A dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becher, Rosimeri
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79568
Resumo: Orientadora: Prof.ª Drª Valéria Ghisloti Iared
id UFPR_763c1c512be836c94b441fc692a9a164
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79568
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Becher, RosimeriUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoIared, Valéria Ghisloti, 1983-2022-10-19T17:26:09Z2022-10-19T17:26:09Z2022https://hdl.handle.net/1884/79568Orientadora: Prof.ª Drª Valéria Ghisloti IaredDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 09/09/2022Inclui referências: p. 92-102Resumo: A presente dissertação tem por objetivo geral analisar a dimensão estética nas Diretrizes Curriculares Municipais de Educação Ambiental (DCMEA) da Secretaria Municipal da Educação (SME) de Curitiba, a fim de compreender se e de que maneira perspectivas menos antropocêntricas apresentam-se neste documento norteador das escolas de educação integral da Rede Municipal de Ensino (RME). Na fundamentação teórica, as tessituras conceituais de educação ambiental, de epistemologias ecológicas e da educação da atenção foram fundamentadas em Tim Ingold; Maurice Merleau-Ponty; Nadja Hermann; Charles Brown e Ted Toadvine. A investigação traz uma abordagem de cunho qualitativo sob a perspectiva teórica da ecofenomenologia, corrente filosófica para a qual o conhecimento científico não pode ser pensado e construído sem a subjetividade de quem o produz. Considera, ainda a horizontalidade entre humanos e não humanos, a superação dos dualismos cartesianos e dos referenciais antropocêntricos. Os principais instrumentos para produção de dados foram a análise documental das DCMEA e as entrevistas semiestruturadas com os profissionais que elaboraram o documento. A metodologia da análise de dados foi Análise Textual Discursiva (ATD) para identificar as dimensões presentes nas DCMEA e nas transcrições das entrevistas. Os resultados revelam que, no corpus desse documento, há uma compreensão de formação de sujeito, abarcando a educação ambiental nas dimensões do Conhecimento, dos Valores, da Participação e das Epistemologias Ecológicas, encontrando-se presente a dimensão estética, ainda que não de forma explícita, na medida em que são ofertadas múltiplas oportunidades de construção de sentidos na educação integral e nas possibilidades de ser e estar no mundo entre humanos e mais-que-humanos, em uma relação horizontal. A partir dos resultados desta pesquisa, pôde-se inferir que o documento contempla perspectivas menos antropocêntricas e defende a superação dos dualismos cartesianos. Contudo, há lacunas concernentes à viabilização de experiências sensibilizantes do educar para a atenção, do desenvolver outras formas de interrogar a organização social, as relações culturais e seus processos históricos encarnados na vida e nas relações.Abstract: The present dissertation has the general objective of analyzing the aesthetic dimension in the Municipal Curriculum Guidelines for Environmental Education (DCMEA) of the Municipal Department of Education (SME) of Curitiba, in order to understand if and in what way less anthropocentric perspectives are presented in this guiding document. of integral education schools of the Municipal Education Network (RME). In the theoretical foundation, the conceptual fabrics of environmental education, ecological epistemologies and care education were based on Tim Ingold; Maurice Merleau-Ponty; Nadja Hermann; Charles Brown and Ted Toadvine. The investigation brings a qualitative approach from the theoretical perspective of ecophenomenology, a philosophical current for which scientific knowledge cannot be thought and constructed without the subjectivity of those who produce it. It also considers the horizontality between humans and non-humans, the overcoming of Cartesian dualisms and anthropocentric references. The main instruments for data production were the document analysis of the DCMEA and the semi-structured interviews with the professionals who prepared the document. The data analysis methodology was Discursive Textual Analysis (DTA) to identify the dimensions present in the DCMEA and in the transcripts of the interviews. The results reveal that, in the corpus of this document, there is an understanding of subject formation, encompassing environmental education in the dimensions of Knowledge, Values, Participation and Ecological Epistemologies, with the aesthetic dimension being present, although not in a explicit, insofar as multiple opportunities for the construction of meanings are offered in integral education and in the possibilities of being and being in the world between humans and more-than-humans, in a horizontal relationship. From the results of this research, it was possible to infer that the document contemplates less anthropocentric perspectives and defends the overcoming of Cartesian dualisms. However, there are gaps concerning the feasibility of sensitizing experiences of educating for care, of developing other ways of questioning social organization, cultural relations and their historical processes embodied in life and relationships.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação EscolarEducação ambiental - Curitiba (PR)FenomenologiaEducaçao integral - Curitiba (PR)EducaçãoA dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ROSIMERI BECHER.pdfapplication/pdf2418399https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79568/1/R%20-%20D%20-%20ROSIMERI%20BECHER.pdf6771aba428c23a45079535150eedcd7aMD51open access1884/795682022-10-19 14:26:10.054open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79568Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-19T17:26:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntrica
title A dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntrica
spellingShingle A dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntrica
Becher, Rosimeri
Educação Escolar
Educação ambiental - Curitiba (PR)
Fenomenologia
Educaçao integral - Curitiba (PR)
Educação
title_short A dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntrica
title_full A dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntrica
title_fullStr A dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntrica
title_full_unstemmed A dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntrica
title_sort A dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntrica
author Becher, Rosimeri
author_facet Becher, Rosimeri
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Becher, Rosimeri
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Iared, Valéria Ghisloti, 1983-
contributor_str_mv Iared, Valéria Ghisloti, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar
Educação ambiental - Curitiba (PR)
Fenomenologia
Educaçao integral - Curitiba (PR)
Educação
topic Educação Escolar
Educação ambiental - Curitiba (PR)
Fenomenologia
Educaçao integral - Curitiba (PR)
Educação
description Orientadora: Prof.ª Drª Valéria Ghisloti Iared
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-19T17:26:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-19T17:26:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79568
url https://hdl.handle.net/1884/79568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79568/1/R%20-%20D%20-%20ROSIMERI%20BECHER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6771aba428c23a45079535150eedcd7a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898898425511936