Gênero instrucional: criação de uma sequência didática bilíngue para aprendizes surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inácio, Simone Aparecido, 1976-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58952
Resumo: Orientadora: Kelly Priscilla Lóddo Cezar
id UFPR_77d79dc6350da3f3f1c4cd1cc91fcce7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58952
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Inácio, Simone Aparecido, 1976-Cezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras2019-02-18T13:50:01Z2019-02-18T13:50:01Z2018https://hdl.handle.net/1884/58952Orientadora: Kelly Priscilla Lóddo CezarMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras LibrasResumo: O bilinguismo para surdos é preconizado nos documentos oficiais como sendo a língua brasileira de sinais (Libras) a primeira língua e a escrita da língua portuguesa como segunda língua. O presente trabalho teve por objetivo apresentar uma sequência didática bilíngue (SDB) utilizando o gênero instrucional. A motivação foi o jogo de regras Passeio pela nova ortografia (CEZAR, ROMUALDO e CALSA, 2012) e os resultados positivos de sua aplicação com aprendizes surdos de Portugal (língua gestual portuguesa – LGP) e do Brasil (língua brasileira de sinais - Libras) que tem língua de sinais diferentes, porém compartilham o mesmo sistema de escrita – ortografia (CEZAR, 2014). Para a criação da SDB abordamos os gêneros textuais e a base de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), bem como a expansão dessa proposta na perspectiva bilíngue para surdos (CEZAR, 2018). Os resultados teóricos revelaram que o manual do jogo foi a principal dificuldade dos aprendizes surdos. A partir disso, criamos a SDB, ficando organizada da seguinte forma: 1) quebra da barreira linguística, a) levantamento dos principais conceitos, b) levantamento de sinais da área, c) criação provisória de sinalário, 2) Sinalização – tradução intermodal do gênero instrucional, 3) Apresentação do tema "escrita da língua portuguesa como segunda língua", 4) Nível 1, 5) Nível intermediário, 6) Nível 2, 7) Por Cor e 8) Produção Final. Concluirmos que a produção de materiais para aprendizes surdos deve priorizar o bilinguismo e a SDB lúdica criada pode se transformar em um material disponível contribuindo para o processo de formação de professores.35 f.application/pdf application/daisyDisponível em formato digitalLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - BrasilSurdos - Meios de comunicaçãoLinguagem e línguas - VariaçãoSurdos - Educaçao bilíngueGênero instrucional: criação de uma sequência didática bilíngue para aprendizes surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSIMONE APARECIDA INACIO TCC 2018 Profa Kelly.pdfapplication/pdf1048232https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58952/1/SIMONE%20APARECIDA%20INACIO%20TCC%202018%20Profa%20Kelly.pdfa694466d1c83067427a2f0dc57506466MD51open accessResumo Sinalizado em Libras.mp4video/mp449110036https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58952/2/Resumo%20Sinalizado%20em%20Libras.mp4d44d104657ea104ef768745f6e4cff24MD52open accessSinalario do Jogo de Regras - letras libras- Profa Kelly- academica Simone.mp4video/mp450307837https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58952/3/Sinalario%20do%20Jogo%20de%20Regras%20-%20letras%20libras-%20Profa%20Kelly-%20academica%20Simone.mp489304cbbb5d01e20da3ab84969ac7723MD53open accessManual do Jogo de regras em libras-Passeio Pela Nova ortografia- Aluna Simone e profa Kelly.mp4video/mp4104852663https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58952/4/Manual%20do%20Jogo%20de%20regras%20em%20libras-Passeio%20Pela%20Nova%20ortografia-%20Aluna%20Simone%20e%20profa%20Kelly.mp4618d24ebd7e235965554f175b185a253MD54open access1884/589522019-02-18 10:50:01.89open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58952Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-02-18T13:50:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gênero instrucional: criação de uma sequência didática bilíngue para aprendizes surdos
title Gênero instrucional: criação de uma sequência didática bilíngue para aprendizes surdos
spellingShingle Gênero instrucional: criação de uma sequência didática bilíngue para aprendizes surdos
Inácio, Simone Aparecido, 1976-
LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)
Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil
Surdos - Meios de comunicação
Linguagem e línguas - Variação
Surdos - Educaçao bilíngue
title_short Gênero instrucional: criação de uma sequência didática bilíngue para aprendizes surdos
title_full Gênero instrucional: criação de uma sequência didática bilíngue para aprendizes surdos
title_fullStr Gênero instrucional: criação de uma sequência didática bilíngue para aprendizes surdos
title_full_unstemmed Gênero instrucional: criação de uma sequência didática bilíngue para aprendizes surdos
title_sort Gênero instrucional: criação de uma sequência didática bilíngue para aprendizes surdos
author Inácio, Simone Aparecido, 1976-
author_facet Inácio, Simone Aparecido, 1976-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras
dc.contributor.author.fl_str_mv Inácio, Simone Aparecido, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)
Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil
Surdos - Meios de comunicação
Linguagem e línguas - Variação
Surdos - Educaçao bilíngue
topic LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)
Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil
Surdos - Meios de comunicação
Linguagem e línguas - Variação
Surdos - Educaçao bilíngue
description Orientadora: Kelly Priscilla Lóddo Cezar
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-18T13:50:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-18T13:50:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58952
url https://hdl.handle.net/1884/58952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 35 f.
application/pdf application/daisy
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58952/1/SIMONE%20APARECIDA%20INACIO%20TCC%202018%20Profa%20Kelly.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58952/2/Resumo%20Sinalizado%20em%20Libras.mp4
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58952/3/Sinalario%20do%20Jogo%20de%20Regras%20-%20letras%20libras-%20Profa%20Kelly-%20academica%20Simone.mp4
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58952/4/Manual%20do%20Jogo%20de%20regras%20em%20libras-Passeio%20Pela%20Nova%20ortografia-%20Aluna%20Simone%20e%20profa%20Kelly.mp4
bitstream.checksum.fl_str_mv a694466d1c83067427a2f0dc57506466
d44d104657ea104ef768745f6e4cff24
89304cbbb5d01e20da3ab84969ac7723
618d24ebd7e235965554f175b185a253
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860830049861632