O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Jair de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/77354
Resumo: Orientadora: Íris Hass
id UFPR_714671908e7cad35f60da82e37dd0c8f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77354
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pontes, Jair deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino MédioHass, Iris, 1973-2022-07-27T18:12:10Z2022-07-27T18:12:10Z2019https://hdl.handle.net/1884/77354Orientadora: Íris HassMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para professores do Ensino Médio.Resumo: O presente trabalho refere-se a uma proposta alternativa para o ensino de Genética no ensino médio, voltada à ludicidade e ao desenvolvimento do interesse e o desejo em aprender os conteúdos relacionados ao equilíbrio de Hardy-Weinberg e de genética mendeliana. Como objetivo principal de propor um jogo de baixo custo para o estudo de alguns conteúdos de Genética do ensino médio, esta proposta vem de encontro ao paradoxo que é o ensino desta importante área da Biologia, cercada por muitas curiosidades, porém de grande desmotivação e desinteresse, quando os estudantes se deparam com cálculos matemáticos, números, percentagens, etc. Ao longo deste trabalho, o professor encontrará, além de uma proposta de aulas, estratégias que poderão ser usadas e/ ou implementadas, seguindo como ponto de partida para tornar o ensino de Genética mais acessível e descomplicado. Os resultados obtidos confirmam que o professor, pode e deve tornar o aprendizado mais prazeroso e desenvolver o gosto pela Genética, fazendo uso de metodologias simples, porém que demonstrem na prática, toda a abstração e dificuldade de compressão dos conteúdos teóricos.1 recurso online : PDF.application/pdfMaterial didáticoBiologia - Estudo e ensinoGenéticaO jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJAIR DE PONTES.pdfapplication/pdf793536https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77354/1/JAIR%20DE%20PONTES.pdf6d913bdb0cca28815d90571a62b5593bMD51open access1884/773542022-07-27 15:12:10.376open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77354Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-27T18:12:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações
title O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações
spellingShingle O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações
Pontes, Jair de
Material didático
Biologia - Estudo e ensino
Genética
title_short O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações
title_full O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações
title_fullStr O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações
title_full_unstemmed O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações
title_sort O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações
author Pontes, Jair de
author_facet Pontes, Jair de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Jair de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hass, Iris, 1973-
contributor_str_mv Hass, Iris, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
Biologia - Estudo e ensino
Genética
topic Material didático
Biologia - Estudo e ensino
Genética
description Orientadora: Íris Hass
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-27T18:12:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-27T18:12:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/77354
url https://hdl.handle.net/1884/77354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77354/1/JAIR%20DE%20PONTES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d913bdb0cca28815d90571a62b5593b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898859492933632