Interdisciplinaridade e Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644380 |
Resumo: | Em tempos recentes, inesumo terdisciplinaridade tem sido uma palavra-chave na discussão da forma de organização do trabalho escolar ou acadêmico. Existem, no entanto, dificuldades renitentes que explicam em' parte resultados tão pouco expressivos na ação docente. No texto, são examinados alguns desses obstáculos, destacando-se a desconsideração sobre o fato de que toda organização disciplinar é resultante de uma reflexão mais abrangente, de natureza epistemológica, no interior de uma sistematização filosófica que prefigura, em grandes linhas, o tom e a cor de cada componente curricular. O lugar de destaque que ocupa em todas as sistematizações desse tipo confere à Matemática uma importância espe- cial no tratamento do tema.Abstract The interdiSClplinaryapproach has been constantly presented as a desirable pattem in the discussion of academic research or school organization. However, there are persistent difficulties which can partially explain such inexpressive results in the teachingpractice. In this paper some ofthese obstades are examined, especially the fact sometimes forgotten that all disciplinary organization results from a philosophical system, and this generally determines the main characteristics of the curricular components. The relevant place occupied by mathematics in every philosophical system suggests that this discipline has an important role to play in discussing the interdisciplinary approach.Descriptors: Interdisciplinary approach, interdisciplinarity, transdisciplinary approach, interdisciplinarity. |
id |
UNICAMP-18_821e8ac411c4eb037979690bb81e979a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644380 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interdisciplinaridade e MatemáticaInterdisciplinaridade. Abordagem interdisciplinar. Transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade Matemática. MatemáticaEducaçãoEm tempos recentes, inesumo terdisciplinaridade tem sido uma palavra-chave na discussão da forma de organização do trabalho escolar ou acadêmico. Existem, no entanto, dificuldades renitentes que explicam em' parte resultados tão pouco expressivos na ação docente. No texto, são examinados alguns desses obstáculos, destacando-se a desconsideração sobre o fato de que toda organização disciplinar é resultante de uma reflexão mais abrangente, de natureza epistemológica, no interior de uma sistematização filosófica que prefigura, em grandes linhas, o tom e a cor de cada componente curricular. O lugar de destaque que ocupa em todas as sistematizações desse tipo confere à Matemática uma importância espe- cial no tratamento do tema.Abstract The interdiSClplinaryapproach has been constantly presented as a desirable pattem in the discussion of academic research or school organization. However, there are persistent difficulties which can partially explain such inexpressive results in the teachingpractice. In this paper some ofthese obstades are examined, especially the fact sometimes forgotten that all disciplinary organization results from a philosophical system, and this generally determines the main characteristics of the curricular components. The relevant place occupied by mathematics in every philosophical system suggests that this discipline has an important role to play in discussing the interdisciplinary approach.Descriptors: Interdisciplinary approach, interdisciplinarity, transdisciplinary approach, interdisciplinarity.Universidade Estadual de Campinas2016-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644380Pro-Posições; Vol. 4 No. 1: mar./1993[10]; 24-34Pro-Posições; Vol. 4 Núm. 1: mar./1993[10]; 24-34Pro-Posições; v. 4 n. 1: mar./1993[10]; 24-341980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644380/11804Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Nílson José2016-10-10T09:48:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644380Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-10-10T09:48:25Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade e Matemática |
title |
Interdisciplinaridade e Matemática |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade e Matemática Machado, Nílson José Interdisciplinaridade. Abordagem interdisciplinar. Transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade Matemática. Matemática Educação |
title_short |
Interdisciplinaridade e Matemática |
title_full |
Interdisciplinaridade e Matemática |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade e Matemática |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade e Matemática |
title_sort |
Interdisciplinaridade e Matemática |
author |
Machado, Nílson José |
author_facet |
Machado, Nílson José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Nílson José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade. Abordagem interdisciplinar. Transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade Matemática. Matemática Educação |
topic |
Interdisciplinaridade. Abordagem interdisciplinar. Transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade Matemática. Matemática Educação |
description |
Em tempos recentes, inesumo terdisciplinaridade tem sido uma palavra-chave na discussão da forma de organização do trabalho escolar ou acadêmico. Existem, no entanto, dificuldades renitentes que explicam em' parte resultados tão pouco expressivos na ação docente. No texto, são examinados alguns desses obstáculos, destacando-se a desconsideração sobre o fato de que toda organização disciplinar é resultante de uma reflexão mais abrangente, de natureza epistemológica, no interior de uma sistematização filosófica que prefigura, em grandes linhas, o tom e a cor de cada componente curricular. O lugar de destaque que ocupa em todas as sistematizações desse tipo confere à Matemática uma importância espe- cial no tratamento do tema.Abstract The interdiSClplinaryapproach has been constantly presented as a desirable pattem in the discussion of academic research or school organization. However, there are persistent difficulties which can partially explain such inexpressive results in the teachingpractice. In this paper some ofthese obstades are examined, especially the fact sometimes forgotten that all disciplinary organization results from a philosophical system, and this generally determines the main characteristics of the curricular components. The relevant place occupied by mathematics in every philosophical system suggests that this discipline has an important role to play in discussing the interdisciplinary approach.Descriptors: Interdisciplinary approach, interdisciplinarity, transdisciplinary approach, interdisciplinarity. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644380 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644380/11804 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 4 No. 1: mar./1993[10]; 24-34 Pro-Posições; Vol. 4 Núm. 1: mar./1993[10]; 24-34 Pro-Posições; v. 4 n. 1: mar./1993[10]; 24-34 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217188030742528 |