As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/45035 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Drª. Odisséa Boaventura de Oliveira |
id |
UFPR_76c55c4665c790bcfedf4c90c94a10fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45035 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Cázon, Heron Omar ArrayaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-2022-08-18T17:26:28Z2022-08-18T17:26:28Z2016https://hdl.handle.net/1884/45035Orientadora: Profª. Drª. Odisséa Boaventura de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2016Inclui referências : f. 136-140Linha de pesquisa: Cultura, escola e ensinoResumo: Este trabalho aborda o conceito da Relação com o Saber na produção de documentários científicos por alunos do terceiro ano da disciplina de biologia do Ensino Médio, de um colégio público na cidade de Curitiba. Investiga-se a mobilização dos alunos nesta atividade: suas relações particulares com o saber, com a ciência, com o mundo, consigo mesmo e com os outros. Dentre os documentários produzidos, foi escolhido um para análise, intitulado "Anomalias cromossômicas: Um Olhar sobre a Síndrome de Down". Para tal análise, fez-se uma aproximação entre os referenciais teóricos da Análise de Discurso e da Relação com o Saber, criando-se a imagem de um cubo, uma matriz com os eixos x (interdiscurso), y (intradiscurso) e z (relação com o saber). Foi feito também a análise da técnica utilizada pelos alunos. Conhecer a história de vida dos estudantes e seus contextos sociais foi o que possibilitou correlacionar memória discursiva, relação com o saber e sentidos mobilizados na atividade de produção. A investigação como um todo se deu por meio do acompanhamento de grupos de estudantes desde a introdução teórica sobre o documentário, passando pela escolha do tema, pesquisa, construção do roteiro, entrevista com pesquisadores da área científica, até a finalização do audiovisual. Foi observado na análise, a mobilização, ou seja, o aluno atribuiu sentido ao trabalho, sentiu prazer em aprender, se sentiu fazendo parte do trabalho, foi afetado pela língua, usou da criatividade e da imaginação para compor o documentário. Palavras-chave: Discurso. Autoria. Relação com o Saber. Ensino. Aprendizagem.Abstract: This study discusses the concept of Relationship to Knowledge in the production of scientific documentaries, whose authors are students of the third year of high school in biology discipline of a public school in Curitiba. It is investigated the mobilization of students in this activity: their special relationship to knowledge, to science, to the world, to themselves and to others. Among the documentaries produced one of them was chosen for analysis, entitled "Chromosomal abnormalities: a look at the Down Syndrome". For this analysis, it was made an approximation between the theoretical references of Discourse Analysis and Relationship to Knowledge, creating the image of a cube, a matrix with the axes x (interdiscourse), y (intradiscourse) and z (relationship to knowledge). It was also made an analysis of the technique used by the students. Knowing the history of student's lives and their social contexts made it possible to correlate their discursive memory, their relationship to knowledge and the mobilized senses in the activity of production. The investigation as a whole was through the monitoring of the group of students from the theoretical introduction to documentary, through the choice of theme, research, script construction, interview with researchers from the scientific area until the completion of the audiovisual. It was observed in the analysis, mobilization, which means that students gave meaning to the activity, felt pleasure in learning, felt part of the work, was affected by language, used creativity and imagination to compose the scientific documentary. Keywords: Discourse. Authorship. Relationship to knowledge. Teaching. Learning.156 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoDocumentarioBiologia - Estudo e ensino (Ensino médio)As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - HERON OMAR ARRAYA CAZON.pdfapplication/pdf2394381https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45035/1/R%20-%20D%20-%20HERON%20OMAR%20ARRAYA%20CAZON.pdfd184eb8b6f200ca095e9b6a237151c41MD51open accessTEXTR - D - HERON OMAR ARRAYA CAZON.pdf.txtExtracted Texttext/plain314996https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45035/2/R%20-%20D%20-%20HERON%20OMAR%20ARRAYA%20CAZON.pdf.txte34dc86770fbb4b163be8f725d1328dbMD52open accessTHUMBNAILR - D - HERON OMAR ARRAYA CAZON.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45035/3/R%20-%20D%20-%20HERON%20OMAR%20ARRAYA%20CAZON.pdf.jpg733219032c8eb0ab618a4ac6f01da1f5MD53open access1884/450352022-08-18 14:26:29.006open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45035Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-18T17:26:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologia |
title |
As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologia |
spellingShingle |
As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologia Cázon, Heron Omar Arraya Educação Documentario Biologia - Estudo e ensino (Ensino médio) |
title_short |
As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologia |
title_full |
As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologia |
title_fullStr |
As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologia |
title_full_unstemmed |
As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologia |
title_sort |
As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologia |
author |
Cázon, Heron Omar Arraya |
author_facet |
Cázon, Heron Omar Arraya |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cázon, Heron Omar Arraya |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963- |
contributor_str_mv |
Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Documentario Biologia - Estudo e ensino (Ensino médio) |
topic |
Educação Documentario Biologia - Estudo e ensino (Ensino médio) |
description |
Orientadora: Profª. Drª. Odisséa Boaventura de Oliveira |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-18T17:26:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-18T17:26:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/45035 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/45035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
156 f. : il., algumas color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45035/1/R%20-%20D%20-%20HERON%20OMAR%20ARRAYA%20CAZON.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45035/2/R%20-%20D%20-%20HERON%20OMAR%20ARRAYA%20CAZON.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45035/3/R%20-%20D%20-%20HERON%20OMAR%20ARRAYA%20CAZON.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d184eb8b6f200ca095e9b6a237151c41 e34dc86770fbb4b163be8f725d1328db 733219032c8eb0ab618a4ac6f01da1f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898845002661888 |