Interdisciplinaridade e Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Nílson José
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644380
Resumo: Em tempos recentes, inesumo terdisciplinaridade tem sido uma palavra-chave na discussão da forma de organização do trabalho escolar ou acadêmico. Existem, no entanto, dificuldades renitentes que explicam em' parte resultados tão pouco expressivos na ação docente. No texto, são examinados alguns desses obstáculos, destacando-se a desconsideração sobre o fato de que toda organização disciplinar é resultante de uma reflexão mais abrangente, de natureza epistemológica, no interior de uma sistematização filosófica que prefigura, em grandes linhas, o tom e a cor de cada componente curricular. O lugar de destaque que ocupa em todas as sistematizações desse tipo confere à Matemática uma importância espe- cial no tratamento do tema.Abstract The interdiSClplinaryapproach has been constantly presented as a desirable pattem in the discussion of academic research or school organization. However, there are persistent difficulties which can partially explain such inexpressive results in the teachingpractice. In this paper some ofthese obstades are examined, especially the fact sometimes forgotten that all disciplinary organization results from a philosophical system, and this generally determines the main characteristics of the curricular components. The relevant place occupied by mathematics in every philosophical system suggests that this discipline has an important role to play in discussing the interdisciplinary approach.Descriptors: Interdisciplinary approach, interdisciplinarity, transdisciplinary approach, interdisciplinarity.
id UNICAMP-18_821e8ac411c4eb037979690bb81e979a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644380
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade e MatemáticaInterdisciplinaridade. Abordagem interdisciplinar. Transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade Matemática. MatemáticaEducaçãoEm tempos recentes, inesumo terdisciplinaridade tem sido uma palavra-chave na discussão da forma de organização do trabalho escolar ou acadêmico. Existem, no entanto, dificuldades renitentes que explicam em' parte resultados tão pouco expressivos na ação docente. No texto, são examinados alguns desses obstáculos, destacando-se a desconsideração sobre o fato de que toda organização disciplinar é resultante de uma reflexão mais abrangente, de natureza epistemológica, no interior de uma sistematização filosófica que prefigura, em grandes linhas, o tom e a cor de cada componente curricular. O lugar de destaque que ocupa em todas as sistematizações desse tipo confere à Matemática uma importância espe- cial no tratamento do tema.Abstract The interdiSClplinaryapproach has been constantly presented as a desirable pattem in the discussion of academic research or school organization. However, there are persistent difficulties which can partially explain such inexpressive results in the teachingpractice. In this paper some ofthese obstades are examined, especially the fact sometimes forgotten that all disciplinary organization results from a philosophical system, and this generally determines the main characteristics of the curricular components. The relevant place occupied by mathematics in every philosophical system suggests that this discipline has an important role to play in discussing the interdisciplinary approach.Descriptors: Interdisciplinary approach, interdisciplinarity, transdisciplinary approach, interdisciplinarity.Universidade Estadual de Campinas2016-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644380Pro-Posições; Vol. 4 No. 1: mar./1993[10]; 24-34Pro-Posições; Vol. 4 Núm. 1: mar./1993[10]; 24-34Pro-Posições; v. 4 n. 1: mar./1993[10]; 24-341980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644380/11804Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Nílson José2016-10-10T09:48:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644380Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-10-10T09:48:25Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade e Matemática
title Interdisciplinaridade e Matemática
spellingShingle Interdisciplinaridade e Matemática
Machado, Nílson José
Interdisciplinaridade. Abordagem interdisciplinar. Transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade Matemática. Matemática
Educação
title_short Interdisciplinaridade e Matemática
title_full Interdisciplinaridade e Matemática
title_fullStr Interdisciplinaridade e Matemática
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade e Matemática
title_sort Interdisciplinaridade e Matemática
author Machado, Nílson José
author_facet Machado, Nílson José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Nílson José
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade. Abordagem interdisciplinar. Transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade Matemática. Matemática
Educação
topic Interdisciplinaridade. Abordagem interdisciplinar. Transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade Matemática. Matemática
Educação
description Em tempos recentes, inesumo terdisciplinaridade tem sido uma palavra-chave na discussão da forma de organização do trabalho escolar ou acadêmico. Existem, no entanto, dificuldades renitentes que explicam em' parte resultados tão pouco expressivos na ação docente. No texto, são examinados alguns desses obstáculos, destacando-se a desconsideração sobre o fato de que toda organização disciplinar é resultante de uma reflexão mais abrangente, de natureza epistemológica, no interior de uma sistematização filosófica que prefigura, em grandes linhas, o tom e a cor de cada componente curricular. O lugar de destaque que ocupa em todas as sistematizações desse tipo confere à Matemática uma importância espe- cial no tratamento do tema.Abstract The interdiSClplinaryapproach has been constantly presented as a desirable pattem in the discussion of academic research or school organization. However, there are persistent difficulties which can partially explain such inexpressive results in the teachingpractice. In this paper some ofthese obstades are examined, especially the fact sometimes forgotten that all disciplinary organization results from a philosophical system, and this generally determines the main characteristics of the curricular components. The relevant place occupied by mathematics in every philosophical system suggests that this discipline has an important role to play in discussing the interdisciplinary approach.Descriptors: Interdisciplinary approach, interdisciplinarity, transdisciplinary approach, interdisciplinarity.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644380
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644380/11804
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 4 No. 1: mar./1993[10]; 24-34
Pro-Posições; Vol. 4 Núm. 1: mar./1993[10]; 24-34
Pro-Posições; v. 4 n. 1: mar./1993[10]; 24-34
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217188030742528