As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cázon, Heron Omar Arraya
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/45035
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Odisséa Boaventura de Oliveira
id UFPR_76c55c4665c790bcfedf4c90c94a10fa
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45035
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cázon, Heron Omar ArrayaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-2022-08-18T17:26:28Z2022-08-18T17:26:28Z2016https://hdl.handle.net/1884/45035Orientadora: Profª. Drª. Odisséa Boaventura de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2016Inclui referências : f. 136-140Linha de pesquisa: Cultura, escola e ensinoResumo: Este trabalho aborda o conceito da Relação com o Saber na produção de documentários científicos por alunos do terceiro ano da disciplina de biologia do Ensino Médio, de um colégio público na cidade de Curitiba. Investiga-se a mobilização dos alunos nesta atividade: suas relações particulares com o saber, com a ciência, com o mundo, consigo mesmo e com os outros. Dentre os documentários produzidos, foi escolhido um para análise, intitulado "Anomalias cromossômicas: Um Olhar sobre a Síndrome de Down". Para tal análise, fez-se uma aproximação entre os referenciais teóricos da Análise de Discurso e da Relação com o Saber, criando-se a imagem de um cubo, uma matriz com os eixos x (interdiscurso), y (intradiscurso) e z (relação com o saber). Foi feito também a análise da técnica utilizada pelos alunos. Conhecer a história de vida dos estudantes e seus contextos sociais foi o que possibilitou correlacionar memória discursiva, relação com o saber e sentidos mobilizados na atividade de produção. A investigação como um todo se deu por meio do acompanhamento de grupos de estudantes desde a introdução teórica sobre o documentário, passando pela escolha do tema, pesquisa, construção do roteiro, entrevista com pesquisadores da área científica, até a finalização do audiovisual. Foi observado na análise, a mobilização, ou seja, o aluno atribuiu sentido ao trabalho, sentiu prazer em aprender, se sentiu fazendo parte do trabalho, foi afetado pela língua, usou da criatividade e da imaginação para compor o documentário. Palavras-chave: Discurso. Autoria. Relação com o Saber. Ensino. Aprendizagem.Abstract: This study discusses the concept of Relationship to Knowledge in the production of scientific documentaries, whose authors are students of the third year of high school in biology discipline of a public school in Curitiba. It is investigated the mobilization of students in this activity: their special relationship to knowledge, to science, to the world, to themselves and to others. Among the documentaries produced one of them was chosen for analysis, entitled "Chromosomal abnormalities: a look at the Down Syndrome". For this analysis, it was made an approximation between the theoretical references of Discourse Analysis and Relationship to Knowledge, creating the image of a cube, a matrix with the axes x (interdiscourse), y (intradiscourse) and z (relationship to knowledge). It was also made an analysis of the technique used by the students. Knowing the history of student's lives and their social contexts made it possible to correlate their discursive memory, their relationship to knowledge and the mobilized senses in the activity of production. The investigation as a whole was through the monitoring of the group of students from the theoretical introduction to documentary, through the choice of theme, research, script construction, interview with researchers from the scientific area until the completion of the audiovisual. It was observed in the analysis, mobilization, which means that students gave meaning to the activity, felt pleasure in learning, felt part of the work, was affected by language, used creativity and imagination to compose the scientific documentary. Keywords: Discourse. Authorship. Relationship to knowledge. Teaching. Learning.156 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoDocumentarioBiologia - Estudo e ensino (Ensino médio)As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - HERON OMAR ARRAYA CAZON.pdfapplication/pdf2394381https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45035/1/R%20-%20D%20-%20HERON%20OMAR%20ARRAYA%20CAZON.pdfd184eb8b6f200ca095e9b6a237151c41MD51open accessTEXTR - D - HERON OMAR ARRAYA CAZON.pdf.txtExtracted Texttext/plain314996https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45035/2/R%20-%20D%20-%20HERON%20OMAR%20ARRAYA%20CAZON.pdf.txte34dc86770fbb4b163be8f725d1328dbMD52open accessTHUMBNAILR - D - HERON OMAR ARRAYA CAZON.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1204https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45035/3/R%20-%20D%20-%20HERON%20OMAR%20ARRAYA%20CAZON.pdf.jpg733219032c8eb0ab618a4ac6f01da1f5MD53open access1884/450352022-08-18 14:26:29.006open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45035Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-18T17:26:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologia
title As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologia
spellingShingle As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologia
Cázon, Heron Omar Arraya
Educação
Documentario
Biologia - Estudo e ensino (Ensino médio)
title_short As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologia
title_full As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologia
title_fullStr As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologia
title_full_unstemmed As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologia
title_sort As relações dos alunos com o saber na atividade de produção de documentário científico no ensino de biologia
author Cázon, Heron Omar Arraya
author_facet Cázon, Heron Omar Arraya
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Cázon, Heron Omar Arraya
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-
contributor_str_mv Oliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Documentario
Biologia - Estudo e ensino (Ensino médio)
topic Educação
Documentario
Biologia - Estudo e ensino (Ensino médio)
description Orientadora: Profª. Drª. Odisséa Boaventura de Oliveira
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-18T17:26:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-18T17:26:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/45035
url https://hdl.handle.net/1884/45035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 156 f. : il., algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45035/1/R%20-%20D%20-%20HERON%20OMAR%20ARRAYA%20CAZON.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45035/2/R%20-%20D%20-%20HERON%20OMAR%20ARRAYA%20CAZON.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45035/3/R%20-%20D%20-%20HERON%20OMAR%20ARRAYA%20CAZON.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d184eb8b6f200ca095e9b6a237151c41
e34dc86770fbb4b163be8f725d1328db
733219032c8eb0ab618a4ac6f01da1f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898845002661888