Promoção da autonomia mediada pela arte : contribuições do teatro para jovens atentidos em projetos sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Andreia Anna Amaral
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/47775
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Norma da Luz Ferrarini
id UFPR_762a1fe7224193736a5f4f83ba2a520e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47775
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Porto, Andreia Anna AmaralUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaZandona, Norma da Luz Ferrarini2019-12-12T13:23:52Z2019-12-12T13:23:52Z2017https://hdl.handle.net/1884/47775Orientadora: Profa. Dra. Norma da Luz FerrariniDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 30/03/2017Inclui referências : f. 83-87Resumo: Dentre os projetos sociais desenvolvidos em nosso país, nota-se que muitos tem como objetivo promover a autonomia de pessoas em situação de vulnerabilidade social, a fim de proporcionar empoderamento desta população. Quando o foco dessas políticas públicas é o jovem, tende-se a utilizar atividades esportivas e/ou artísticas para ocupação do tempo livre. Considerando a importância desse tema, esta pesquisa, de ordem qualitativa, consiste em um estudo de caso cujo objetivo é investigar, na perspectiva histórico-cultural, de que maneira o teatro pode contribuir para o processo de promoção da autonomia em jovens em situação de vulnerabilidade social. Para isto, foi selecionada uma aluna, de 14 anos, participante do projeto social "Crescer com Arte" em 2015. O projeto é desenvolvido pela Associação Amigos Pé no Palco e atende adolescentes de 12 a 18 anos, oriundos da rede pública de ensino, em situação de vulnerabilidade social e com dificuldades de acesso a bens culturais. Esta pesquisa é de amostra propositiva e os critérios de escolha da participante foram: não ter feito aula de teatro anteriormente e estar no primeiro ano do projeto social. Utiliza-se o proposto teórico-metodológico da Epistemologia Qualitativa, desenvolvido por Fernando González Rey. Em dezembro de 2015 foram realizadas entrevistas semiestruturadas e individuais com a participante, seus pais e o professor de teatro do projeto. Observa-se o processo de configuração subjetiva de ressignificação e produção de novos sentidos subjetivos a partir das aulas de teatro. As entrevistas mostraram que a adolescente, assim como os demais participantes, percebeu que a atividade teatral proporcionou mudanças significativas em sua forma de se expressar, se posicionar e se relacionar com os outros, inclusive em casa e na escola. Afirma que o teatro lhe ensinou a conviver com as diferenças, acreditar em si mesma e se colocar no mundo. Para os entrevistados, autonomia significa ter atitude (o que eles definem como uma forma ativa de agir no mundo, sem esperar que outra pessoa faça por ela), nesse sentido, notou-se que o teatro contribuiu para que esta adolescente esteja mais segura de si e expressando seus sentimentos, pensamentos e opiniões. Observa-se nos relatos mudanças em prol do desenvolvimento de autonomia, mostrando que o teatro pode ser compreendido como um mediador nesse processo. Palavras-chave: Teatro; Autonomia; Psicologia histórico-cultural; Subjetividade; Juventude.Abstract: Among the social projects developed in our country it is noticed that many have as goal promoting the autonomy of people in social vulnerability situation in order to promote the empowerment of this population. When the focus of these public politics is the young person it is tended to be used sportive and/or artistic activities for the occupation of free time. Considering the importance of this theme, this research, of qualitative order, consists in a case study whose objective is to investigate, in a cultural-historic perspective, in which manner theater can contribute to the process of autonomy promotion for young people in social vulnerability situation. For this, in 2015, a 14-years-old student, participant of the social project "Crescer com Arte" was selected. The project is developed by the Associação Amigos Pé no Palco and assists teenagers from 12 to 18 years old originating from public schools, in situation of social vulnerability and with difficulties to access cultural goods. This research is of propositive sample and the criteria to choose the participant were: haven't done theater classes previously and be in the social project first year. It is used the theoretical-methodological proposal of Qualitative Epistemology developed by Fernando González Rey. In December 2015 semi-structured and individual interviews were realized with the participant, her parents and the project theater teacher. It is observed, from the theater classes a subjective configuration process of resignification and production of new subjective senses. The interviews showed that the teenager, as well as the other participants, noticed that the theater activity provided significant changes in the way she expressed and positioned herself as well related to others, including at home and at school. She affirms that theater taught her to live together with differences, to believe and put her in the world. For the interviewers, autonomy means to have attitude (what they define as an active way to act in the world, without expecting that somebody else does it for her), in this sense, it was noticed that theater has contributed for this teenager to be more secure about herself and expressing her feelings, thoughts and opinions. In the reports it is observed changes in favor of autonomy development, showing that theater can be understood as a mediator of this process. Key words: Theater; Autonomy; Cultural-historical psychology; Subjectivity; Youth.87 f.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologiaPsicologia - HistóriaTeatro - Aspectos sociaisPromoção da autonomia mediada pela arte : contribuições do teatro para jovens atentidos em projetos sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDREIA ANNA AMARAL PORTO.pdfapplication/pdf1135267https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47775/1/R%20-%20D%20-%20ANDREIA%20ANNA%20AMARAL%20PORTO.pdf1f3f531b69cd998e608198114a74b070MD51open access1884/477752019-12-12 10:23:52.58open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47775Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-12T13:23:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Promoção da autonomia mediada pela arte : contribuições do teatro para jovens atentidos em projetos sociais
title Promoção da autonomia mediada pela arte : contribuições do teatro para jovens atentidos em projetos sociais
spellingShingle Promoção da autonomia mediada pela arte : contribuições do teatro para jovens atentidos em projetos sociais
Porto, Andreia Anna Amaral
Psicologia
Psicologia - História
Teatro - Aspectos sociais
title_short Promoção da autonomia mediada pela arte : contribuições do teatro para jovens atentidos em projetos sociais
title_full Promoção da autonomia mediada pela arte : contribuições do teatro para jovens atentidos em projetos sociais
title_fullStr Promoção da autonomia mediada pela arte : contribuições do teatro para jovens atentidos em projetos sociais
title_full_unstemmed Promoção da autonomia mediada pela arte : contribuições do teatro para jovens atentidos em projetos sociais
title_sort Promoção da autonomia mediada pela arte : contribuições do teatro para jovens atentidos em projetos sociais
author Porto, Andreia Anna Amaral
author_facet Porto, Andreia Anna Amaral
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Andreia Anna Amaral
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zandona, Norma da Luz Ferrarini
contributor_str_mv Zandona, Norma da Luz Ferrarini
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia - História
Teatro - Aspectos sociais
topic Psicologia
Psicologia - História
Teatro - Aspectos sociais
description Orientadora: Profa. Dra. Norma da Luz Ferrarini
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-12T13:23:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-12T13:23:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/47775
url https://hdl.handle.net/1884/47775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47775/1/R%20-%20D%20-%20ANDREIA%20ANNA%20AMARAL%20PORTO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f3f531b69cd998e608198114a74b070
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860910200913920