A dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/79568 |
Resumo: | Orientadora: Prof.ª Drª Valéria Ghisloti Iared |
id |
UFPR_763c1c512be836c94b441fc692a9a164 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79568 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Becher, RosimeriUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoIared, Valéria Ghisloti, 1983-2022-10-19T17:26:09Z2022-10-19T17:26:09Z2022https://hdl.handle.net/1884/79568Orientadora: Prof.ª Drª Valéria Ghisloti IaredDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 09/09/2022Inclui referências: p. 92-102Resumo: A presente dissertação tem por objetivo geral analisar a dimensão estética nas Diretrizes Curriculares Municipais de Educação Ambiental (DCMEA) da Secretaria Municipal da Educação (SME) de Curitiba, a fim de compreender se e de que maneira perspectivas menos antropocêntricas apresentam-se neste documento norteador das escolas de educação integral da Rede Municipal de Ensino (RME). Na fundamentação teórica, as tessituras conceituais de educação ambiental, de epistemologias ecológicas e da educação da atenção foram fundamentadas em Tim Ingold; Maurice Merleau-Ponty; Nadja Hermann; Charles Brown e Ted Toadvine. A investigação traz uma abordagem de cunho qualitativo sob a perspectiva teórica da ecofenomenologia, corrente filosófica para a qual o conhecimento científico não pode ser pensado e construído sem a subjetividade de quem o produz. Considera, ainda a horizontalidade entre humanos e não humanos, a superação dos dualismos cartesianos e dos referenciais antropocêntricos. Os principais instrumentos para produção de dados foram a análise documental das DCMEA e as entrevistas semiestruturadas com os profissionais que elaboraram o documento. A metodologia da análise de dados foi Análise Textual Discursiva (ATD) para identificar as dimensões presentes nas DCMEA e nas transcrições das entrevistas. Os resultados revelam que, no corpus desse documento, há uma compreensão de formação de sujeito, abarcando a educação ambiental nas dimensões do Conhecimento, dos Valores, da Participação e das Epistemologias Ecológicas, encontrando-se presente a dimensão estética, ainda que não de forma explícita, na medida em que são ofertadas múltiplas oportunidades de construção de sentidos na educação integral e nas possibilidades de ser e estar no mundo entre humanos e mais-que-humanos, em uma relação horizontal. A partir dos resultados desta pesquisa, pôde-se inferir que o documento contempla perspectivas menos antropocêntricas e defende a superação dos dualismos cartesianos. Contudo, há lacunas concernentes à viabilização de experiências sensibilizantes do educar para a atenção, do desenvolver outras formas de interrogar a organização social, as relações culturais e seus processos históricos encarnados na vida e nas relações.Abstract: The present dissertation has the general objective of analyzing the aesthetic dimension in the Municipal Curriculum Guidelines for Environmental Education (DCMEA) of the Municipal Department of Education (SME) of Curitiba, in order to understand if and in what way less anthropocentric perspectives are presented in this guiding document. of integral education schools of the Municipal Education Network (RME). In the theoretical foundation, the conceptual fabrics of environmental education, ecological epistemologies and care education were based on Tim Ingold; Maurice Merleau-Ponty; Nadja Hermann; Charles Brown and Ted Toadvine. The investigation brings a qualitative approach from the theoretical perspective of ecophenomenology, a philosophical current for which scientific knowledge cannot be thought and constructed without the subjectivity of those who produce it. It also considers the horizontality between humans and non-humans, the overcoming of Cartesian dualisms and anthropocentric references. The main instruments for data production were the document analysis of the DCMEA and the semi-structured interviews with the professionals who prepared the document. The data analysis methodology was Discursive Textual Analysis (DTA) to identify the dimensions present in the DCMEA and in the transcripts of the interviews. The results reveal that, in the corpus of this document, there is an understanding of subject formation, encompassing environmental education in the dimensions of Knowledge, Values, Participation and Ecological Epistemologies, with the aesthetic dimension being present, although not in a explicit, insofar as multiple opportunities for the construction of meanings are offered in integral education and in the possibilities of being and being in the world between humans and more-than-humans, in a horizontal relationship. From the results of this research, it was possible to infer that the document contemplates less anthropocentric perspectives and defends the overcoming of Cartesian dualisms. However, there are gaps concerning the feasibility of sensitizing experiences of educating for care, of developing other ways of questioning social organization, cultural relations and their historical processes embodied in life and relationships.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação EscolarEducação ambiental - Curitiba (PR)FenomenologiaEducaçao integral - Curitiba (PR)EducaçãoA dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ROSIMERI BECHER.pdfapplication/pdf2418399https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79568/1/R%20-%20D%20-%20ROSIMERI%20BECHER.pdf6771aba428c23a45079535150eedcd7aMD51open access1884/795682022-10-19 14:26:10.054open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79568Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-19T17:26:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntrica |
title |
A dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntrica |
spellingShingle |
A dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntrica Becher, Rosimeri Educação Escolar Educação ambiental - Curitiba (PR) Fenomenologia Educaçao integral - Curitiba (PR) Educação |
title_short |
A dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntrica |
title_full |
A dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntrica |
title_fullStr |
A dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntrica |
title_full_unstemmed |
A dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntrica |
title_sort |
A dimensão estética nas diretrizes curriculares de educação ambiental de Curitiba das escolas de educação integral em uma perspectiva menos antropocêntrica |
author |
Becher, Rosimeri |
author_facet |
Becher, Rosimeri |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becher, Rosimeri |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Iared, Valéria Ghisloti, 1983- |
contributor_str_mv |
Iared, Valéria Ghisloti, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escolar Educação ambiental - Curitiba (PR) Fenomenologia Educaçao integral - Curitiba (PR) Educação |
topic |
Educação Escolar Educação ambiental - Curitiba (PR) Fenomenologia Educaçao integral - Curitiba (PR) Educação |
description |
Orientadora: Prof.ª Drª Valéria Ghisloti Iared |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-19T17:26:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-19T17:26:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/79568 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/79568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79568/1/R%20-%20D%20-%20ROSIMERI%20BECHER.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6771aba428c23a45079535150eedcd7a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898898425511936 |