Análise do olhar da equipe pedagógica da Escola Municipal São Silvestre, acerca da temática Programa Bolsa Família e do contexto empobrecido no qual seus alunos estão inseridos
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Resumo: | Orientadora : Prof(a). Ma. Monica de França |
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Borges, Crislaine AparecidaFrança, Mônica de, 1973-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-08-12T14:49:01Z2021-08-12T14:49:01Z2016https://hdl.handle.net/1884/53655Orientadora : Prof(a). Ma. Monica de FrançaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : O presente artigo tem por objetivo geral analisar o olhar da equipe pedagógica da Escola Municipal São Silvestre, acerca da temática Programa Bolsa Família, bem como a concepção de pobreza e do contexto empobrecido no qual seus alunos estão inseridos. A escola em questão contempla um percentual de quase 50% dos seus alunos beneficiários do Programa Bolsa Família, e está localizada em território de grande vulnerabilidade e risco social. Nesse artigo utilizamos Arroyo (2013) para melhor compreensão da temática pobreza, sendo realizado ainda um breve histórico do desenvolvimento de políticas sociais no Brasil, bem como a trajetória do Programa Bolsa Família. Portanto, para obtermos a coleta de dados, fizemos uso da pesquisa qualitativa junto a 6 pessoas, através de questionário contendo questões abertas e fechadas, que foram analisadas a partir da reflexão acerca da representação social. Para a definição do termo Representação Social nos valemos das contribuições da concepção da psicologia social de Moscovici (1978,2003), e ainda o conceito de Lefèbvre (1980). Os dados foram categorizados em três categorias a) Concepção acerca de pobreza; b) Existência e compreensão da vulnerabilidade social no Bairro São Silvestre; c) Compreensão sobre o Programa Bolsa Família. Os principais resultados alcançados na pesquisa, à medida que analisamos a representação social das professoras pesquisadas sobre a pobreza, a vulnerabilidade social em relação ao contexto no qual seus alunos estão inseridos, bem como, concernente ao Programa Bolsa Família: A equipe pedagógica identifica a pobreza como limitação ou insuficiência de renda para os mínimos necessários a subsistência, sendo que a maioria das professoras observam haver alguns de seus alunos em situação de pobreza, afirmam que a vulnerabilidade do local se caracteriza pela falta de acesso a bens de serviços de qualidade. Ainda que haja compreensão das professoras acerca do que se trata "vulnerabilidade social", observa-se o posicionamento de culpabilização das famílias por sua atual situação de pobreza. Apresentam a concepção de que o Programa Bolsa Família favorece o sossego dos beneficiários, qual não buscam por outras fontes de renda. A pesquisa apresentou informações importantes e subsídios para futuras intervenções.1 arquivo (18 p.).application/pdfProgramas de sustentaçao de rendaPobrezaExclusão socialAnálise do olhar da equipe pedagógica da Escola Municipal São Silvestre, acerca da temática Programa Bolsa Família e do contexto empobrecido no qual seus alunos estão inseridosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CRISLAINE APARECIDA BORGES.pdfapplication/pdf294864https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53655/1/R%20-%20E%20-%20CRISLAINE%20APARECIDA%20BORGES.pdff153a66ee12b37fc5bd9308cf1da92afMD51open access1884/536552021-08-12 11:49:01.706open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53655Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-12T14:49:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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