O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/77354 |
Resumo: | Orientadora: Íris Hass |
id |
UFPR_714671908e7cad35f60da82e37dd0c8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77354 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Pontes, Jair deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino MédioHass, Iris, 1973-2022-07-27T18:12:10Z2022-07-27T18:12:10Z2019https://hdl.handle.net/1884/77354Orientadora: Íris HassMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para professores do Ensino Médio.Resumo: O presente trabalho refere-se a uma proposta alternativa para o ensino de Genética no ensino médio, voltada à ludicidade e ao desenvolvimento do interesse e o desejo em aprender os conteúdos relacionados ao equilíbrio de Hardy-Weinberg e de genética mendeliana. Como objetivo principal de propor um jogo de baixo custo para o estudo de alguns conteúdos de Genética do ensino médio, esta proposta vem de encontro ao paradoxo que é o ensino desta importante área da Biologia, cercada por muitas curiosidades, porém de grande desmotivação e desinteresse, quando os estudantes se deparam com cálculos matemáticos, números, percentagens, etc. Ao longo deste trabalho, o professor encontrará, além de uma proposta de aulas, estratégias que poderão ser usadas e/ ou implementadas, seguindo como ponto de partida para tornar o ensino de Genética mais acessível e descomplicado. Os resultados obtidos confirmam que o professor, pode e deve tornar o aprendizado mais prazeroso e desenvolver o gosto pela Genética, fazendo uso de metodologias simples, porém que demonstrem na prática, toda a abstração e dificuldade de compressão dos conteúdos teóricos.1 recurso online : PDF.application/pdfMaterial didáticoBiologia - Estudo e ensinoGenéticaO jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJAIR DE PONTES.pdfapplication/pdf793536https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77354/1/JAIR%20DE%20PONTES.pdf6d913bdb0cca28815d90571a62b5593bMD51open access1884/773542022-07-27 15:12:10.376open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77354Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-27T18:12:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações |
title |
O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações |
spellingShingle |
O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações Pontes, Jair de Material didático Biologia - Estudo e ensino Genética |
title_short |
O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações |
title_full |
O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações |
title_fullStr |
O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações |
title_full_unstemmed |
O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações |
title_sort |
O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações |
author |
Pontes, Jair de |
author_facet |
Pontes, Jair de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Jair de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hass, Iris, 1973- |
contributor_str_mv |
Hass, Iris, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material didático Biologia - Estudo e ensino Genética |
topic |
Material didático Biologia - Estudo e ensino Genética |
description |
Orientadora: Íris Hass |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-27T18:12:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-27T18:12:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/77354 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/77354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77354/1/JAIR%20DE%20PONTES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6d913bdb0cca28815d90571a62b5593b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898859492933632 |