A educação em tempo integral de Curitiba - organização do trabalho pedagógico nas práticas educativas e a influência do programa mais educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farion, Adriane de Fátima Seretnei
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/47337
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Verônica Branco
id UFPR_f309600ddc626e9cb5f8407fed60f709
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47337
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Farion, Adriane de Fátima SeretneiUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBranco, Veronica, 1947-2022-08-23T18:15:06Z2022-08-23T18:15:06Z2016https://hdl.handle.net/1884/47337Orientadora: Profª. Drª. Verônica BrancoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 20/09/2016Inclui referências : f. 155-165Resumo: A presente dissertação foi construída a partir da pesquisa realizada em Centros de Educação Integral (CEI), do município de Curitiba. Teve como objetivo identificar, mapear e caracterizar experiências metodológicas dos professores que se destacavam, por representarem um perfil docente oposto ao da escola tradicional. A investigação propriamente dita, aconteceu junto aos profissionais que trabalhavam com as Práticas Educativas do horário ampliado destas escolas a partir da indicação das equipes gestoras. Para a construção do referencial teórico que fundamentou a posterior análise dos dados recolhidos, utilizaram-se autores que trabalhavam com o conceito da Educação Integral e Educação em Tempo Integral, como: Moll, Coelho, Branco, Arroyo, Leclerk, Teixeira, entre outros. A pesquisa de campo foi realizada com a utilização de três instrumentos: entrevista semi estruturada, observação da prática e análise dos planos de aula. Estes foram aplicados em quatro (4) CEIs, com docentes das Práticas Educativas e os Articuladores da Educação Integral. Os dados recolhidos, foram organizados em oito (8) unidades de análise: 1 Identificação dos participantes; 2 concepção de Educação Integral; 3 Dinâmica da escola; 4 Organização do trabalho pedagógico; 5 Formação; 6 Programa Mais Educação; 7 Dificuldades; 8 Prática docente. Com as quais houve a possibilidade de analisar o Programa Mais Educação (PME), seus impactos nas práticas metodológicas e no fomento ao debate sobre as condições da materialização da Educação em Tempo Integral no município. As análises evidenciaram que existem avanços e inovações, bem como desafios, tendo em vista que o tempo a mais demonstrou ser possibilitador de melhoria e equidade nos percursos de aprendizagem. Também constatou-se que mesmo tendo trinta anos de história ininterrupta, no atendimento de Escolas de Tempo Integral, percebe-se que Curitiba tem muito a avançar, no que diz respeito a estrutura física das unidades; a dicotomia entre os turnos; ao uso do tempo dos 33% de permanência; a melhoria da aprendizagem dos estudantes; o absenteísmo docente. Por outro lado em relação aos avanços verificaram-se questões relacionadas a melhoria de relações interpessoais entre professores e estudantes; ao desenvolvimento da autonomia e possibilidades de relação do conhecimento escolar com a realidade; condições físico materiais diferenciadas para o trabalho; inovações metodológicas a partir da ação docente; alto grau de comprometimento e motivação para o trabalho; acesso a formação inicial e continuada de boa qualidade; apoio e orientação institucional em relação ao trabalho a ser desenvolvido; forma de proteção social contra graves vulnerabilidades sociais e violência; valorização do protagonismo docente e infantil; e o impacto do Programa Mais Educação que nessa rede municipal alterou significativamente as práticas cotidianas do trabalho, no que diz respeito as condições materiais e conceituais das escolas de tempo integral. Palavras-chave: Educação em Tempo Integral; Prática Educativa; Programa Mais Educação.Abstract: This thesis was based on a survey conducted in Centros de Educação Integral (CEI) [Full-time Education Centers] in Curitiba, PR, Brazil, the objective of which was to identify, map, and characterize the methodological experiences of teachers who stood out because they represented a teaching profile contrary to the traditional one. The investigation per se was conducted with professionals working with extracurricular Educational Activities as indicated by the management teams. The work of authors addressing the concept of Full-Time and Integral Education, such as Moll, Coelho, Branco, Arroyo, Leclerk, and Teixeira, among others composed the theoretical framework that was the basis fordata analysis. The field research was conducted using three instruments: semi-structured interviews, observation, and analysis of the lesson plans. These instruments were applied in four (4) CEIs with teachers of Educational Practices and individuals responsible for coordinating full-time education. Data were organized into eight (8) units of analysis: 1 identification of participants; 2 