O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3493 |
Resumo: | A partir de atividades realizadas utilizando documentários com licenciandos de uma disciplina intitulada Práticas do Ensino de Física, verificamos o potencial destes recursos para o desenvolvimento de práticas em disciplinas científicas do ensino médio. Ao mesmo tempo, verificamos que pesquisas na área de ensino de ciências identificaram que o uso destes recursos em sala de aula, por parte de professores da educação básica, se dá, em grande parte, para motivar, ilustrar e reforçar conteúdos científicos. Neste trabalho, sugerimos outras formas de utilizarmos documentários de divulgação cientifica em sala de aula, tendo como apoio teórico os modelos do déficit, contextual e de participação pública de divulgação da ciência. Selecionamos cinco documentários produzidos pela BBC, PBS e History Chanel e sugerimos atividades e questões endereçadas às disciplinas científicas do ensino médio. Entre elas, destacamos o potencial destes recursos para a discussão de questões envolvendo a natureza da ciência e debates sociocientíficos. Além disso, discutimos a relevância de se trabalhar as representações de ciência contida em recursos audiovisuais, principalmente, numa sociedade como a nossa, onde a principal fonte de informação sobre ciência, ao longo da vida destes jovens, será as diversas manifestações da mídia. |
id |
METO-3_6f49592c0f06564d787e8df53368be1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3493 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino.Ensino de CiênciasDocumentários; Divulgação da Ciência; Educação em Ciências; Ensino Médio.A partir de atividades realizadas utilizando documentários com licenciandos de uma disciplina intitulada Práticas do Ensino de Física, verificamos o potencial destes recursos para o desenvolvimento de práticas em disciplinas científicas do ensino médio. Ao mesmo tempo, verificamos que pesquisas na área de ensino de ciências identificaram que o uso destes recursos em sala de aula, por parte de professores da educação básica, se dá, em grande parte, para motivar, ilustrar e reforçar conteúdos científicos. Neste trabalho, sugerimos outras formas de utilizarmos documentários de divulgação cientifica em sala de aula, tendo como apoio teórico os modelos do déficit, contextual e de participação pública de divulgação da ciência. Selecionamos cinco documentários produzidos pela BBC, PBS e History Chanel e sugerimos atividades e questões endereçadas às disciplinas científicas do ensino médio. Entre elas, destacamos o potencial destes recursos para a discussão de questões envolvendo a natureza da ciência e debates sociocientíficos. Além disso, discutimos a relevância de se trabalhar as representações de ciência contida em recursos audiovisuais, principalmente, numa sociedade como a nossa, onde a principal fonte de informação sobre ciência, ao longo da vida destes jovens, será as diversas manifestações da mídia.Universidade Metodista de PiracicabaPereira, Aldo Aoyagui GomesDomingues, Silmara Rodriguesde Carvalho, Aline Rodrigues2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/349310.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p241-267Comunicações; v. 26, n. 1 (2019); 241-2672238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3493/2300BrasilSéculo XXIDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-25T13:29:45Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3493Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-04-25T13:29:45Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino. |
title |
O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino. |
spellingShingle |
O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino. Pereira, Aldo Aoyagui Gomes Ensino de Ciências Documentários; Divulgação da Ciência; Educação em Ciências; Ensino Médio. |
title_short |
O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino. |
title_full |
O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino. |
title_fullStr |
O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino. |
title_full_unstemmed |
O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino. |
title_sort |
O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino. |
author |
Pereira, Aldo Aoyagui Gomes |
author_facet |
Pereira, Aldo Aoyagui Gomes Domingues, Silmara Rodrigues de Carvalho, Aline Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Domingues, Silmara Rodrigues de Carvalho, Aline Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Aldo Aoyagui Gomes Domingues, Silmara Rodrigues de Carvalho, Aline Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Documentários; Divulgação da Ciência; Educação em Ciências; Ensino Médio. |
topic |
Ensino de Ciências Documentários; Divulgação da Ciência; Educação em Ciências; Ensino Médio. |
description |
A partir de atividades realizadas utilizando documentários com licenciandos de uma disciplina intitulada Práticas do Ensino de Física, verificamos o potencial destes recursos para o desenvolvimento de práticas em disciplinas científicas do ensino médio. Ao mesmo tempo, verificamos que pesquisas na área de ensino de ciências identificaram que o uso destes recursos em sala de aula, por parte de professores da educação básica, se dá, em grande parte, para motivar, ilustrar e reforçar conteúdos científicos. Neste trabalho, sugerimos outras formas de utilizarmos documentários de divulgação cientifica em sala de aula, tendo como apoio teórico os modelos do déficit, contextual e de participação pública de divulgação da ciência. Selecionamos cinco documentários produzidos pela BBC, PBS e History Chanel e sugerimos atividades e questões endereçadas às disciplinas científicas do ensino médio. Entre elas, destacamos o potencial destes recursos para a discussão de questões envolvendo a natureza da ciência e debates sociocientíficos. Além disso, discutimos a relevância de se trabalhar as representações de ciência contida em recursos audiovisuais, principalmente, numa sociedade como a nossa, onde a principal fonte de informação sobre ciência, ao longo da vida destes jovens, será as diversas manifestações da mídia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3493 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p241-267 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3493 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p241-267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3493/2300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Século XXI |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 26, n. 1 (2019); 241-267 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021587230720 |