
Ensino
Aprendizagem
description Orientadora : Profª Mestre Vivian Isleb Rodrigues
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-03T16:47:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-03T16:47:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53353
url https://hdl.handle.net/1884/53353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 20 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53353/1/R%20-%20E%20-%20MARCIA%20APARECIDA%20ALBANO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a4a9ade2fa28a8b23f83e3fcb62b5e63
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860567501111296