O processo ensino-aprendizagem em TICs dos professores e o modelo TPACK : um estudo de caso em uma instituição de ensino superior durante a pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balsan, Jorge
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/85784
Resumo: Orientador: Prof. Dr. José Simão de Paula Pinto
id UFPR_74847f46b229bba672eb9d5c346b5fe0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/85784
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Markowicz, DanielUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da InformaçãoPinto, José Simão de Paula, 1963-Balsan, Jorge2024-01-02T16:44:56Z2024-01-02T16:44:56Z2023https://hdl.handle.net/1884/85784Orientador: Prof. Dr. José Simão de Paula PintoCoorientador: Prof. Dr. Daniel MarkowiczTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Defesa : Curitiba, 06/11/2023Inclui referênciasResumo: O objetivo deste trabalho foi compreender o processo de inserção do modelo Technological Pedagogical Content Knowledge, traduzido por Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo, (TPACK) durante a pandemia da Covid-19 em uma instituição de ensino superior. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura e nas experiências do autor da tese fundamentados em autores que desenvolveram suas pesquisas baseadas nessa perspectiva. Para isso, o presente texto descreve o modelo TPACK; analisa o processo de suporte técnico do modelo tecnológico a partir das experiências biográficas do autor, conforme caminho metodológico, e, apresenta as potencialidades e limitações do ensino remoto emergencial quanto a utilização das Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), a partir das observações do autor. Os dados foram coletados durante o período da pandemia da covid-19 no Brasil, fevereiro de 2020 a dezembro de 2021. Os resultados evidenciaram que o modelo TPACK favorece o processo ensino-aprendizagem, no entanto, é necessário que haja motivação do professor para a articulação dos saberes e práticas pedagógicas. Neste sentido, as potencialidades e limitações do ensino remoto reside no contexto em que docente e alunos estão inseridosAbstract: The objective of this study was to understand the implementation process of the Technological Pedagogical Content Knowledge model, translated as "Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo" (TPACK), during the Covid-19 pandemic in a higher education institution. It is an integrative literature review and an exploration of the author's thesis experiences grounded in researchers who have conducted their studies based on this perspective. To achieve this, the current text describes the TPACK model, analyzes the technical support process of the technological model based on the author's biographical experiences, following the methodological path, and presents the potentials and limitations of emergency remote teaching regarding the use of Information and Communication Technologies (ICTs), based on the author's observations. Data were collected during the Covid-19 pandemic in Brazil, from February 2020 to December 2021. The results showed that the TPACK model enhances the teaching-learning process; however, it requires the teacher's motivation for the integration of knowledge and pedagogical practices. In this sense, the potentials and limitations of remote teaching lie in the context in which teachers and students are involved1 recurso online : PDF.application/pdfEnsino superiorEnsino à distânciaCOVID-19 (doença)Ciência da InformaçãoO processo ensino-aprendizagem em TICs dos professores e o modelo TPACK : um estudo de caso em uma instituição de ensino superior durante a pandemia da Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - JORGE BALZAN.pdfapplication/pdf1983620https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85784/1/R%20-%20T%20-%20JORGE%20BALZAN.pdfeba98532155bc7d4e9bf56da457b3b35MD51open access1884/857842024-01-02 13:44:57.047open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85784Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-01-02T16:44:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo ensino-aprendizagem em TICs dos professores e o modelo TPACK : um estudo de caso em uma instituição de ensino superior durante a pandemia da Covid-19
title O processo ensino-aprendizagem em TICs dos professores e o modelo TPACK : um estudo de caso em uma instituição de ensino superior durante a pandemia da Covid-19
spellingShingle O processo ensino-aprendizagem em TICs dos professores e o modelo TPACK : um estudo de caso em uma instituição de ensino superior durante a pandemia da Covid-19
Balsan, Jorge
Ensino superior
Ensino à distância
COVID-19 (doença)
Ciência da Informação
title_short O processo ensino-aprendizagem em TICs dos professores e o modelo TPACK : um estudo de caso em uma instituição de ensino superior durante a pandemia da Covid-19
title_full O processo ensino-aprendizagem em TICs dos professores e o modelo TPACK : um estudo de caso em uma instituição de ensino superior durante a pandemia da Covid-19
title_fullStr O processo ensino-aprendizagem em TICs dos professores e o modelo TPACK : um estudo de caso em uma instituição de ensino superior durante a pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed O processo ensino-aprendizagem em TICs dos professores e o modelo TPACK : um estudo de caso em uma instituição de ensino superior durante a pandemia da Covid-19
title_sort O processo ensino-aprendizagem em TICs dos professores e o modelo TPACK : um estudo de caso em uma instituição de ensino superior durante a pandemia da Covid-19
author Balsan, Jorge
author_facet Balsan, Jorge
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Markowicz, Daniel
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, José Simão de Paula, 1963-
dc.contributor.author.fl_str_mv Balsan, Jorge
contributor_str_mv Pinto, José Simão de Paula, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Ensino à distância
COVID-19 (doença)
Ciência da Informação
topic Ensino superior
Ensino à distância
COVID-19 (doença)
Ciência da Informação
description Orientador: Prof. Dr. José Simão de Paula Pinto
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-02T16:44:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-02T16:44:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/85784
url https://hdl.handle.net/1884/85784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85784/1/R%20-%20T%20-%20JORGE%20BALZAN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eba98532155bc7d4e9bf56da457b3b35
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898850651340800