O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Aldo Aoyagui Gomes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Domingues, Silmara Rodrigues, de Carvalho, Aline Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3493
Resumo: A partir de atividades realizadas utilizando documentários com licenciandos de uma disciplina intitulada Práticas do Ensino de Física, verificamos o potencial destes recursos para o desenvolvimento de práticas em disciplinas científicas do ensino médio. Ao mesmo tempo, verificamos que pesquisas na área de ensino de ciências identificaram que o uso destes recursos em sala de aula, por parte de professores da educação básica, se dá, em grande parte, para motivar, ilustrar e reforçar conteúdos científicos. Neste trabalho, sugerimos outras formas de utilizarmos documentários de divulgação cientifica em sala de aula, tendo como apoio teórico os modelos do déficit, contextual e de participação pública de divulgação da ciência. Selecionamos cinco documentários produzidos pela BBC, PBS e History Chanel e sugerimos atividades e questões endereçadas às disciplinas científicas do ensino médio. Entre elas, destacamos o potencial destes recursos para a discussão de questões envolvendo a natureza da ciência e debates sociocientíficos. Além disso, discutimos a relevância de se trabalhar as representações de ciência contida em recursos audiovisuais, principalmente, numa sociedade como a nossa, onde a principal fonte de informação sobre ciência, ao longo da vida destes jovens, será as diversas manifestações da mídia.
id METO-3_6f49592c0f06564d787e8df53368be1f
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3493
network_acronym_str METO-3
network_name_str Comunicações
repository_id_str
spelling O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino.Ensino de CiênciasDocumentários; Divulgação da Ciência; Educação em Ciências; Ensino Médio.A partir de atividades realizadas utilizando documentários com licenciandos de uma disciplina intitulada Práticas do Ensino de Física, verificamos o potencial destes recursos para o desenvolvimento de práticas em disciplinas científicas do ensino médio. Ao mesmo tempo, verificamos que pesquisas na área de ensino de ciências identificaram que o uso destes recursos em sala de aula, por parte de professores da educação básica, se dá, em grande parte, para motivar, ilustrar e reforçar conteúdos científicos. Neste trabalho, sugerimos outras formas de utilizarmos documentários de divulgação cientifica em sala de aula, tendo como apoio teórico os modelos do déficit, contextual e de participação pública de divulgação da ciência. Selecionamos cinco documentários produzidos pela BBC, PBS e History Chanel e sugerimos atividades e questões endereçadas às disciplinas científicas do ensino médio. Entre elas, destacamos o potencial destes recursos para a discussão de questões envolvendo a natureza da ciência e debates sociocientíficos. Além disso, discutimos a relevância de se trabalhar as representações de ciência contida em recursos audiovisuais, principalmente, numa sociedade como a nossa, onde a principal fonte de informação sobre ciência, ao longo da vida destes jovens, será as diversas manifestações da mídia.Universidade Metodista de PiracicabaPereira, Aldo Aoyagui GomesDomingues, Silmara Rodriguesde Carvalho, Aline Rodrigues2019-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/349310.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p241-267Comunicações; v. 26, n. 1 (2019); 241-2672238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3493/2300BrasilSéculo XXIDireitos autorais 2019 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-25T13:29:45Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3493Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2019-04-25T13:29:45Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino.
title O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino.
spellingShingle O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino.
Pereira, Aldo Aoyagui Gomes
Ensino de Ciências
Documentários; Divulgação da Ciência; Educação em Ciências; Ensino Médio.
title_short O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino.
title_full O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino.
title_fullStr O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino.
title_full_unstemmed O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino.
title_sort O documentário de divulgação científica: tipos e potencialidades de uso no ensino.
author Pereira, Aldo Aoyagui Gomes
author_facet Pereira, Aldo Aoyagui Gomes
Domingues, Silmara Rodrigues
de Carvalho, Aline Rodrigues
author_role author
author2 Domingues, Silmara Rodrigues
de Carvalho, Aline Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Aldo Aoyagui Gomes
Domingues, Silmara Rodrigues
de Carvalho, Aline Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Documentários; Divulgação da Ciência; Educação em Ciências; Ensino Médio.
topic Ensino de Ciências
Documentários; Divulgação da Ciência; Educação em Ciências; Ensino Médio.
description A partir de atividades realizadas utilizando documentários com licenciandos de uma disciplina intitulada Práticas do Ensino de Física, verificamos o potencial destes recursos para o desenvolvimento de práticas em disciplinas científicas do ensino médio. Ao mesmo tempo, verificamos que pesquisas na área de ensino de ciências identificaram que o uso destes recursos em sala de aula, por parte de professores da educação básica, se dá, em grande parte, para motivar, ilustrar e reforçar conteúdos científicos. Neste trabalho, sugerimos outras formas de utilizarmos documentários de divulgação cientifica em sala de aula, tendo como apoio teórico os modelos do déficit, contextual e de participação pública de divulgação da ciência. Selecionamos cinco documentários produzidos pela BBC, PBS e History Chanel e sugerimos atividades e questões endereçadas às disciplinas científicas do ensino médio. Entre elas, destacamos o potencial destes recursos para a discussão de questões envolvendo a natureza da ciência e debates sociocientíficos. Além disso, discutimos a relevância de se trabalhar as representações de ciência contida em recursos audiovisuais, principalmente, numa sociedade como a nossa, onde a principal fonte de informação sobre ciência, ao longo da vida destes jovens, será as diversas manifestações da mídia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3493
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p241-267
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3493
identifier_str_mv 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n1p241-267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/3493/2300
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Comunicações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Século XXI

dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Comunicações; v. 26, n. 1 (2019); 241-267
2238-121X
0104-8481
reponame:Comunicações
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Comunicações
collection Comunicações
repository.name.fl_str_mv Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br
_version_ 1754576021587230720