conception of Integral Education; 3 School dynamics; 4 Organization of pedagogical practice; 5 Training; 6 More Education Program; 7 Difficulties; and 8 Teaching Practice, which enabled analyzing the More Education Program, its impact on methodological practices, and promotesa discussion concerning the conditions necessary to implement full-time education in the city. The analysis revealed advancements and innovations, as well as challenges, considering that the extra time students spendat school enables improved and more equalitarian learning. Even though Curitiba has 30 years of uninterrupted experience in implementing Full-time Schools, the city still has to overcome aspects like the units' physical structure, difference in methodological methods applied in the morning and evening shifts; the use of time for activity-hour, i.e., planning and study, the need to improve the students' learning, and absenteeism on the part of teachers. On the other hand, improvement was seen in the following: interpersonal relationships between students and teachers; in the development of autonomy; in relating knowledge, acquired at school, to the students' context; improved physical-material conditions at work; methodological innovations on the part of teachers; a high level of commitment and motivation at work; access to quality basic training and continuing education; institutional support and guidance concerning the work to be performed; protection against social vulnerability and violence; valorization of teachers and students' proactivity; and in regard to the impact of the More Education Program, which significantly changed daily work practices, and the material and conceptual conditions of full-time schools in this city network. Key words: Full-Time Education; Educational Practice; More Education Program.178 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEscolas de tempo integral - Curitiba (PR)Prática de ensinoA educação em tempo integral de Curitiba - organização do trabalho pedagógico nas práticas educativas e a influência do programa mais educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ADRIANE DE FATIMA SERETNEI FARION.pdfapplication/pdf3213276https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47337/1/R%20-%20D%20-%20ADRIANE%20DE%20FATIMA%20SERETNEI%20FARION.pdf9bf205d8b23806f45a8fcc2ea167ff52MD51open access1884/473372022-08-23 15:15:06.157open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47337Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-23T18:15:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação em tempo integral de Curitiba - organização do trabalho pedagógico nas práticas educativas e a influência do programa mais educação
title A educação em tempo integral de Curitiba - organização do trabalho pedagógico nas práticas educativas e a influência do programa mais educação
spellingShingle A educação em tempo integral de Curitiba - organização do trabalho pedagógico nas práticas educativas e a influência do programa mais educação
Farion, Adriane de Fátima Seretnei
Educação
Escolas de tempo integral - Curitiba (PR)
Prática de ensino
title_short A educação em tempo integral de Curitiba - organização do trabalho pedagógico nas práticas educativas e a influência do programa mais educação
title_full A educação em tempo integral de Curitiba - organização do trabalho pedagógico nas práticas educativas e a influência do programa mais educação
title_fullStr A educação em tempo integral de Curitiba - organização do trabalho pedagógico nas práticas educativas e a influência do programa mais educação
title_full_unstemmed A educação em tempo integral de Curitiba - organização do trabalho pedagógico nas práticas educativas e a influência do programa mais educação
title_sort A educação em tempo integral de Curitiba - organização do trabalho pedagógico nas práticas educativas e a influência do programa mais educação
author Farion, Adriane de Fátima Seretnei
author_facet Farion, Adriane de Fátima Seretnei
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Farion, Adriane de Fátima Seretnei
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Branco, Veronica, 1947-
contributor_str_mv Branco, Veronica, 1947-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escolas de tempo integral - Curitiba (PR)
Prática de ensino
topic Educação
Escolas de tempo integral - Curitiba (PR)
Prática de ensino
description Orientadora: Profª. Drª. Verônica Branco
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-23T18:15:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-23T18:15:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/47337
url https://hdl.handle.net/1884/47337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 178 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47337/1/R%20-%20D%20-%20ADRIANE%20DE%20FATIMA%20SERETNEI%20FARION.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9bf205d8b23806f45a8fcc2ea167ff52
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898675393396736