Letramento e alfabetização na escola para surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/59006 |
Resumo: | Orientadora: Sueli de Fátima Fernades |
id |
UFPR_dfa13b5fb2dc8627f239388404451f99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59006 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Kolisnek, Fabielly, 1990-Fernandes, Sueli de FátimaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras2019-02-18T13:54:50Z2019-02-18T13:54:50Z2018https://hdl.handle.net/1884/59006Orientadora: Sueli de Fátima FernadesMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras LibrasResumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática das práticas de alfabetização e letramento para surdos. Nosso objetivo foi investigar como os processos de leitura e escritas são desenvolvidas na escola para surdos. A pesquisa utilizada é de abordagem qualitativa e utiliza a revisão de literatura e o levantamento de dados no campo de pesquisa. A revisão de literatura envolve a contribuição de autores que debatem o tema de Alfabetização e Letramento (SOARES, 1999, 2000, 2009) e letramento para surdos (FERNANDES, 2003, 2006, 2007, 2008). O levantamento de dados no campo foi realizado por meio da observação em duas escolas para surdos localizadas nos municípios de Curitiba e São José dos Pinhais, com proposta de educação bilíngue: Língua brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa. Foram observados quatro aspectos: a) caracterização da escola e Projeto Político-Pedagógico (PPP);b) a metodologia de ensino de leitura e escrita da professora regente; c)práticas de alfabetização/letramento desenvolvidas em sala de aula e d) caracterização da turma: os alunos surdos. As turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, eram compostas de alunos surdos com idade entre 9 a 15 anos e as professoras regentes eram surdas bilíngues. Os resultados indicam um avanço em relação às práticas de educação bilíngue nas escolas, há presença de professores surdos como modelo das crianças surdas, ensinando Libras e outras disciplinas, a Libras é amplamente usada na comunidade escolar e nas práticas de comunicação e ensino em sala de aula, fazendo da escola um ambiente bilíngue. Em relação ao nosso problema de pesquisa, observamos que o ensino de português como segunda língua, na modalidade escrita, ainda enfrenta muitos desafios, já que as metodologias de ensino não estão adequadas às práticas de letramento, com acesso aos textos como ponto de partida para o trabalho e à abordagem de gêneros textuais diversificados. Percebemos que a maioria das práticas enfatizam a alfabetização baseada nas relações letra/som e os alunos têm um domínio muito precário da leitura e escrita.application/pdf application/daisyDisponível em formato digitalLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - BrasilSurdos - Meios de comunicaçãoLinguagem e línguas - VariaçãoLetramentoSurdos - Educaçao bilíngueLetramento e alfabetização na escola para surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFabielly Kolisnek - resumo para deposito legal_13-02-2019.pdfapplication/pdf61357https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59006/1/Fabielly%20Kolisnek%20-%20resumo%20para%20deposito%20legal_13-02-2019.pdf9dac691120af531d942085f163bde1daMD51open accessFABIELLY_KOLISNEK_TCC1.mp4video/mp4963504365https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59006/2/FABIELLY_KOLISNEK_TCC1.mp403f5c7ec65595d9828ceae36ea6648ccMD52open access1884/590062019-02-18 10:54:50.454open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59006Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-02-18T13:54:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Letramento e alfabetização na escola para surdos |
title |
Letramento e alfabetização na escola para surdos |
spellingShingle |
Letramento e alfabetização na escola para surdos Kolisnek, Fabielly, 1990- LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil Surdos - Meios de comunicação Linguagem e línguas - Variação Letramento Surdos - Educaçao bilíngue |
title_short |
Letramento e alfabetização na escola para surdos |
title_full |
Letramento e alfabetização na escola para surdos |
title_fullStr |
Letramento e alfabetização na escola para surdos |
title_full_unstemmed |
Letramento e alfabetização na escola para surdos |
title_sort |
Letramento e alfabetização na escola para surdos |
author |
Kolisnek, Fabielly, 1990- |
author_facet |
Kolisnek, Fabielly, 1990- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Fernandes, Sueli de Fátima Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kolisnek, Fabielly, 1990- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil Surdos - Meios de comunicação Linguagem e línguas - Variação Letramento Surdos - Educaçao bilíngue |
topic |
LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil Surdos - Meios de comunicação Linguagem e línguas - Variação Letramento Surdos - Educaçao bilíngue |
description |
Orientadora: Sueli de Fátima Fernades |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-18T13:54:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-02-18T13:54:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/59006 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/59006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/daisy |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59006/1/Fabielly%20Kolisnek%20-%20resumo%20para%20deposito%20legal_13-02-2019.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59006/2/FABIELLY_KOLISNEK_TCC1.mp4 |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9dac691120af531d942085f163bde1da 03f5c7ec65595d9828ceae36ea6648cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898890784538624 |