O impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Inepar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Marcelo Antonio Lisboa
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/32141
Resumo: Orientador : Belmiro Valverde Jobim Castor
id UFPR_752f4d206466e384f832ba8187949c45
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/32141
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais AplicadasCastor, Belmiro Valverde Jobim, 1942-Cordeiro, Marcelo Antonio Lisboa2022-11-08T18:41:29Z2022-11-08T18:41:29Z2001https://hdl.handle.net/1884/32141Orientador : Belmiro Valverde Jobim CastorDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais AplicadasResumo: Pesquisadores da área de Administração Estratégica têm mostrado interesse em entender o fenômeno das alianças organizacionais. Esta pesquisa procurou contribuir para este esforço, em uma tentativa de descrição do impacto que a formação de um tipo particular de aliança, a joint venture, pode causar nas atividades executadas pelas empresas para obter trocas satisfatórias, suas estratégias de marketing. A base teórica que guiou a pesquisa foram os fundamentos da Administração Estratégica, do Marketing e da Aliança Organizacional, onde neste último assunto se procurou um aprofundamento mais específico no fenômeno joint venture. O encontro com o fenômeno joint venture se deu através do método de estudo comparativo de casos, onde os casos Unibanco e Inepar foram analisados e comparados. Uma análise de conteúdo aplicada sobre documentos empresariais e resultados de entrevistas semiestruturadas permitiu o acesso aos dados, os quais foram coletados e tratados de forma descritivo-qualitativa. Os resultados da pesquisa mostraram um forte impacto da formação de joint ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas, visto que o surgimento deste tipo de aliança alterou os espaços de produto e mercado e as fontes de vantagem competitiva sustentável das empresas analisadas. Em resumo, a formação de joint ventures foi percebida pelo estudo como sendo uma eficaz e eficiente manobra gerencial. O trabalho se finaliza por meio de elaboração de hipóteses científicas, onde foram geradas oito hipóteses que tratam da formação da joint venture, seus motivos, impactos e problemas.Abstract: Researchers working on strategy have shown interest to understand the phenomenon of organizational alliances. This research is a contribution in the direction of such effort, an attempt to describe the impact that the information of a special kind of alliance .- the joint venture - can cause over the activities taken by companies to get satisfactory trades, their marketing strategies. The theoretical base that guided the research were the fundamentals of business strategy, marketing and organizational alliances. The last one in special got more attention in a deeper presentation of the joint venture phenomenon. The method used was the comparative case study where both cases - Unibanco and Inepar, two brazilian companies - were analyzed and compared. A content analysis applied over enterprise documents and over the results of semi-structured interviews allowed the access to data which were collected and treated in a descriptive and qualitative way. The research's results shown a strong impact of the international joint ventures formation over the marketing strategies of the national companies involved. The appearance of this kind of alliance changed the spaces of products and markets and the fonts of sustainable competitive advantage of those companies. Concluding, the joint ventures formation was perceived by the study as an effective and efficient managerial maneuver. The work ends presenting eight scientific hypothesis which treat about joint ventures formation, its motives, impacts and problems.195f. : il.application/pdfDisponível em formato digital.Joint venturesMarketingO impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Ineparinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCELO ANTONIO LISBOA CORDEIRO.PDFapplication/pdf5182003https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32141/1/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20ANTONIO%20LISBOA%20CORDEIRO.PDF6ca088bff5d61a7aa95ed170c9bad5f8MD51open accessTEXTR - D - MARCELO ANTONIO LISBOA CORDEIRO.PDF.txtExtracted Texttext/plain429631https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32141/2/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20ANTONIO%20LISBOA%20CORDEIRO.PDF.txt5d8bba22acf85a6f5d99846ff701dde5MD52open accessTHUMBNAILR - D - MARCELO ANTONIO LISBOA CORDEIRO.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1353https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32141/3/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20ANTONIO%20LISBOA%20CORDEIRO.PDF.jpgf8948a9cb710cbd4c289aa00db942957MD53open access1884/321412022-11-08 15:41:30.002open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/32141Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-08T18:41:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Inepar
title O impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Inepar
spellingShingle O impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Inepar
Cordeiro, Marcelo Antonio Lisboa
Joint ventures
Marketing
title_short O impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Inepar
title_full O impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Inepar
title_fullStr O impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Inepar
title_full_unstemmed O impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Inepar
title_sort O impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Inepar
author Cordeiro, Marcelo Antonio Lisboa
author_facet Cordeiro, Marcelo Antonio Lisboa
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castor, Belmiro Valverde Jobim, 1942-
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Marcelo Antonio Lisboa
contributor_str_mv Castor, Belmiro Valverde Jobim, 1942-
dc.subject.por.fl_str_mv Joint ventures
Marketing
topic Joint ventures
Marketing
description Orientador : Belmiro Valverde Jobim Castor
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-08T18:41:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-08T18:41:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/32141
url https://hdl.handle.net/1884/32141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 195f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32141/1/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20ANTONIO%20LISBOA%20CORDEIRO.PDF
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32141/2/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20ANTONIO%20LISBOA%20CORDEIRO.PDF.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32141/3/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20ANTONIO%20LISBOA%20CORDEIRO.PDF.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ca088bff5d61a7aa95ed170c9bad5f8
5d8bba22acf85a6f5d99846ff701dde5
f8948a9cb710cbd4c289aa00db942957
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898724494016512