O ensino do raciocínio combinatório : considerações a partir do movimento histórico e lógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teza, Daniela da Rosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/59037
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Maria Lucia Panossian
id UFPR_754fc28ecb0a908482211ce9b79376a4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59037
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Teza, Daniela da RosaPanossian, Maria LuciaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática2021-05-06T12:07:09Z2021-05-06T12:07:09Z2018https://hdl.handle.net/1884/59037Orientadora: Profª. Drª. Maria Lucia PanossianDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa : Curitiba, 11/12/2018Inclui referências: p.98-103Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo observar e investigar as relações que podem ser estabelecidas entre o movimento histórico e lógico do raciocínio combinatório e a organização do seu ensino, considerando as situações propostas em livros didáticos. Portanto, trata-se de uma pesquisa documental. Para atingir esse objetivo, a metodologia traçada orienta-se pelos pressupostos da Teoria da Atividade, da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade Orientadora de Ensino. Considerando como ponto de partida a revisão de literatura realizada acerca do ensino do raciocínio combinatório sobre o que pesquisadores vêm descobrindo e concluindo e, os documentos curriculares oficiais como Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná (DCE) indicam sobre o ensino do raciocínio combinatório, em linhas gerais, as ações metodológicas traçadas foram: reconhecer características de situações de ensino que envolvem análise combinatória e raciocínio combinatório propostas em livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017 de matemática dos anos finais do ensino fundamental considerando o guia do PNLD 2017; estudar o movimento histórico e lógico do raciocínio combinatório à luz da Teoria Histórico- Cultural e da Teoria da Atividade e por fim, aprimorar situações de ensino presentes nos livros didáticos visando a promoção do desenvolvimento do raciocínio combinatório. Estas situações, foram selecionadas a partir de sinais previamente estabelecidos e, foram aprimoradas para contemplar a presença dos indícios do movimento histórico e lógico tornando-as uma situação desencadeadora de aprendizagem. Assim, compreende-se que as situações que tinham características técnicas e mecanicistas tornam-se significativas para os estudantes pois motiva-os e ainda, desenvolve seu pensamento teórico a partir da necessidade do raciocínio combinatório reconhecida em seu movimento histórico e lógico. Palavras-chave: Raciocínio Combinatório. Teoria Histórico-Cultural. Movimento histórico e lógico.Abstract: This research aimed to observe and investigate the relationships that can be established between the historical and logical movement of combinatorial reasoning and the organization of its teaching, considering the situations proposed in textbooks. Therefore, it is a documentary research. To achieve this goal, the methodology drawn is guided by the assumptions of Activity Theory, Historical-Cultural Theory and Teaching Activity. Considering as a starting point the literature review on the teaching of combinatorial reasoning about what researchers have been discovering and concluding, and the official curricular documents such as BNCC, National Curricular Parameters (NCP) and State Curricular Guidelines Paraná (DCE) indicate about the teaching of combinatorial reasoning, in general, the methodological actions outlined were: to recognize characteristics of teaching situations involving combinatorial analysis and combinatorial reasoning proposed in textbooks approved by the National Textbook Plan (PNLD) of 2017 of mathematics of the final years of elementary school considering the guide of PNLD 2017; to study the historical and logical movement of combinatorial reasoning in the light of Historical-Cultural Theory and Activity Theory and, finally, to improve teaching situations present in textbooks aimed at promoting the development of combinatorial reasoning. These situations were selected from previously established signs and were improved to contemplate the presence of the signs of historical and logical movement, making them a triggering situation for learning. Thus, it is understood that situations that had technical and mechanistic characteristics become significant for students because it motivates them and still develops their theoretical thinking from the need for combinatorial reasoning recognized in their historical and logical movement. Keywords: Combinatory Reasoning. Historical-Cultural Theory. Historical and logical movement.103 p. : il. (algumas color.).application/pdfRaciocínioAnalise combinatoriaLivros didáticosMatemáticaO ensino do raciocínio combinatório : considerações a partir do movimento histórico e lógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DANIELA DA ROSA TEZA.pdfapplication/pdf4224858https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59037/1/R%20-%20D%20-%20DANIELA%20DA%20ROSA%20TEZA.pdffae9adc5bfa80b63ed11b9a8129d870fMD51open access1884/590372021-05-06 09:07:09.384open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59037Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-06T12:07:09Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino do raciocínio combinatório : considerações a partir do movimento histórico e lógico
title O ensino do raciocínio combinatório : considerações a partir do movimento histórico e lógico
spellingShingle O ensino do raciocínio combinatório : considerações a partir do movimento histórico e lógico
Teza, Daniela da Rosa
Raciocínio
Analise combinatoria
Livros didáticos
Matemática
title_short O ensino do raciocínio combinatório : considerações a partir do movimento histórico e lógico
title_full O ensino do raciocínio combinatório : considerações a partir do movimento histórico e lógico
title_fullStr O ensino do raciocínio combinatório : considerações a partir do movimento histórico e lógico
title_full_unstemmed O ensino do raciocínio combinatório : considerações a partir do movimento histórico e lógico
title_sort O ensino do raciocínio combinatório : considerações a partir do movimento histórico e lógico
author Teza, Daniela da Rosa
author_facet Teza, Daniela da Rosa
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Panossian, Maria Lucia
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Teza, Daniela da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio
Analise combinatoria
Livros didáticos
Matemática
topic Raciocínio
Analise combinatoria
Livros didáticos
Matemática
description Orientadora: Profª. Drª. Maria Lucia Panossian
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-06T12:07:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-06T12:07:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/59037
url https://hdl.handle.net/1884/59037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59037/1/R%20-%20D%20-%20DANIELA%20DA%20ROSA%20TEZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fae9adc5bfa80b63ed11b9a8129d870f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860513886371840