Letramento e alfabetização na escola para surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kolisnek, Fabielly, 1990-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/59006
Resumo: Orientadora: Sueli de Fátima Fernades
id UFPR_dfa13b5fb2dc8627f239388404451f99
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59006
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Kolisnek, Fabielly, 1990-Fernandes, Sueli de FátimaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras2019-02-18T13:54:50Z2019-02-18T13:54:50Z2018https://hdl.handle.net/1884/59006Orientadora: Sueli de Fátima FernadesMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras LibrasResumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática das práticas de alfabetização e letramento para surdos. Nosso objetivo foi investigar como os processos de leitura e escritas são desenvolvidas na escola para surdos. A pesquisa utilizada é de abordagem qualitativa e utiliza a revisão de literatura e o levantamento de dados no campo de pesquisa. A revisão de literatura envolve a contribuição de autores que debatem o tema de Alfabetização e Letramento (SOARES, 1999, 2000, 2009) e letramento para surdos (FERNANDES, 2003, 2006, 2007, 2008). O levantamento de dados no campo foi realizado por meio da observação em duas escolas para surdos localizadas nos municípios de Curitiba e São José dos Pinhais, com proposta de educação bilíngue: Língua brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa. Foram observados quatro aspectos: a) caracterização da escola e Projeto Político-Pedagógico (PPP);b) a metodologia de ensino de leitura e escrita da professora regente; c)práticas de alfabetização/letramento desenvolvidas em sala de aula e d) caracterização da turma: os alunos surdos. As turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, eram compostas de alunos surdos com idade entre 9 a 15 anos e as professoras regentes eram surdas bilíngues. Os resultados indicam um avanço em relação às práticas de educação bilíngue nas escolas, há presença de professores surdos como modelo das crianças surdas, ensinando Libras e outras disciplinas, a Libras é amplamente usada na comunidade escolar e nas práticas de comunicação e ensino em sala de aula, fazendo da escola um ambiente bilíngue. Em relação ao nosso problema de pesquisa, observamos que o ensino de português como segunda língua, na modalidade escrita, ainda enfrenta muitos desafios, já que as metodologias de ensino não estão adequadas às práticas de letramento, com acesso aos textos como ponto de partida para o trabalho e à abordagem de gêneros textuais diversificados. Percebemos que a maioria das práticas enfatizam a alfabetização baseada nas relações letra/som e os alunos têm um domínio muito precário da leitura e escrita.application/pdf application/daisyDisponível em formato digitalLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - BrasilSurdos - Meios de comunicaçãoLinguagem e línguas - VariaçãoLetramentoSurdos - Educaçao bilíngueLetramento e alfabetização na escola para surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFabielly Kolisnek - resumo para deposito legal_13-02-2019.pdfapplication/pdf61357https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59006/1/Fabielly%20Kolisnek%20-%20resumo%20para%20deposito%20legal_13-02-2019.pdf9dac691120af531d942085f163bde1daMD51open accessFABIELLY_KOLISNEK_TCC1.mp4video/mp4963504365https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59006/2/FABIELLY_KOLISNEK_TCC1.mp403f5c7ec65595d9828ceae36ea6648ccMD52open access1884/590062019-02-18 10:54:50.454open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59006Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-02-18T13:54:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramento e alfabetização na escola para surdos
title Letramento e alfabetização na escola para surdos
spellingShingle Letramento e alfabetização na escola para surdos
Kolisnek, Fabielly, 1990-
LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)
Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil
Surdos - Meios de comunicação
Linguagem e línguas - Variação
Letramento
Surdos - Educaçao bilíngue
title_short Letramento e alfabetização na escola para surdos
title_full Letramento e alfabetização na escola para surdos
title_fullStr Letramento e alfabetização na escola para surdos
title_full_unstemmed Letramento e alfabetização na escola para surdos
title_sort Letramento e alfabetização na escola para surdos
author Kolisnek, Fabielly, 1990-
author_facet Kolisnek, Fabielly, 1990-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Fernandes, Sueli de Fátima
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras
dc.contributor.author.fl_str_mv Kolisnek, Fabielly, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)
Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil
Surdos - Meios de comunicação
Linguagem e línguas - Variação
Letramento
Surdos - Educaçao bilíngue
topic LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)
Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil
Surdos - Meios de comunicação
Linguagem e línguas - Variação
Letramento
Surdos - Educaçao bilíngue
description Orientadora: Sueli de Fátima Fernades
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-18T13:54:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-18T13:54:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/59006
url https://hdl.handle.net/1884/59006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/daisy
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59006/1/Fabielly%20Kolisnek%20-%20resumo%20para%20deposito%20legal_13-02-2019.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59006/2/FABIELLY_KOLISNEK_TCC1.mp4
bitstream.checksum.fl_str_mv 9dac691120af531d942085f163bde1da
03f5c7ec65595d9828ceae36ea6648cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860853044084736