Num mundo de selfies : a fotografia como recurso pedagógico para educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Diana Aparecida de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/40311
Resumo: Orientadora: Profª Drª Nuria Vilardell Camas
id UFPR_76af02972c62f434cfd56a87980d9c2b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/40311
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lima, Diana Aparecida deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCamas, Núria Pons Vilardell2015-12-04T14:24:25Z2015-12-04T14:24:25Z2015http://hdl.handle.net/1884/40311Orientadora: Profª Drª Nuria Vilardell CamasDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 07/07/2015Inclui referências : f. 108-114Resumo: A presente pesquisa traz a questão das possibilidades de uso da fotografia no ambiente escolar, no ensino básico, nível II. Para a realização deste estudo, optouse pela utilização da metodologia de abordagem qualitativa, que proporcionou um melhor entendimento do objeto de estudo e possibilitou o uso do método de coleta de dados da Observação Total e Participante (LUDKE; ANDRÉ, 2013). Foi elaborada uma sequência didática, partindo dos documentos oficiais que solicitavam a construção da identidade e autonomia da criança em idade pré-escolar. Aplicou-se com crianças de cinco anos de idade, de uma turma de nível II em uma instituição de educação infantil da rede municipal de ensino na cidade de Farol - Paraná, nas aulas de contação de história. A pesquisa teve como objetivo verificar por meio do processo de ensino e aprendizagem o uso da fotografia. Utilizou-se como base teórica para análise dos dados da sequência didática, Zabala (1998), que trabalha com a integração dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais para uma melhor participação da criança na construção de sua aprendizagem. Os dados obtidos por meio da análise das ações realizadas pelas crianças durante o desenvolvimento da pesquisa geraram resultados positivos em relação à inserção da fotografia no ambiente escolar. Com câmeras nas mãos e olhares atentos, as crianças tiraram selfies, fotos com seus colegas, com a professora, representaram por meio de suas fotografias a sua cultura, a sua forma de viver e se relacionar em sociedade, o que contribuiu para entender como as mesmas estão construindo suas identidades e como elas interagem frente ao uso de tecnologias na sala de aula. As crianças fotografaram com autonomia, foram participativas, criativas, aprenderam e interagiram com os colegas de sala, e estabeleceram uma relação de respeito e diálogo com a professora. Por meio da presente pesquisa desenvolvida, compreendeu-se que é possível inserir no cotidiano escolar o uso de diferentes tecnologias para que as crianças tenham a oportunidade de utilizar em benefício de suas aprendizagens as mais variadas tecnologias educacionais. Palavras-chave: Educação Infantil. Fotografia. Tecnologias Educacionais.Abstract: This research aims to study the photography uses in the school environment, basic education, level II. For this study, it was decided to use the qualitative approach methodology, which provided a better understanding of the subject matter, and allowed the use of Observation Total data collection method and Participant (LUDKE; ANDRÉ, 2013). A didactic sequence starting from the official documents requesting the construction of identity and autonomy of age preschool children has been prepared. Applied to children under five years of age, a level II class in a kindergarten institution of municipal school system in the Farol city - Paraná, in storyhistory lessons. The research aimed to verify through the teaching and learning the use of photography process. It was used as a theoretical basis for data analysis of the didactic sequence Zabala (1998), which works with the integration of conceptual, procedural and attitudinal content for better child participation in building their learning. The data obtained by the analysis of actions taken by the children during the development of the research generated positive results in relation to photography insertion in the school environment. With cameras in their hands and watchful eyes, the children took selfies, photos with your colleagues, with the teacher, represented through their photos to their culture, their way of living and relating in society, contributing to understand how they are building their identities, how they interact against the use of technology in the classroom. Children photographed with autonomy, were participatory, creative, learned and interacted with classmates, and established a relationship of respect and dialogue with the teacher. Through this research conducted, it was understood that you can enter in everyday school life using different technologies so that children have the opportunity to utilize the benefit of its the most varied educational technology learning Keywords: Basic Education. Photography. Educational Technologies.115 f. : ., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoNum mundo de selfies : a fotografia como recurso pedagógico para educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - D - DIANA APARECIDA DE LIMA.pdf.txtExtracted Texttext/plain205043https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40311/1/R%20-%20D%20-%20DIANA%20APARECIDA%20DE%20LIMA.pdf.txtf8e1e8d63e925d0526198e19b8f93a1dMD51open accessORIGINALR - D - DIANA APARECIDA DE LIMA.pdfapplication/pdf3667842https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40311/2/R%20-%20D%20-%20DIANA%20APARECIDA%20DE%20LIMA.pdf437f85212278df6bce8a11b86d4a1048MD52open accessTHUMBNAILR - D - DIANA APARECIDA DE LIMA.pdf.jpgR - D - DIANA APARECIDA DE LIMA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1159https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40311/3/R%20-%20D%20-%20DIANA%20APARECIDA%20DE%20LIMA.pdf.jpgd66b9b3fe5b45961ae70ec22316db705MD53open access1884/403112016-04-07 06:15:25.631open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/40311Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T09:15:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Num mundo de selfies : a fotografia como recurso pedagógico para educação infantil
title Num mundo de selfies : a fotografia como recurso pedagógico para educação infantil
spellingShingle Num mundo de selfies : a fotografia como recurso pedagógico para educação infantil
Lima, Diana Aparecida de
Educação
title_short Num mundo de selfies : a fotografia como recurso pedagógico para educação infantil
title_full Num mundo de selfies : a fotografia como recurso pedagógico para educação infantil
title_fullStr Num mundo de selfies : a fotografia como recurso pedagógico para educação infantil
title_full_unstemmed Num mundo de selfies : a fotografia como recurso pedagógico para educação infantil
title_sort Num mundo de selfies : a fotografia como recurso pedagógico para educação infantil
author Lima, Diana Aparecida de
author_facet Lima, Diana Aparecida de
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Diana Aparecida de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camas, Núria Pons Vilardell
contributor_str_mv Camas, Núria Pons Vilardell
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Orientadora: Profª Drª Nuria Vilardell Camas
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-04T14:24:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-04T14:24:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/40311
url http://hdl.handle.net/1884/40311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 115 f. : ., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40311/1/R%20-%20D%20-%20DIANA%20APARECIDA%20DE%20LIMA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40311/2/R%20-%20D%20-%20DIANA%20APARECIDA%20DE%20LIMA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/40311/3/R%20-%20D%20-%20DIANA%20APARECIDA%20DE%20LIMA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f8e1e8d63e925d0526198e19b8f93a1d
437f85212278df6bce8a11b86d4a1048
d66b9b3fe5b45961ae70ec22316db705
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860239897657344