O impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Inepar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/32141 |
Resumo: | Orientador : Belmiro Valverde Jobim Castor |
id |
UFPR_752f4d206466e384f832ba8187949c45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/32141 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais AplicadasCastor, Belmiro Valverde Jobim, 1942-Cordeiro, Marcelo Antonio Lisboa2022-11-08T18:41:29Z2022-11-08T18:41:29Z2001https://hdl.handle.net/1884/32141Orientador : Belmiro Valverde Jobim CastorDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais AplicadasResumo: Pesquisadores da área de Administração Estratégica têm mostrado interesse em entender o fenômeno das alianças organizacionais. Esta pesquisa procurou contribuir para este esforço, em uma tentativa de descrição do impacto que a formação de um tipo particular de aliança, a joint venture, pode causar nas atividades executadas pelas empresas para obter trocas satisfatórias, suas estratégias de marketing. A base teórica que guiou a pesquisa foram os fundamentos da Administração Estratégica, do Marketing e da Aliança Organizacional, onde neste último assunto se procurou um aprofundamento mais específico no fenômeno joint venture. O encontro com o fenômeno joint venture se deu através do método de estudo comparativo de casos, onde os casos Unibanco e Inepar foram analisados e comparados. Uma análise de conteúdo aplicada sobre documentos empresariais e resultados de entrevistas semiestruturadas permitiu o acesso aos dados, os quais foram coletados e tratados de forma descritivo-qualitativa. Os resultados da pesquisa mostraram um forte impacto da formação de joint ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas, visto que o surgimento deste tipo de aliança alterou os espaços de produto e mercado e as fontes de vantagem competitiva sustentável das empresas analisadas. Em resumo, a formação de joint ventures foi percebida pelo estudo como sendo uma eficaz e eficiente manobra gerencial. O trabalho se finaliza por meio de elaboração de hipóteses científicas, onde foram geradas oito hipóteses que tratam da formação da joint venture, seus motivos, impactos e problemas.Abstract: Researchers working on strategy have shown interest to understand the phenomenon of organizational alliances. This research is a contribution in the direction of such effort, an attempt to describe the impact that the information of a special kind of alliance .- the joint venture - can cause over the activities taken by companies to get satisfactory trades, their marketing strategies. The theoretical base that guided the research were the fundamentals of business strategy, marketing and organizational alliances. The last one in special got more attention in a deeper presentation of the joint venture phenomenon. The method used was the comparative case study where both cases - Unibanco and Inepar, two brazilian companies - were analyzed and compared. A content analysis applied over enterprise documents and over the results of semi-structured interviews allowed the access to data which were collected and treated in a descriptive and qualitative way. The research's results shown a strong impact of the international joint ventures formation over the marketing strategies of the national companies involved. The appearance of this kind of alliance changed the spaces of products and markets and the fonts of sustainable competitive advantage of those companies. Concluding, the joint ventures formation was perceived by the study as an effective and efficient managerial maneuver. The work ends presenting eight scientific hypothesis which treat about joint ventures formation, its motives, impacts and problems.195f. : il.application/pdfDisponível em formato digital.Joint venturesMarketingO impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Ineparinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCELO ANTONIO LISBOA CORDEIRO.PDFapplication/pdf5182003https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32141/1/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20ANTONIO%20LISBOA%20CORDEIRO.PDF6ca088bff5d61a7aa95ed170c9bad5f8MD51open accessTEXTR - D - MARCELO ANTONIO LISBOA CORDEIRO.PDF.txtExtracted Texttext/plain429631https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32141/2/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20ANTONIO%20LISBOA%20CORDEIRO.PDF.txt5d8bba22acf85a6f5d99846ff701dde5MD52open accessTHUMBNAILR - D - MARCELO ANTONIO LISBOA CORDEIRO.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1353https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32141/3/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20ANTONIO%20LISBOA%20CORDEIRO.PDF.jpgf8948a9cb710cbd4c289aa00db942957MD53open access1884/321412022-11-08 15:41:30.002open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/32141Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-08T18:41:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Inepar |
title |
O impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Inepar |
spellingShingle |
O impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Inepar Cordeiro, Marcelo Antonio Lisboa Joint ventures Marketing |
title_short |
O impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Inepar |
title_full |
O impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Inepar |
title_fullStr |
O impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Inepar |
title_full_unstemmed |
O impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Inepar |
title_sort |
O impacto da formação de Joint Ventures internacionais nas estratégias de marketing das empresas nacionais envolvidas : estudo comparativo dos casos Unibanco e Inepar |
author |
Cordeiro, Marcelo Antonio Lisboa |
author_facet |
Cordeiro, Marcelo Antonio Lisboa |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castor, Belmiro Valverde Jobim, 1942- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Marcelo Antonio Lisboa |
contributor_str_mv |
Castor, Belmiro Valverde Jobim, 1942- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Joint ventures Marketing |
topic |
Joint ventures Marketing |
description |
Orientador : Belmiro Valverde Jobim Castor |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-08T18:41:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-08T18:41:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/32141 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/32141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
195f. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32141/1/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20ANTONIO%20LISBOA%20CORDEIRO.PDF https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32141/2/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20ANTONIO%20LISBOA%20CORDEIRO.PDF.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32141/3/R%20-%20D%20-%20MARCELO%20ANTONIO%20LISBOA%20CORDEIRO.PDF.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ca088bff5d61a7aa95ed170c9bad5f8 5d8bba22acf85a6f5d99846ff701dde5 f8948a9cb710cbd4c289aa00db942957 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898724494016512 |