Análise das ações de promoção de Miami (FL/EUA) como destino turístico pelo Greater Miami Convention and Visitors Bureau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/47378 |
Resumo: | Orientadora : Profª Drª Márcia S.M. Nakatani |
id |
UFPR_746c5f49d01277e38f274e86b83de8b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47378 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Sousa, Roberta Fuscolin Marques deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em TurismoMassukado-Nakatani, Marcia Shizue, 1980-2022-08-12T18:39:09Z2022-08-12T18:39:09Z2016https://hdl.handle.net/1884/47378Orientadora : Profª Drª Márcia S.M. NakataniDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa: Curitiba, 31/08/2016Inclui referências : f. 89-92Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar como a informação turística, gerada pelas pesquisas de mercado, influencia as ações de promoção de Miami (Flórida/EUA) como destino turístico. Considerando a comunicação dentro das pesquisas sobre marketing turístico pretende-se com este estudo de caso ampliar as pesquisas sobre como as Destination Marketing Organizations utilizam a informação turística na promoção de localidades como destinos turísticos. Como procedimentos metodológicos foram conduzidos estudos bibliográficos e documentais, por meio de fichamentos e resumos, realizadas entrevistas semi-estruturadas e visitas à localidade escolhida como estudo de caso. Os dados coletados estão relacionados à entender as ações de marketing realizadas, a estrutura de organização da DMO oficial de Miami, e a atuação do Greater Miami Conventionand Visitor Bureau - GMCVB e suas estratégias de marketing e descrição de seus principais parceiros (stakeholders). Foram identificadas suas principais ações de promoção, assim como principais funções dos stakeholders - parceiros do GMCVB. Conclui-se desta forma que o GMCVB atua localmente e em países emissores com campanhas inovadoras de marketing baseadas na segmentação do turismo e pesquisas de mercado realizadas sobre seus visitantes. Palavras-chave: Informação turística. Destination Marketing Organization. Promoção de Destinos Turísticos. Greater Miami Convention & Visitors Bureau.Abstract: This thesis aims to analyze how the tourist information generated by market research influences Miami promotion actions (Florida / USA) as a tourist destination. Considering the communication within the research on tourism marketing (Ruschmann, 1999; MIDDLETON; CLARKE, 2002; Nielsen, 2002; BALANZA; NADAL, 2003; REY., 2004; Kotler et al, 2009; Morrison, 2012), is intended to this case of study expand research on the Destination Marketing Organizations use the tourist information in promoting locations. As methodological procedures were conducted bibliographic and documentary studies, abstracts, semi-structured interviews and visits to the location chosen as a case study. The primary data collection refers to the marketing actions taken, the organizational structure of the official DMO of Miami, Greater Miami Conventionand Visitor Bureau - GMCVB, their marketing strategies and description of its main partners (stakeholders). It follows therefore that the GMCVB acts locally and in source countries with innovative marketing campaigns based on tourism segmentation and market research on your visitors. its main promotion activities have been identified, as well as key roles of stakeholders partners of GMCVB. Keywords: Tourist information; BMD; Management Marketing destinations; Greater Miami Convention and Visitors Bureau; Promotion actions; Market research; competitive tourist destinations; Branding; Place Marketing.105 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalTurismoTurismo - PromoçãoAnálise das ações de promoção de Miami (FL/EUA) como destino turístico pelo Greater Miami Convention and Visitors Bureauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ROBERTA FUSCOLIN MARQUES DE SOUSA.pdfapplication/pdf3587754https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47378/1/R%20-%20D%20-%20ROBERTA%20FUSCOLIN%20MARQUES%20DE%20SOUSA.pdfa357d4935380d9a37279f9cdcbbcdcfaMD51open access1884/473782022-08-12 15:39:09.462open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47378Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-12T18:39:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise das ações de promoção de Miami (FL/EUA) como destino turístico pelo Greater Miami Convention and Visitors Bureau |
title |
Análise das ações de promoção de Miami (FL/EUA) como destino turístico pelo Greater Miami Convention and Visitors Bureau |
spellingShingle |
Análise das ações de promoção de Miami (FL/EUA) como destino turístico pelo Greater Miami Convention and Visitors Bureau Sousa, Roberta Fuscolin Marques de Turismo Turismo - Promoção |
title_short |
Análise das ações de promoção de Miami (FL/EUA) como destino turístico pelo Greater Miami Convention and Visitors Bureau |
title_full |
Análise das ações de promoção de Miami (FL/EUA) como destino turístico pelo Greater Miami Convention and Visitors Bureau |
title_fullStr |
Análise das ações de promoção de Miami (FL/EUA) como destino turístico pelo Greater Miami Convention and Visitors Bureau |
title_full_unstemmed |
Análise das ações de promoção de Miami (FL/EUA) como destino turístico pelo Greater Miami Convention and Visitors Bureau |
title_sort |
Análise das ações de promoção de Miami (FL/EUA) como destino turístico pelo Greater Miami Convention and Visitors Bureau |
author |
Sousa, Roberta Fuscolin Marques de |
author_facet |
Sousa, Roberta Fuscolin Marques de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Roberta Fuscolin Marques de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Massukado-Nakatani, Marcia Shizue, 1980- |
contributor_str_mv |
Massukado-Nakatani, Marcia Shizue, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Turismo - Promoção |
topic |
Turismo Turismo - Promoção |
description |
Orientadora : Profª Drª Márcia S.M. Nakatani |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-12T18:39:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-12T18:39:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/47378 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/47378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
105 f. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47378/1/R%20-%20D%20-%20ROBERTA%20FUSCOLIN%20MARQUES%20DE%20SOUSA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a357d4935380d9a37279f9cdcbbcdcfa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898738602606592 |