A formação e os primeiros momentos da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná (1957-1958)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/66058 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Cláudio de Sá Machado Júnior |
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Kosloski, Daniel, 1984-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMachado Júnior, Cláudio de Sá, 1977-2020-04-03T18:44:02Z2020-04-03T18:44:02Z2019https://hdl.handle.net/1884/66058Orientador: Prof. Dr. Cláudio de Sá Machado JúniorDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/09/2019Inclui referências: p. 165-170Resumo: Este estudo disserta sobre as atividades educativas da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná em seus dois primeiros anos de existência, por meio de um conjunto de fotografias e matérias jornalísticas reunidas em um dossiê intitulado Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná. O documento registra visualmente e textualmente uma série de ações desenvolvidas pela instituição entre 1957 e 1964. Contudo, os primeiros momentos do espaço homônimo criado em 1957 pela professora normalista do estado Lenir Mehl de Almeida são caracterizados por algumas lacunas que este trabalho pretende investigar. A proposta geral objetiva destacar os princípios que nortearam a arte pela educação, analisar a produção e as representações imagéticas e conceituais sobre o ensino de arte da Escolinha, e a divulgação de suas atividades nos principais periódicos da época. A partir do cruzamento de fontes e trabalhos acadêmicos, buscou-se traçar um cenário do ensino de arte no Paraná, focando principalmente as décadas de 1940 e 1950. O período indicado, constituiu-se de intensas movimentações e ações culturais e sociais incrementadas no estado, tanto pelo poder público como por personalidades isoladas. A análise das imagens e recortes de jornais presentes no dossiê, juntamente com o apoio de relatórios e fontes diversas, buscou captar os primórdios, as ações e os indivíduos que direta ou indiretamente se envolveram no trabalho realizado. Considerando-se os conceitos de visual, visualidade e visão propostos por Meneses (2005), questionou-se de que modo o conteúdo fotográfico contribui para o alcance dos fatos passados, indicando nomes e ações que envolveram a arte pela educação, e também de que maneira essas imagens formaram representações conceituais por meio de configurações formais. Outras referências teóricas e metodológicas para o estudo foram solicitadas nos escritos de Ana Maria Mauad, Boris Kossoy, John Berger, Peter Burke, François Soulages, Philippe Dubois, entre outros, cujas noções de documento fotográfico, categorização e conteúdo, foram essenciais para a abordagem, sistematização e explicação do conjunto, ponderando sobre as possibilidades e desafios da imagem como fonte histórica. A respeito das mídias impressas, foram essenciais a contribuição dos estudos de Cláudio de Sá Machado Júnior, Carlos Eduardo Vieira e Tania Regina de Luca. Nas fotografias, observa-se apenas uma faceta do indivíduo: aquela que ele deixa entrever, desse modo, a importância da visualidade como vetor da análise fotográfica. Exposta a uma profusão de manifestações relativas ao seu conteúdo, a superfície da imagem se torna uma possibilidade investigativa, cuja viabilidade se concretiza por meio do diálogo com diferentes documentos e estudos, neste caso, reportagens de jornais e revistas. Proposital ou não, as imagens do dossiê criaram uma visualidade para a Escolinha de Arte do Colégio Estadual, apresentando aos espectadores e espectadoras da época diferentes momentos, viabilizando a percepção de um pequeno universo particular de pintura, modelagem, exposições e festas que marcaram o período retratado. Palavras-chave: História da Educação. Escolinha de Arte. Colégio Estadual do Paraná. Fotografia.Abstract: This study discusses the educational activities of the Art School of the State College of Paraná, in its first two years of existence, through a set of photographs and journalistic texts gathered in a dossier entitled "Art School of the State College of Paraná". The document visually and textually records a series of actions developed by the institution between 1957 and 1964. However, the first moments of the homonymous space created in 1957 by the normalist state professor Lenir Mehl de Almeida are characterized by some gaps that this paper intends to investigate. The general proposal aims to highlight the principles that guided art through education, analyze the production and the imagetic and conceptual representations about the art school, and the dissemination of its activities in the main periodicals of the time. From the intersection of sources and academic works, we sought to trace a scenario of art teaching in Paraná, focusing mainly on the 1940s and 1950s. The period indicated, consisted of intense movements and increased cultural and social actions in the state, both by the public power and by isolated personalities. The analysis of images and newspaper clippings present in the dossier, together with the support of reports and diverse sources, sought to capture the beginnings, actions and individuals who directly or indirectly got involved in the work performed. Considering the concepts of visual, visuality and vision proposed by Meneses (2005), it was questioned how photographic content contributes to the reach of past facts, indicating names and actions that involved art through education, and also that way these images formed conceptual representations through formal configurations. Other theoretical and methodological references for the study were requested in the writings of Ana Maria Mauad, Boris Kossoy, John Berger, Peter Burke, Francois Soulages, Philippe Dubois, among others, whose notions of photographic document, categorization and content were essential to the approach, systematization and explanation of the set, considering the possibilities and challenges of the image as a historical source. In photographs, one can only observe one facet of the individual: that which he allows to glimpse, thus the importance of visuality as a vector of photographic analysis. Exposed to a profusion of manifestations concerning its content, the surface of the image becomes an investigative possibility whose viability were realized through dialogue with different documents and studies, in this case, newspaper and magazine reports. Purposeful or not, the dossier images created a visuality for the State College Art School, presenting to the audience of the time different moments, enabling the perception of a small private universe of painting, modeling, exhibitions and parties that marked the period pictured. Key-words: History of Education. School of Arts. State College of Paraná. Photography.222 p. : il.application/pdfColegio Estadual do Parana - HistóriaEducação - HistóriaArte - Estudo e ensinoEducaçãoA formação e os primeiros momentos da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná (1957-1958)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DANIEL KOSLOSKI.pdfapplication/pdf12802501https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66058/1/R%20-%20D%20-%20DANIEL%20KOSLOSKI.pdfe32487c07a4140dd55c1d52160a8dab3MD51open access1884/660582020-04-03 15:44:02.431open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66058Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-03T18:44:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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